1ª Etapa da Baja TT Norte de Portugal
Há dias em que nada parece correr de feição e este foi, sem dúvida, um desses casos para o Team Motivo JCB. A primeira e mais longa das duas etapas da Baja TT Norte de Portugal correu-se hoje entre os concelhos de Valpaços, Macedo de Cavaleiros e Vinhais e foi uma tirada muitíssimo exigente, que brindou a dupla Maria Luís Gameiro/José Marques com uma série de percalços, que se refletiram de forma contundente no resultado ao cabo da etapa.
Um furo logo ao quilómetro 10 do setor matinal, seguido de uma saída de pista e um outro furo pouco antes do final da especial, marcaram de forma indelével uma prova que voltou a ser – a exemplo do que aconteceu em 2023 – madrasta para a piloto de Cascais. Desta forma, sem margem de manobra em termos de pneus para o setor da tarde, a piloto cumpriu o resto do dia a tentar desviar-se de todos os obstáculos, já que um percalço semelhante ao da manhã colocaria a dupla fora de prova.
A cabo deste dia duro dia de Baja, Maria Luís Gameiro sublinhava à chegada a Valpaços que “foi um dia muito complicado… Não me recordo da última prova em que tenha tido tantos azares e a verdade é que com tudo o que nos aconteceu acabámos por cumprir o que faltava da etapa com grandes cautelas para não acertar nas pedras e colocar em risco o resto da corrida. Ainda temos uma etapa para disputar e objetivos para alcançar, portanto há que colocar o carro nas melhores condições e amanhã tentar recuperar algumas posições.”
Quanto a Tomás Gameiro/António Saraiva, também não tiveram um dia fácil, depois de um furo os ter atrasado bastante durante a manhã, afastando-os dos lugares cimeiros da Categoria T2.
A etapa de amanhã, a derradeira da prova, arranca pelas 10h30 com a disputa do terceiro setor, para, às 12h00 ter início a última especial, antes do regresso à Valpaços.