FÓRMULA E: DS AUTOMOBILES TERMINA EM QUINTO LUGAR NO CAMPEONATO MUNDIAL DE EQUIPAS.

  • A DS Automobiles enfrentou um fim de semana frustrante em Londres, no encerramento da 11ª temporada do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E. 
  • Partindo da segunda posição da grelha, Maximilian Günther terminou a última corrida da temporada em sétimo lugar, enquanto o seu companheiro de equipa, Jean-Éric Vergne, terminou em 15.º lugar. 
  • A equipa DS PENSKE concluiu o campeonato no top 5 da classificação por equipas, enquanto Jean-Éric Vergne ficou em sexto lugar e Maximilian Günther em décimo na classificação final dos pilotos. 

Pouco mais de sete meses após o início do campeonato, em São Paulo, o centro de exposições EXCEL, em Londres recebeu neste fim de semana as duas últimas corridas do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E. 

O E-Prix de Londres encerrou a 11.ª temporada, composta por 16 corridas, da competição de monolugares totalmente elétricos, que permite aos fabricantes desenvolver continuamente tecnologias que serão utilizadas em veículos elétricos num futuro próximo. 

Ao longo da temporada, os engenheiros, mecânicos e pilotos da DS Automobiles deram o seu melhor frente a uma concorrência cada vez mais acirrada. Chegando à capital britânica em terceiro lugar na classificação por equipas, a DS Automobiles e o seu parceiro PENSKE AUTOSPORT tinham o objetivo firme de manter a medalha de bronze nesta temporada. Mas a sorte não esteve do lado da equipa durante uma jornada dupla muito agitada, repleta de incidentes e reviravoltas inesperadas. 

O domingo começou bem, com Maximilian Günther a garantir o segundo lugar na grelha de partida: um sinal claro do elevado desempenho do DS E-TENSE FE25 desenvolvido pelo fabricante premium francês. 

O piloto alemão teve azar no sábado, quando foi empurrado contra a parede na primeira volta, mas desta vez conseguiu pelo menos chegar à meta. Infelizmente, perdeu significativamente quando a corrida foi neutralizada logo após ter ativado cada um dos seus dois Attack Mode. Um Full Course Yellow durante o primeiro Attack Mode e, em seguida, um safety car durante o segundo, impediram-no de tirar partido do desempenho adicional – mais potência e tração às quatro rodas – que este modo oferece. Como resultado, Maximilian teve de se contentar com o sétimo lugar. 

Após uma brilhante recuperação da 15ª para a quinta posição no sábado, Jean-Éric Vergne não conseguiu repetir o feito no domingo. Partindo da 13ª posição do grid, o francês terminou o ano com um 15º lugar, após receber uma penalização perto do final da corrida. 

Como resultado, a equipa DS PENSKE termina em quinto lugar na classificação das equipas desta temporada. No campeonato de pilotos, Jean-Éric Vergne garantiu o sexto lugar, com dois pódios. Apesar de ter conquistado duas vitórias e duas pole positions para a equipa na sua primeira temporada como piloto da DS Automobiles, Maximilian Günther terminou o campeonato em 10.º lugar. 

Todos os olhos estão agora voltados para a 12.ª temporada do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E, que terá início com testes oficiais em 27 de outubro em Valência, antes da primeira corrida a 6 de dezembro, em São Paulo. Com 18 corridas – um novo recorde – e uma mistura fascinante de novos destinos e locais clássicos, o campeonato de 2025-2026 promete ser emocionante. 

Eugenio Franzetti, Diretor da DS Performance: 

“Hoje foi mais uma corrida difícil. Como é frequente nesta pista invulgar, a corrida caracterizou-se por várias colisões e incidentes. A sorte não esteve do lado do Max hoje. Por duas vezes, a corrida foi neutralizada – primeiro por um Full Course Yellow, depois por um Safety Car – precisamente quando ele tinha ativado o seu Attack Mode. Isso significou que ele não pôde beneficiar da potência extra. O JEV lutou arduamente, mas infelizmente recebeu uma penalização que lhe custou pontos valiosos. Esses pontos eram essenciais para manter o quarto lugar no campeonato, que escapou no último suspiro. Um grande obrigado a toda a equipa pelo seu empenho, qualidade e experiência. Voltaremos mais fortes no próximo ano.” 

Jean-Éric Vergne, campeão da Fórmula E em 2018 e 2019: 

“Foi um dia difícil. Não consegui manter o ritmo que queria e, apesar de ter tentado segurar os meus rivais, é muito difícil quando não se é tão rápido quanto eles. Não era assim que eu queria terminar este campeonato… Vamos aproveitar o verão para analisar tudo e, acima de tudo, para nos prepararmos adequadamente para voltarmos mais fortes na próxima temporada”. 

Maximilian Günther: 

“O dia começou muito bem, com o segundo lugar na grelha de partida. Infelizmente, duas coisas comprometeram a nossa corrida hoje. Em primeiro lugar, tive de lutar contra a subviragem, que me estava a afetar muito. Tentei de tudo para corrigir isso, mas não adiantou nada. Quando o carro não está perfeitamente equilibrado, não só se vai mais devagar, como também se gasta mais energia. Depois, ter os meus dois Attack Mode arruinados pelas duas neutralizações complicou muito as coisas. Fiz tudo o que pude, terminando em sétimo lugar e marcando pontos, mas claramente esperávamos fazer muito melhor para concluir a temporada”.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter