- Quarta temporada eletrizante da ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe”
- Luca Pröglhöf tornou-se o primeiro austríaco a conquistar o título no troféu de carros de ralis elétricos
- Plantel diversificado: Equipas de oito países, oito pilotos do sexo feminino
A ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe” voltou a estar em destaque na cena dos ralis internacionais do presente ano, na que foi a sua quarta temporada. Um máximo de 16 Opel Corsa Rally Electric de 100 kW (136 cv), muito semelhantes aos modelos de produção, voltaram a proporcionar ralis emocionantes e batalhas decididas por décimos de segundo na primeira e, até à data, única na primeira taça monomarca de ralis com automóveis elétricos do mundo.
A diversidade dos participantes foi maior do que nunca: equipas oriundas de oito países (Alemanha, Áustria, França, Espanha, Bélgica, Hungria, Suécia e Países Baixos), nas quais se incluíram oito pilotos do sexo feminino, estabeleceram novos padrões na disciplina. O bicampeão do DTM, Timo Scheider, e a lenda austríaca do motociclismo, Matthias Walkner, dois pilotos experientes do desporto motorizado, foram convidados e testaram as suas capacidades frente aos novos talentos. Scheider impressionou especialmente ao terminar num notável quinto lugar o ADAC Rally Sulingen, no início da época.
Luca Pröglhöf provou ser o piloto a bater em 2024, na que foi a sua segunda temporada no troféu. Juntamente com Christina ‘Dina’ Ettel, a sua navegadora, o austríaco de 25 anos de Sittendorf, perto de Viena, celebrou as quatro vitórias alcançadas esta época, conquistando o título antes mesmo da grande final do troféu, no Rali da Europa Central. O Opel Corsa Rally Electric participou nesta ronda do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA pela segunda vez, tendo demonstrado o seu forte desempenho perante 125.000 espetadores e meios de comunicação social locais e internacionais. As restantes vitórias nas oito provas da taça que visitou cinco países foram festejadas por Christian Lemke (Alemanha), Alex Español (Espanha), Jérôme Chavanne (França) e Tom Heindrichs (Bélgica), este último meio-irmão do recém-coroado Campeão do Mundo de Ralis, Thierry Neuville.
As oito mulheres presentes no troféu também atraíram muitas atenções: Emma Chalvin e Alizée Pottier (ambas de França), Esmée Den Hartigh (Países Baixos), Pia Steffe (Áustria), Lyssia Baudet (Bélgica), Hannah Jakobsson (Suécia) e as alemãs Claire Schönborn e Ann Felke pressionaram os seus rivais masculinos durante toda a época. Chalvin, Baudet, Schönborn e Felke, quatro pilotos da Opel, foram convidadas para o evento de seleção internacional feminino “Beyond Rally”, realizado na Polónia e organizado pelo promotor do Campeonato do Mundo de Ralis. Tanto Baudet como Schönborn não só se qualificaram para um lugar na etapa do Campeonato do Mundo Júnior, no Rali da Europa Central, como também vão lutar por um lugar no cockpit para numa temporada completa do Campeonato do Mundo Júnior de Ralis (JWRC) 2025, a começar em fevereiro próximo, no Rali da Suécia.
Equipa ADAC Opel Rally Junior: Grande desafio para Luca Pröglhöf
Fruto das suas brilhantes prestações, Luca Pröglhöf, Campeão da ADAC Opel Electric Rally Cup 2024, qualificou-se para ser promovido ao ADAC Opel Rally Junior Team. Aí tentará trilhar o caminho de sucesso dos seus antecessores, na próxima época do Campeonato do Mundo Júnior de Ralis (JERC). Os cinco títulos do Campeonato Europeu Júnior conquistados por Emil Bergkvist, Marijan Griebel, Chris Ingram, Mārtiņš Sesks e Laurent Pellier são provas das grandes ambições do ADAC Opel Rally Junior Team. Na época de 2024 do JERC, os Campeões dos troféus de 2023 e 2022, Calle Carlberg e Timo Schulz, também se destacaram com o segundo e quarto lugares à geral.
As expectativas do responsável da Opel Motorsport, Jörg Schrott, para a próxima temporada de ralis são, portanto, elevadas: “A perceção internacional e o interesse por parte dos organizadores e das equipas na ADAC Opel Electric Rally Cup têm crescido de forma constante nos últimos quatro anos. Já estamos a trabalhar arduamente na época de 2025. Com sete eventos atrativos em cinco países e um plantel mais uma vez muito internacional, a quinta época da nossa inovadora taça promete também muita emoção. Com o Luca Pröglhöf, temos um talento promissor que, mais uma vez, é promovido do troféu para o ADAC Opel Rally Junior Team. Estou entusiasmado por ver como o Luca e a ‘Dina’ se vão sair na luta contra os melhores jovens da Europa. Estamos ansiosos pela próxima época de ralis, que mais uma vez trará muitos desafios para a Opel, assim como, espero eu, muito sucesso.”
Calendário 2025 da ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe”
25/26 abr. ADAC Rallye Sulingen Alemanha
23/24 mai. ELE Rally, Eindhoven Países Baixos
14/15 jun. Rallye Vosges Grand-Est, Gérardmer França
15/16 ago. ADAC Saarland-Pfalz Rallye, St. Wendel Alemanha
05/06 set. Rallye Mont-Blanc Morzine França
26/27 set. ADAC Rallye Stemweder Berg, Lübbecke Alemanha
16/19 out. Central European Rally, Passau (WRC) Alemanha/Austria/Chéquia
Calendário 2025 do Campeonato da Europa de Ralis Júnior
04/06 Abr. Rallye Sierra Morena Espanha
09/11 Mai. Rally Hungary Hungria
13/15 Jun. Rally Poland Polónia
04/06 Jul. Rally di Roma Capitale Itália
15/17 Ago. Barum Czech Rally Zlín Suíça
03/05 Out. Croatia Rally Croácia