- A DS Automobiles deu grande espetáculo na segunda corrida do E-Prix do Mónaco, com Jean-Éric Vergne a liderar durante mais de metade do tempo.
- O Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E enfrentou uma corrida de abertura desafiante nas ruas de Tóquio, devido às condições climatéricas extremamente difíceis.
- Jean-Éric Vergne terminou em oitavo, ganhando quatro pontos para o campeonato.
- Foi uma prova menos feliz para Maximilian Günther, forçado a desistir devido a um problema com a bateria.
Foi com chuva que se iniciou o e-Prix de Tóquio, no Tokyo Big Sight, circuito com 2,5 km de comprimento. Durante a manhã, o mau tempo tinha levado ao cancelamento da qualificação, com a grelha de partida a ser determinada com base nos tempos da segunda sessão de treinos livres (TL2).
Partindo do oitavo e do nono lugar da grelha, respetivamente, Jean-Éric Vergne e Maximilian Günther familiarizaram-se com a pista atrás do Safety Car, antes de ser dada a partida estacionária, algumas voltas mais tarde. Ambos os DS E-TENSE FE25 rodavam entre os 10 primeiros, até que Günther parou em pista, devido a um problema de bateria.
Uma bandeira vermelha neutralizou a ação e, após uma longa pausa, a oitava corrida da temporada recomeçou. Mostrando um ritmo consistente, JEV geriu bem o seu Pit Boost e o último Attack Mode para chegar ao 10º lugar.
A apenas duas voltas do fim, Jean-Éric Vergne efetuou uma brilhante ultrapassagem sobre um concorrente, permitindo-lhe terminar em nono lugar. No final, depois de ter sido atribuída uma penalização a um adversário, JEV terminou em oitavo.
No domingo, teremos a segunda corrida: uma prova que a DS Automobiles espera que seja um pouco menos agitada.
Eugenio Franzetti, Diretor da DS Performance:
“A chuva forte perturbou o dia, ao ponto de a qualificação ter de ser cancelada. Os tempos do TL2 determinaram, assim, a grelha de partida. Como esperado, as condições climatéricas tornaram a corrida tão animada quanto imprevisível, com uma bandeira vermelha e duas largadas estacionárias, circunstâncias que dificultaram a vida de todos os pilotos. Estamos obviamente desapontados com a corrida do Max, que teve um problema com a bateria – um componente padronizado em todos os carros. Quanto ao JEV, lutou como sempre e trouxe para casa mais quatro pontos. Amanhã é outro dia e outra corrida. Temos de aproveitar todas as oportunidades”.
Jean-Éric Vergne, Campeão de Fórmula E em 2018 e 2019:
“Foi um dia difícil! As condições meteorológicas fizeram com que a qualificação fosse cancelada, o que é uma pena porque o carro estava a funcionar bem à chuva. Arranquei e terminei em oitavo. Obviamente que não é o suficiente. Espero que possamos recuperar amanhã na segunda corrida.”
Maximilian Günther, Piloto de Fórmula E:
“É especialmente dececionante porque esta era uma corrida que nos poderia ter dado muitas oportunidades. Estava feliz com o carro e tínhamos um bom ritmo. Infelizmente, tivemos um problema de bateria que nos obrigou a desistir. Mas as corridas são assim mesmo! Vamos tirar os pontos positivos de hoje e amanhã é um novo dia. Agora vamos concentrar-nos na Corrida 2”.