O hoje emblemático, Renault 5 original, marcou a sua época, ao ajudar milhões de famílias a ultrapassar mudanças radicais, como os choques petrolíferos, a evolução dos estilos de vida e a necessidade de um segundo automóvel. O “R5” soube responder a estes desafios com a sua versatilidade, a sua frugalidade e um “je-ne-sais-quoi” que o levou ao estrelato pop.
Teria sido inútil relançar o Renault 5 sem reavivar a sua herança: sem oferecer uma resposta audaciosa, ao alcance da maioria das pessoas, às questões sociais e ambientais atuais. E sem fazer tudo o que é preciso para lá chegar.
Com o seu design arrebatador, a sua experiência de condução inspiradora, as suas tecnologias elétricas e digitais fáceis e apaixonantes e o seu sistema de produção circular, local e responsável, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico tem tudo o que é necessário para ser o novo modelo do automóvel urbano da transição energética.
A história do renascimento do Renault 5 é bem conhecida: começou com uma paixão instantânea por uma maquete cor de laranja e uma engenharia inversa – o design estava praticamente gravado na “pedra”, pelo que a plataforma elétrica de elevado rendimento teve de ser construída para o adaptar. O desenvolvimento do modelo de produção, mantendo intacta a magia do automóvel de exposição, em três anos em vez dos habituais quatro, constituiu um desafio industrial considerável. E tudo isto aconteceu quando o Grupo Renault estava a passar pela maior transformação da sua história: o seu plano estratégico Renaulution – que implicava, por exemplo, a criação da Mobilize e da Ampere e o lançamento da marca Renault na sua viragem elétrica. Foi isto que se passou nos bastidores. Eis o que se vai passar agora no palco!
O palco é o lugar do Renault 5 E-Tech 100% elétrico. É um automóvel de classe, repleto de tecnologias elétricas e digitais, pronto para se tornar o automóvel citadino, que mostra o caminho à medida que a indústria automóvel europeia gravita em torno dos grupos propulsores elétricos e desempenha um papel no ecossistema energético, a um competitivo preço de entrada de 25.000 euros.
O primeiro trunfo que contribui para o carácter excecional do Renault 5 E-Tech 100% elétrico é, sem dúvida, o seu design apaixonante. Este capta a atenção daqueles que reconhecem os traços icónicos do modelo original que conheceram, bem como dos mais jovens, que são atraídos pela sua modernidade e elementos de personalização. Para além do design, teria sido inútil “reiniciar” o Renault 5 sem trazer de volta a sua originalidade, o seu estatuto de ícone pop e a sua aura popular, que se repercutiam nas preocupações do seu tempo. O Renault 5 E-Tech 100% elétrico foi concebido para poupar dinheiro, sobretudo em estrada, ser divertido de conduzir e facilitar a vida quotidiana. Oferece experiências de condução, experiências de vida a bordo e um estilo de vida elétrico sem precedentes, integrando tecnologias inovadoras no seu segmento, como o sistema integrado OpenR Link com Google integrado, o avatar Reno, V2G, função Plug & Charge, entre outras. Para além disso, coloca grande ênfase no conforto e na segurança do condutor e dos passageiros. Os seus pontos fortes provêm da nova plataforma AmpR Small, a nova plataforma Ampere dedicada aos automóveis elétricos do segmento B. O Renault 5 E-Tech 100% elétrico pode também exibir o seu lado “pop” no comportamento em estrada, oferecendo uma experiência de condução emocionante, sem precedentes para um “pequeno” automóvel elétrico. E, naturalmente, é fabricado em França.
Porque também teria sido inútil “reiniciar” o Renault 5 sem o fabricar em França ou sem o conceber de forma mais sustentável. A Renault tomou uma posição ao optar por produzir o Renault 5 E-Tech 100% elétrico recorrendo a circuitos locais, no seu pólo ElectriCity, no Norte de França, com um ecossistema de fornecedores num raio de 300 km. A montagem dos automóveis e das baterias é efetuada na Manufacture de Douai, que foi um dos locais de produção do Renault 5 original. O motor (a máquina elétrica, o redutor e a eletrónica do sistema de potência) será fabricado em Cléon e os módulos das baterias serão produzidos pela Gigafactory de Douai (parceria AESC) a partir do verão de 2025. Apoiando-se na experiência de The Future is NEUTRAL, a filial do Grupo Renault especializada na economia circular, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico atingirá um nível global de reciclabilidade de, pelo menos, 88,6%(1), integrando 19,4% de materiais reciclados (norma ISO 14021) e 26,4%(2) de materiais recuperados da economia circular, percentagens recordistas para a sua categoria.
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico de hoje tem tudo para se afirmar, tal como o seu antecessor o fez. É uma resposta empenhada e alegre aos desafios tecnológicos, sociais e ambientais da mobilidade moderna.
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico é um automóvel diferente de todos os outros. O seu lançamento coincide com a importante viragem de milhões de europeus para uma nova mobilidade, elétrica, conectada e sustentável. É também o início da transformação do Grupo Renault numa empresa automóvel de nova geração. Para desenvolver este automóvel em apenas três anos, em França, e ao mais alto nível tecnológico, todas as nossas decisões tiveram de ser disruptivas e a organização tão ágil quanto possível. Fomos os primeiros a apostar numa plataforma 100% elétrica para um pequeno automóvel europeu, a otimizar os custos em toda a cadeia de valor, a deslocalizar o nosso ecossistema industrial… Só um automóvel emblemático poderia reunir as nossas equipas desta forma e fazer mexer a agulha internamente. Face a uma mudança significativa na nossa indústria, este automóvel abre um novo caminho para a Renault. Está no centro da batalha para reinventar a indústria europeia face à concorrência vinda do Oriente e do Ocidente. Com este veículo, provamos que a produção na Europa, em França, é realmente possível!
Luca de Meo, Diretor-Geral do Grupo Renault
O ADN do R5 é único. É um automóvel alegre que atrai a simpatia. É, ao mesmo tempo, popular e vanguardista, e oferece novas soluções para o tempo em que vive. Era assim em 1972. Continuará a sê-lo em 2024. O novo Renault 5 E-Tech 100% elétrico é um golpe de mestre do design, um novo cérebro com tecnologias de ponta e pernas elétricas assentes numa plataforma de nova geração, única na Europa: a AmpR Small. É também o resultado de um compromisso de produção responsável e sustentável. As nossas equipas dedicaram muita paixão, excelência e trabalho ao desenvolvimento do Renault 5 E-Tech 100% elétrico. Esta paixão e o amor que dedicámos a este automóvel são altamente contagiosos. O R5 tem um único objetivo: o coração dos nossos clientes. Ele deixará a sua marca na história da Renault.
Fabrice Cambolive, Diretor-Geral da marca Renault
Um automóvel fabricado na ElectriCity O complexo ElectriCity, que reúne as três fábricas de Douai, Maubeuge e Ruitz, no Norte de França, está no centro do sistema industrial de produção do Renault 5 E-Tech 100% elétrico. O automóvel é montado em Douai e o conjunto de baterias em Ruitz (antes do fabrico integral das baterias na gigafábrica de Douai, em parceria com a AESC, a partir do verão de 2025). O motor será produzido na fábrica de Cléon, na Normandia, refletindo a decisão de manter a produção em França. Este sistema de produção 4.0 deverá reduzir para nove horas o tempo necessário para construir o Renault 5 E-Tech 100% elétrico. Para o efeito, a Renault e a Ampere apoiar-se-ão no Metaverso Industrial do Grupo Renault. Concebido para reinventar a produção automóvel, acelerando a competitividade, permite a otimização da produção em tempo real, graças aos milhões de dados provenientes dos sistemas, agora ligados entre si. O Metaverso Industrial do Grupo Renault abre caminho a uma produção mais inteligente, mais rápida e melhor, reduzindo os custos e a pegada de carbono dos processos industriais. Associado à inteligência artificial, permite uma abordagem preditiva do consumo de energia, reduzindo em 20% a utilização nas instalações industriais do Grupo. O objetivo é atingir a neutralidade carbónica até 2025, tanto no complexo ElectriCity como nas instalações de Cléon. |