Palco montado para a festa final
A cidade de Lordelo no concelho de Paredes prepara-se para acolher a festa final do Campeonato de Portugal de Trial 4×4 naquela que será a “Consagração dos Campeões”. A escassos dias do arranque da última jornada do CPT4x4, marcada para os dias 23 e 24 novembro, mais de duas dezenas e meia de equipas já garantiram a sua presença, numa das provas mais aguardadas do ano. A organização do evento, estará a cargo do clube Trilhos do Norte, numa coorganização com o Clube TT Paredes Rota dos Móveis, junta de Freguesia de Lordelo e Câmara Municipal de Paredes.
Será na “Capital dos Móveis” que serão conhecidos os novos campeões nacionais e vencedores de cada uma das Classes do CPT4x4. Para além de liderar a indústria do mobiliário, o concelho de Paredes é também uma referência do Trial4x4 e uma das regiões com mais pergaminho na modalidade. Uma região do Vale do Sousa que oferece belezas naturais, monumentos, lendas, tradições, artesanato e uma boa gastronomia.
A grande novidade desta última ronda do ano prende-se com a “construção” de uma nova pista, preparada com afinco e muita dedicação para receber um confronto de campeões. Localizada ao longo da estrada e terrenos adjacentes que liga o Parque Empresarial de Lordelo e o Ecocentro, este novo “palco” vai por à prova os mais destemidos praticantes do Trial 4×4, num misto de obstáculos naturais e velocidade.
A pista de Lordelo e Paredes está na sua fase final preparatória e pode-se já sentir um pouco da adrenalina que se vai sentir no dia de domingo, num traçado que será completamente novo para todos os participantes que se vão deslocar em bom número à região do “Vale do Sousa”. Para esta edição, os responsáveis do Clube Trilhos do Norte, recriaram um novo percurso, bem diferente do que as equipas encontraram ao longo desta temporada de 2024 que termina na “Capital dos Móveis”. Mais extensa, mais competitiva, e com uma diversidade de triais naturais, pondo à prova a perícia e técnica de condução e preparação física dos navegadores. Entre rampas, subidas íngremes, valas…, que vão desafiar pilotos e máquinas para uma prova de muita adrenalina e competitividade.
Os principais candidatos chegam a Lordelo com pouca margem de gestão, na luta pelo título em cada umas das Classes. Claúdio Ferreira e João Lucas lideram em termos Absoluto; Rui Rocha e Pedro Campas defendem a primeira posição da Super Proto. Na Classe Proto Miguel Marque e Renato Machado, querem renovar o título; enquanto na Extreme Jorge Alfaia e Francisco Carvalho lideram. Mais folgado, está a dupla pai/filho, Paulo Silva/Daniel Silva, tem o título à sua mercê.
Estão preparados dois percursos com extensões diferentes para cada Classe. Assim, as Classes Super Proto e Proto terão um traçado com cerca de uma dezena de quilómetros e um total de dez triais; sendo o percurso das Classes Extreme e Promoção/Utv’s mais curto, com cerca de seis quilómetros e um total de seis triais.
Na tarde de sábado (23 novembro) tudo acontece no centro da cidade de Lordelo, com a realização das verificações administrativas e técnicas, assim como o parque fechado e o briefing com as equipas. A parte competitiva está reservada para o dia de domingo (24 novembro), com o início dos treinos cronometrados a partir das 9 horas, seguindo-se a prova de resistência com início às 14 horas.