Em maio: Stellantis lidera todas as frentes do mercado português e alcança o feito ímpar de ter os dois modelos mais vendidos no país

  • Com mais de 7.000 unidades vendidas no mês de maio e uma quota de mercado de 26,9%, a Stellantis voltou a liderar o mercado automóvel nacional, posição que estende ao período acumulado desde o início do ano.
  • A Stellantis foi igualmente líder do mercado de Veículos de Passageiros, com uma quota de 24,7%, bem como do mercado de Veículos Comerciais Ligeiros, conquistando uma expressiva quota de 44,6%.
  • Um feito ímpar, os dois modelos mais vendidos em maio em Portugal são da Stellantis: o Peugeot 2008 foi o Nº1 com 899 unidades e recuperou a posição de automóvel mais vendido em 2025; o novo Citroën C3 foi o Nº2 com 831 unidades.
  • Mantendo a estratégia impulsionadora de uma mobilidade cada vez mais elétrica, a Stellantis liderou igualmente todas as frentes desta tipologia de veículos com 1.300 automóveis BEV comercializados e uma quota de 27,6%.

– A Stellantis voltou a destacar-se no mês de maio pela liderança na totalidade das vertentes do mercado automóvel nacional e pelo feito inédito no Grupo de ter os dois modelos mais vendidos no mês, em Portugal, com o Peugeot 2008 e o novo Citroën C3.

De acordo com os dados da ACAP agora divulgados, o Grupo liderou o mercado nacional em maio em todas as frentes – Viaturas de Passageiros (VP), Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) e no conjunto dos dois – na vertente de todas as energias/combustíveis e também nos 100% elétricos.

As vendas das dez marcas do Grupo – Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Maserati, Opel, Peugeot e Leapmotor – ascenderam às 7.093 viaturas, um volume que deu à Stellantis uma quota de mercado líder de 26,9%Mais de um em cada quatro automóveis vendidos foi um veículo de uma marca Stellantis.

Com este volume, o Grupo registou um crescimento de 35% relativamente ao período homólogo de 2024, mais do dobro do crescimento registado no mercado (16,9%).

Particularizando, a Stellantis liderou também o mercado de Veículos de Passageiros com um total de 5.817 unidades comercializadas em maio, volume que representa uma quota de 24,7%, bem como um crescimento de 41% nas vendas comparativamente a maio do ano passado, num mercado que subiu 18,6%.

No mercado de Comerciais Ligeiros, a liderança da Stellantis traduziu-se na entrega de 1.276 veículos a clientes, conquistando, assim, uma expressiva quota de 44,6%. Com este volume, o grupo assegurou um crescimento de 14% comparativamente a maio de 2024, num mercado que cresceu 4,2%. É de destacar neste mercado a importância da oferta de produto disponível, quer a combustão, quer 100% elétrica, fabricada no Centro de Produção de Mangualde.

Stellantis com os dois modelos mais vendidos em maio em Portugal: Peugeot 2008 e novo Citroën C3

Feito inédito na história do Grupo e ímpar no mercado, dois modelos da Stellantis foram os mais vendidos em maio no nosso país. O best-seller Peugeot 2008 voltou a ser o modelo mais vendido em Portugal, com 899 matrículas em maio. Com este desempenho, somado aos registos dos meses anteriores, o PEUGEOT 2008 recuperou a posição de automóvel mais vendido no país em 2025, contando até à data 3.745 unidades.

Demonstrando a ofensiva inovadora de produto da Stellantis, o novo Citroën C3 – Carro do Ano 2025 – já se consolidou como modelo de sucesso no nosso mercado. Depois de ter sido o automóvel mais vendido em Portugal, no mês de abril, em maio foi o 2º modelo de maior sucesso, com 831 matrículas, tendo liderado também entre as berlinas do segmento B nacional.

Stellantis acelera nas vendas de automóveis 100% elétricos

A Stellantis continua concentrada em acelerar o seu esforço para proporcionar uma mobilidade cada vez mais limpa, segura e acessível a todos.

Além da liderança do mercado considerando todas as energias disponíveis, em maio, o Grupo Stellantis destacou-se também por liderar todas as frentes do mercado de automóveis 100% elétricos em Portugal.

No total, o Grupo foi responsável por entregar 1.300 viaturas elétricas a bateria em maio, assegurando uma quota de mercado líder de 27,6% e um impressionante crescimento de 183% num mercado que registou uma subida de 44% comparativamente a 2024. Com este volume, o Grupo assegura igualmente que mais de um em cada quatro veículos elétricos vendidos pertence ao seu portefólio de marcas.

Considerando apenas os Veículos de Passageiros 100% elétricos, a Stellantis foi responsável por 1.219 unidades vendidas, que representam 27,2% de quota e um crescimento de 187% num mercado que subiu 42%.

A Stellantis continua a destacar-se pela liderança também no mercado dos Veículos Comerciais Ligeiros 100% elétricos a bateria. Em maio comercializou 81 furgões elétricos, o que lhe permitiu obter uma quota de 34,3%, ou seja, mais de um terço de todos os furgões novos 100% elétricos vendidos em Portugal em maio de 2025. 

Supremacia da Stellantis também no acumulado de 2025

Contabilizados os primeiros cinco meses de 2025, a Stellantis é igualmente líder em todas as suas frentes. No mercado VP + VCL, comercializou até ao final do mês de maio um total de 30.129 automóveis, assegurando uma quota de mercado de 26,5%.

Considerando apenas o mercado de Veículos de Passageiros, o Grupo foi responsável por um total de 23.558 veículos entregues em Portugal, volume a que corresponde uma quota de 23,4%. Já na vertente dos Veículos Comerciais Ligeiros, a Stellantis garantiu, desde o início do ano, uma muito expressiva quota de 50,4% com um volume total acumulado de 6.571 furgões comercializados.

De igual modo, a Stellantis assume a liderança do mercado acumulado em termos de viaturas 100% elétricas com 5.184 viaturas vendidas e uma quota de 24,0% no mercado VP + VCL. Deste volume, contam-se 4.592 Veículos de Passageiros (quota de 22,5%) e 592 Veículos Comerciais (47,4%) elétricos a bateria.

Por fim, destaque-se as vendas do Citroën Ami, o líder do mercado dos Quadriciclos, que em maio teve 43 entregas a clientes, chamando a si 39,5% deste mercado.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter