A caravana do Enduro luso visitou Góis, prova que contou com a presença de vários nomes de topo da modalidade a nível mundial. Vitória de Brad Freeman no domingo, depois de os ‘Minis’ terem animado o dia de sábado.
O Góis Moto Clube foi o anfitrião da segunda jornada do Campeonato Nacional de Enduro – CFL (que incluiu os troféus monomarca da Beta, GasGas, Sherco e TM), bem como da ronda de abertura do Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar.
O sábado esteve reservado ao ‘4º Mini Enduro de Góis – Paraíso do Todo-o-Terreno’ prova que assinalou o arranque deste Campeonato para as categorias de Juniores, Juvenis e Infantis, bem como dos troféus de Clássicas, com um total de 41 pilotos inscritos, dos quais 27 viriam a terminar a prova.
Na fase inicial da prova o percurso estava ainda húmido e algo escorregadio, com algumas secções mais ‘traiçoeiras’, mas, beneficiando de um dia em que o Sol esteve sempre presente, as condições foram melhorando progressivamente no decorrer da prova, com o terreno a secar e a facilitar assim a tarefa dos pilotos, contribuindo ainda para a afluência de público, que foi assinalável.
Com quatro voltas a um percurso de 22 km para os Juniores e Juvenis (três para Infantis e Clássicas) que incluíam, em cada uma delas, uma especial Cross Test e uma Enduro Test, também as lutas pelos lugares da frente foram aquecendo, com o Campeão em título da classe Juniores, Domingos Cunha (Yamaha), a segurar a liderança desta categoria desde a primeira especial, mas sempre com forte oposição de um trio formado por Tomás Santos (GasGas), Afonso Cruz (KTM) e Rui Sousa (Fantic). Vencendo quatro das oito especiais, Domingos Cunha acabou por triunfar com 37,01s de vantagem sobre Tomás Santos, o mais rápido em três especiais, mas que só na derradeira especial conseguiu desalojar Afonso Cruz do 2º posto, relegando-o para o lugar mais baixo do pódio.
Nos Juvenis, bom despique também entre Simão Severino (Yamaha), Tiago Oliveira Castro (TM) e Gustavo Pitschieller (KTM). Este último seria o mais rápido em metade das especiais, mas o tempo perdido nas restantes relegou-o para o 3º posto, a 1m55s do vencedor, Simão Severino, e a somente 3,27s do 2º colocado, Tiago Castro.
Na classe dos mais novos, a menos frequentada, Santiago Pereira (Yamaha) levou a melhor em cinco das seis especiais para vencer entre os Infantis com algum conforto face a Luís Ribeiro (KTM) e Gabriel Xavier (Yamaha).
Finalmente, nas clássicas, triunfos para Luís Guerra na classe 1, Vítor Barbosa na 2, Manuel Moura na classe 3, Ricardo Mendes na 4 e Renato Lourenço na 5.
Mas o prato forte do fim de semana estava reservado para domingo, no ‘19º Enduro de Góis – Paraíso do Todo-o-Terreno’. A segunda ronda do Campeonato Nacional de Enduro – CFL, que contou com uma lista de inscritos de 190 pilotos, não primava apenas pela quantidade mas também pela qualidade, com os pilotos portugueses regulares do Campeonato a contarem com a presença de várias estrelas da modalidade, nomeadamente membros da formação de fábrica da Beta – nada menos que o nove vezes Campeão Mundial Brad Freeman (campeão em título de E3), o seu novo companheiro de equipa Nathan Watson e ainda Harry Edmonson, bem como Jamie McCanney (Husqvarna). A este póquer de ases britânicos juntava-se o francês da Sherco Julien Roussaly (vencedor em Santiago do Cacém) bem como o português Diogo Ventura (Beta), que não faz o campeonato na íntegra mas é sempre uma aposta segura para os lugares da frente, mais ainda estando a ‘jogar em casa’.
Tal como no dia anterior, a vila banhada pelo rio Ceira foi brindada por um Sol fantástico e, se a ação começou com o piso ainda escorregadio, à medida que o Sol foi levantando tornou-se bastante mais seguro. Um dia primaveril que contribuiu para o espetáculo e, mais uma vez, para uma forte afluência de público, com uma organização que esteve, uma vez mais, à altura do desafio.
Ao cabo de três voltas e meia ao percurso de 47 km, Brad Freeman foi o vencedor do dia, na classificação geral e classe Elite 2. Após uma fase inicial com uma luta acesa entre Freeman, Watson e Roussaly, o Campeão Mundial em título de E3 instalou-se no comando e soube ir gerindo a vantagem, não obstante o forcing final de Watson, que venceu seis das 11 especiais, incluindo as últimas quatro (não se efetuou a última passagem pela Extreme Test). Mas os seus rivais estavam atentos e não lhe permitiram ir além do 3º lugar final, a 30,8s do vencedor e a somente 1,2s do 2º colocado, Julien Roussaly, que assim ampliou a sua liderança no Campeonato Nacional.
No 4º posto ficou Jamie McCanney, vencendo a classe Elite 1, seguido pelo melhor português que foi o herói local Diogo Ventura, a bater Edmonson e Luís Oliveira, que mantém a liderança na classe Elite 1.
Lutas bastante intensas foram igualmente as vividas nas classes Open e Verdes, com os triunfos finais a pertencerem a pilotos da Beta, num dia em cheio para a marca italiana. Rúben Ferreira repetiu a vitória obtida há três semanas e cimentou a sua liderança na Open, batendo José Borges e Filipe ‘Taniko’ Oliveira, enquanto Luís Cardoso encabeçava a tabela Absoluta dos Verdes, com menos 27s que Igor Domingos.
Nas restantes classes, vitórias para Vilde Holt (Husqvarna) nas Senhoras, Gil do Carmo (Honda) nos Veteranos, Cláudio Belchior (KTM) em Super Veteranos e Hugo Matos (GasGas) na Promoção.
Finalmente, nas várias competições monomarca, o Troféu Beta, que tinha aqui a sua primeira ronda, foi o mais concorrido, com 22 pilotos, com Diogo Nogueira a ganhar na mais preenchida classe 2T e Tony Carvalho nas 4T.
No Troféu Enduro GasGas Portugal, que se tinha iniciado em Santiago do Cacém, participaram 11 pilotos, com o triunfo final para o Veterano Bruno Freitas.
Arranque em Góis também para o Troféu Sherco, com 11 pilotos presentes e vitória para Nuno Santos, e para o Challenge TM Racing, no qual alinharam quatro pilotos, tendo ganho Filipe Fragoso.
Os resultados completos do XIX Enduro de Góis podem ser consultados em: https://site.ttcronometragens.com
O Campeonato Nacional de Enduro – CFL prossegue no fim de semana de 16 e 17 de março com a única ronda dupla do ano, em Santa Marta de Penaguião, enquanto o Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar terá a sua próxima ronda somente a 8 de junho em Tábua