O traçado algarvio da Cortelha recebeu este fim de semana mais uma ronda do Regional Centro-Sul – MX Ribatejo, incluindo os Campeonatos Nacionais MX50, MX65 e de Motocross Feminino – Liqui Moly.
A segunda prova desta temporada inaugural do Campeonato Nacional de Motocross Feminino – Liqui Moly e a terceira ronda para os Campeonatos Nacionais de MX50 e MX65 acompanharam uma vez mais o Regional de Motocross Centro-Sul / MX Ribatejo, desta feita rumando à algarvia Serra do Caldeirão para um grande dia de Motocross na espetacular pista da Cortelha. Foi um bom dia de promoção à modalidade, numa pista em condições ideais e com um excelente trabalho da organização e do promotor MX Ribatejo.
Em pista, para além das categorias que integram o Regional Centro-Sul, as provas de Campeonatos Nacionais tiveram três pilotos a dominarem as respetivas categorias com ‘mão de ferro’: Bruna Antunes (GasGas) no MX Feminino, Edgar Salustiano (KTM) em MX50 e Francisco Fernandes (Yamaha) em MX65.
Bruna Antunes repetiu a prestação vitoriosa de Aveiras de Baixo e somou mais dois triunfos, desta feita com a chegada de mais uma piloto a entrar na contenda pelos lugares do pódio, também ela vinda do Enduro: Francisca Henriques (Fantic), que se estrou no campeonato e secundou Bruna Antunes na geral com um 3º e um 2º posto nas duas mangas, à frente de Bárbara Nunes.
Com mais este duplo triunfo, Bruna Antunes aumenta a sua vantagem no campeonato, agora com 21 pontos de vantagem sobre Diana Murta, que tinha sido a sua principal oponente na primeira prova, e 22 à frente de Bárbara Nunes.
Entre os jovens lobos das MX65, com uma bem composta grelha de 22 pilotos, Francisco Fernandes repetiu o feito da ronda do Granho e venceu ambas as mangas, novamente com Guilherme Gomes em segundo, mas desta vez com um domínio mais categórico, ampliando a sua vantagem sobre ‘Gui’ Gomes no campeonato para 12 pontos, ele que venceu 5 das 6 mangas já disputadas esta temporada.
Finalmente, na pequenas MX50 ‘só deu’ Edgar Salustiano, com o vice-campeão da época passada a assumir-se como o mais forte candidato ao título, vencendo as duas mangas após liderar do início ao fim, sendo acompanhado ao pódio por Rodrigo Garcia e Tomás Gomes. Edgar Salustiano lidera o campeonato com mais 26 pontos que Lucas Araújo, que foi 4º na Cortelha, e 35 de vantagem sobre Rodrigo Garcia.
O Campeonato Nacional de Motocross Feminino – Liqui Moly prossegue em Póvoa de São Miguel a 19 de maio, enquanto os jovens ases das MX50 e MX65 voltam à ação no fim de semana de 11 e 12 de maio em Casais de São Quintino.
Fotos: Hugo David Photos