Duas dezenas na prova de abertura
É já nos próximos dias 2 e 3 março que a cidade de Valongo acolhe a caravana do Campeonato de Portugal de Trial 4×4 para a ronda inaugural da competição, numa organização do Clube Trilhos do Norte, em estreita parceria com o Município de Valongo, que vai já na sua 13º edição. À semelhança dos anos anteriores, o painel de pilotos inscritos é recheado de elevada qualidade, e muito diversificado no que às viaturas diz respeito. A região do Grande Porto, assim como a cidade de Valongo, continua a proporcionar aos aficionados do desporto motorizado e do Trial 4×4 em particular, um evento recheado de elevado nível competitivo, que lhe garante o “cunho” da melhor competição de Trial4x4 em Portugal.
Desde a primeira edição que milhares de aficionados acolhem a preferência pela pista de Valongo, ladeamento os obstáculos que a circunscreve para presenciar os melhores momentos de puro trial 4×4 proporcionados por máquinas e pilotos na “Capital do Desporto Outdoor”.
O cenário está montado para receber as 20 equipas à partida, numa pista repleta de obstáculos de puro Trial 4×4, assegurando uma excelente competição em todas as classes, e com as melhores condições para o publico. Uma pista que comporta 9 Triais 4×4, numa extensão superior a 5 kms, com zonas rápidas e obstáculos, em maior número naturais, como tem sido tradição nesta zona denominada pela lousa.
De salientar um segundo percurso, um pouco menos extenso e “acidentado” reservado para os treinos cronometrados agendados para a manhã de domingo.
De destacar a presença dos vencedores (campeões) das diversas Classes em competição, na defesa do título alcançado em 2023 e/ou na transição para Classes Superiores: Rui Rocha e Pedro Campas (Super Proto); Miguel Marques e Renato Machado (Proto); Jorge Alfaia e Francisco Carvalho (Promoção com passagem este ano para a Extreme; Carlos Martins e João Pinto (UTV’s). De entre muitos outros pilotos e navegadores com créditos firmados na modalidade, destaque para dois “nomes” com muitos títulos nacionais Trial 4×4, enquanto competição sob a égide da FPAK: Rui Rocha e Cláudio Ferreira.
Para o Promotor do Campeonato Portugal Trial 4×4, esta prova inaugural da época de 20243, reveste-se de grande monta no panorama do Trial nacional, sendo esta a 13º edição de uma parceria interrupta entre o Clube Trilhos do Norte e o município de Valongo “Uma aposta ganha, muito valiosa para a promoção da modalidade e do concelho, que perdura há mais de uma dezena de anos. Vamos disponibilizar um excelente cenário para a prática do Trial 4×4, com uma pista excelente para receber grande pilotos. Certamente que gostaríamos de contar com mais equipas, mas julgo que na próxima jornada já vamos contar com mais inscritos, dado o facto de haver equipas que ainda não tinham os seus carros prontos para esta ronda de Valongo”, evidenciou Antero Bessa, presidente do Clube Trilhos do Norte.
A prova de abertura do Campeonato Portugal Trial 4×4, está centralizada na cidade de Valongo, com início na tarde de sábado (2 março) com a realização das verificações administrativas e técnicas, no secretariado instalado na Camara Municipal, com o parque fechado a ser instalado na Rua Emidio Navarro (feira).
O dia de domingo será totalmente preenchido com momentos de Trial 4×4 de resistência. Durante a manhã teremos os treinos numa pista mais “soft”, seguindo-se a pista mais longa e detalhada para a resistência de 3 horas. O cenário está pronto e situado junto ao “Continente, Biblioteca e Escola Básica do Valado.
Um espetáculo a não perder! Venha participar nesta grande festa do Trial Nacional, com as melhores condições para o publico com estacionamento grátis no local da prova.