Francisco Fernandes e Guilherme Gomes estiveram em destaque no Campeonato da Europa EMX65 em Fernão Joanes. Luís Outeiro e Sandro Lobo dominam no ‘Nacional’.

O Crossódromo Internacional das Lajes em Fernão Joanes, Guarda, recebeu pela primeira vez uma ronda do Campeonato da Europa de Motocross para as classes de iniciação, neste caso as 65 e 85 cc, num grande fim de semana de corridas que integrou ainda a terceira prova do Campeonato Nacional de Motocross – Jogos Santa Casa.
Tratou-se de uma grande jornada de Motocross, num dia perfeito de Sol, com muito público presente e a organização a cargo da Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes a estar de parabéns, a limar todas as ‘arestas’ que eram necessárias e, uma vez mais, a acolher como só eles sabem toda a caravana do CNMX e EMX.

No que respeita às corridas dos Campeonatos da Europa EMX65 e EMX85, o destaque foi para a dupla da Motos VR Yamaha presente nas ‘sessenta e cinco’, Francisco Fernandes e Guilherme Gomes, depois de Nate Santos ter ficado de fora após os treinos.
Na primeira manga de EMX65, Francisco Fernandes (Yamaha), o atual líder do Nacional da categoria, terminou num bom 5º posto face a uma forte oposição de pilotos espanhóis e franceses, com Guilherme Gomes a terminar em 11º lugar. Mas, na segunda corrida, ‘Gui’ Gomes fez uma grande exibição que o levou até ao 2º posto, a 6,5s do vencedor, o francês Liam Morette, com Francisco Fernandes (Yamaha) a fechar o pódio. Com este resultado o Francisco ‘Xico Patife’ Fernandes conseguiria também o 3º posto da geral, atrás do espanhol Iñaki Tolosa e de Liam Morette, enquanto Gui Gomes, prejudicado pelo resultado da 1ª manga, terminava mesmo assim num excelente 4º posto da geral.

Nas corridas do Europeu de EMX85 a representação lusa, composta por seis pilotos, tinha pela frente uma missão mais complicada perante uma grelha repleta das grandes esperanças de Espanha, França e Itália. O líder do Nacional de 85 cc, Rafael Leonardo (GasGas) fez jus a essa condição e foi o melhor dos portugueses, com um 14º posto da geral (14º/16º nas duas mangas), seguido pelo seu companheiro de equipa da Quaresma Racing Team, Duarte Pinto, em 17º da geral, posição idêntica à obtida nas duas mangas. Gustavo Pitschieller (KTM) somaria um 19º e um 18º lugares, para somar 5 pontos no Europeu, com Bernardo Caiado (GasGas) a ser por duas vezes 20º colocado. Bruno Silva (Yamaha), em 24º/26º e Dinis Neto (KTM) em 25º/27º não conseguiriam pontos para o campeonato.

No que respeita à terceira ronda do Campeonato Nacional de Motocross, que integrou o programa, Luís Outeiro (Yamaha) em MX1 e Sandro Lobo (Yamaha) em MX2 venceram ambas as mangas das respetivas categorias e reforçam assim o comando do campeonato. Em MX1, Outeiro bateu Bruno Charrua nas duas mangas, deixando sempre o piloto da GasGas a uma distância confortável, enquanto Afonso Gomes e Henrique Benevides, ambos em Yamaha, alternavam nos 3º e 4º lugares. Na tabela do campeonato, Luís Outeiro dispõe agora de 26 pontos de avanço sobre Charrua e mais 41 que Afonso Gomes. Os quatro inscritos na classe de Veteranos, Micael Luís, Victor Hernandez, Ricardo Rodrigues e Vítor Machado, terminaram sempre por esta ordem.

Entre as MX2, Sandro Lobo (Yamaha) mantém intocada a sua série invicta: pela terceira vez em outras tantas provas, venceu a manga de qualificação e as duas corridas, com Martim Espinho (GasGas) a cotar-se sempre como o seu opositor mais próximo. Com Pedro Rino sempre em 4º lugar, Abel Carreiro e Alex Almeida alternaram nas 3ª e 5ª posições no final das duas mangas. O líder do campeonato de MX125Jr, Tomás Santos (GasGas), venceu a primeira manga, enquanto Gonçalo Cardoso (Husqvarna), depois de ter começado por ganhar na manga de qualificação, triunfava também na segunda corrida e na geral.

O Campeonato Nacional de Motocross – Jogos Santa Casa prossegue com a sua quarta ronda em Vieira do Minho a 19 de junho.

Fotos: Filipe Costa

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter