» Uma dupla inédita nas competições da Race Ready para a jornada de Portimão
» O Autódromo Internacional do Algarve recebe as derradeiras jornadas do Iberian Supercars e do Supercars Jarama RACE, assim como a penúltima jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade e Francisco Mora vai ter um novo colega de equipa
» Gonçalo Fernandes será o segundo piloto no Porsche 718 Cayman GT4 RS CS assistido pela Veloso Motorsport
Francisco Mora irá ter um novo colega de equipa para a jornada de Portimão, que marca o fim do Iberian Supercars e do Supercars Jarama RACE. A lesão de Miguel Lobo, que fraturou a tíbia num infeliz incidente em Valência, acabou por deitar por terra as aspirações da dupla que estava focada na conquista de títulos. Ainda a recuperar da lesão, Miguel Lobo irá ser substituído pelo jovem Gonçalo Fernandes.
Fernandes iniciou a sua carreira nos ralis, com bons resultados, mas fez a muito desejada mudança para a velocidade já em 2023, estrando-se na Porsche Sprint Challenge Ibérica. Em 2024, apostou na competição com chancela da Porsche a tempo inteiro, onde tem dado nas vistas. Ao seu lado neste percurso na velocidade tem tido Francisco Mora, que assumiu o papel de driver coach de Gonçalo Fernandes. Agora, é tempo de juntar o aprendiz e o mestre no mesmo carro.
Fernandes não escondeu o entusiasmo de fazer a sua estreia no campeonato mais competitivo e atrativo da península ibérica, ao lado de Francisco Mora:
“Estou muito entusiasmado por poder participar nesta jornada de Portimão ao lado do Francisco. Sempre gostei muito de carros e de corridas e a minha carreira começou nos ralis, uma experiência que adorei. Mas surgiu a hipótese de correr nos Porsche e aceitei de imediato o desafio, pois as pista seram um desejo já antigo. Depois de um ano e meio bem-sucedido nos ralis, o meu foco passou a ser a velocidade. O ano, até agora, tem corrido bem. Tinha como objetivo ganhar uma corrida na Porsche Sprint Challenge, o que ainda não aconteceu, mas tenho demonstrado que posso ser rápido. A experiência que ganhei ao longo do ano é também importante para os desafios do futuro. O Francisco é o meu driver coach e com a lesão do Miguel, a quem aproveito para desejar as rápidas melhoras, surgiu a oportunidade de poder fazer esta jornada no AIA com ele.
Já testei o Porsche 718 Cayman GT4 no Estoril, gostei muito da experiência e consegui adaptar-me rapidamente. É muito equilibrado e muito divertido de pilotar. Vou para tentar ajudar o Francisco e aproveitar ao máximo esta oportunidade. “
Já Francisco Mora entra para esta jornada apenas focado em tentar fazer o melhor resultado possível, uma vez que as contas do título se complicaram sobre maneira:
“Infelizmente a lesão do Miguel em Valência tirou-nos da rota do título, que era o nosso grande objetivo. Espero que o Miguel recupere rapidamente e que volte às pistas assim que possível. No entanto, ainda há quatro corridas pela frente e tanto eu como a Veloso Motorsport mantemos o foco nas vitórias. Para esta jornada vou ter ao meu lado o Gonçalo, com quem tenho trabalhado ao longo desta temporada. Acredito muito nas suas capacidades e sei que tem potencial para se destacar. Vamos trabalhar para que a sua adaptação seja a mais célere possível para estarmos competitivos e lutarmos pelos primeiros lugares nas duas corridas”.
Mora e Fernandes irão iniciar o fim de semana na sexta-feira, com os Treinos Livres (09:45 e 15:00). No sábado, as qualificações deverão começar a partir das 16:10, com duas sessões que definem as grelhas para as duas corridas. No domingo, a Corrida 1 está agendada para as 09:00 e aCorrida 2 deverá acontecer às 15:50.