É já no próximo fim de semana que a vila do Couço irá receber mais uma edição do espetacular CISET 4×4 Couço, que volta a integrar o programa das festas desta acolhedora vila Ribatejana que já se encontram a decorrer.
A organização já conta com vários dias de trabalho no terreno, preparadas pistas, obstáculos e demais espaços que irão compor o recinto do CISET 4×4 Couço 2024, uma vez mais implantado num vasto espaço junto á margem esquerda do Rio Sorraia, que inclui também uma vasta praia fluvial e o parque de merendas.
O rio Sorraia, que tem a sua nascente precisamente no local onde se disputa a prova, fruto da junção dos rios Sor e Raia, teve este ano um inverno e uma primavera bastante agitadas, com cheias sucessivas que transforam a paisagem e o leito do próprio rio, obrigando uma vez mais um grande trabalho de regularização realizado como habitualmente pelo Município, que visa dotar este trecho de rio de todas as condições para ao longo de todo o verão poder ser um ponto de descanso de locais e forasteiros.
É este trabalho que também: “Permite que tenhamos no Couço condições que não existem e mais lugar algum, e que a prova se possa disputar da forma absolutamente espetacular que todos conhecemos “ reconheceu Luis Pirralho, o diretor do CISET 4×4, acrescentando que “este ano pedimos que o nível da água pudesse estar um pouco mais baixo para poder reduzir um pouco o impacto ao nível dos elementos eletrónicos que os carros participantes têm em cada vez maior número. Isto não reduz a espetacularidade da prova, pois na verdade permite que a travessia possa ser feita de forma mais veloz e com isso criar um maior efeito visual do deslocamento da água”
A parte alta do circuito irá uma vez mais estar repleta de obstáculos, que costumam dar algumas dores de cabeça nas voltas iniciais, mas fruto da própria consistência do solo irão ao longo do dia sofrendo erosão causada pelas passagens sucessivas dos veículos participantes e ficando gradualmente menos complicados. “Todos os anos temos que construir os obstáculos e no final da prova destruir e repor tudo como estava antes. Por isso, é natural que a cada edição da prova estes obstáculos sejam um pouco diferentes. Acho que os participantes sabem com o que podem contar, e bastará um pouco de calma nas primeiras voltas para que depois as dificuldade já sejam menores” disse-no Luis Pirralho.
A prova terá lugar no sábado e no domingo, incluída no programa da 38ª Edição da “Semana da Arte, Cultura e Desporto do Couço” compartilhando as atenções com os demais eventos que também fazem parte destas festas. Em particular destacamos o concerto de David Antunes na noite de sábado, que promete atrair muita gente até ao Couço, sendo por isso um excelente aliciante para quem vier assistir ao prólogo possa passar mais algumas horas no Ribatejo e assistir também ao concerto.
Ao nível de participantes estão presentes a grande maioria dos pilotos habituais do CISET 4×4, ao qual se junto um segundo grupo que participa atraído pelo ambiente de festa que se vive nesta prova e pela singularidade da mesma que oferece um desafio único em toda a Península
Estão assim reunidas todas as condições para mais uma espetacular edição do CISET 4×4 Couço 2024 que se disputará nos próximos dias 13 e 14 de Julho. No na tarde de sábado a partir das 17 horas terá lugar o prólogo da corrida, que será o primeiro contacto das equipas com o rio , enquanto no domingo, a partir das 10 da manhã disputar-se-ão as provas de resistência, incluído o CISET Masters (para a classe Proto com 4 horas de duração) e o CISET Masters XL (Para os Super Proto com 6 horas de duração), percorrendo a extensão total da pista, desta vez já com os obstáculos “em seco”. O programa completo pode ser encontrado no site oficial em www.extremetrial4x4.com