“Corrida para a Glória” – O filme sobre a vitória do Lancia 037 no Campeonato do Mundo de Ralis de 1983 estreia hoje em Portugal

O filme sobre a vitória do Lancia 037 no Campeonato do Mundo de Ralis de 1983 estreia hoje em Portugal

O Lancia Rally 037, de tração traseira, é o herói do filme “Corrida para a Glória”, que retrata o Campeonato do Mundo de Ralis de 1983, época em que o modelo italiano bateu os concorrentes de tração integral.

Imagens históricas são retratadas num filme inédito cuja ação decorre nos ralis desse ano, incluindo o Rally de Portugal, uma das mais míticas e conceituadas provas de terra do campeonato FIA.

A antestreia do filme teve lugar ontem, por ocasião do primeiro dia oficial da 57ª edição do Rally de Portugal. Hoje é a estreia para o publico nas salas de cinemas NOS.

Assista ao trailer de “Corrida para a Glória” aqui.

“Estou orgulhoso pelo facto de a Lancia e o Lancia Rally 037 terem sido escolhidos como protagonistas do filme ‘Corrida para a Glória’. O Lancia Rally 037 representa plenamente o espírito da Marca, um modelo de formas geométricas radicais, combinadas com um design elegante e exclusivo, que deram vida a um automóvel sempre apto a ultrapassar qualquer obstáculo, alcançando uma vitória notável no Campeonato do Mundo de Ralis de 1983. Com 15 Campeonatos do Mundo de Ralis, três Campeonatos do Mundo de Construtores de Resistência, uma 1000 Miglia, duas Targa Florio e uma Carrera Panamericana, a Lancia continua a ser a marca mais bem-sucedida de todos os tempos nos ralis. E não é por acaso que o Lancia Rally 037 é um dos nove carros que inspiraram o design dos nossos futuros modelos”, afirmou Luca Napolitano, CEO da marca Lancia.

“O filme ‘Corrida para a Glória’ conta uma história maravilhosa de sucesso italiano”, afirma Riccardo Scamarcio, ator italiano que interpreta o papel de Cesare Fiorio, Chefe de Equipa do Lancia Rally Team. “Uma equipa muito pequena de especialistas e entusiastas bateu uma grande empresa, tecnologicamente avançada, graças ao espírito de equipa italiano e à paixão da Lancia Squadra Corse. Cesare Fiorio foi um homem que tornou possível o impossível, simplesmente aproveitando as melhores capacidades misturadas com paixão.”

“Corrida para a Glória” (“Race for Glory” no original) estreia hoje ao público nas salas nacionais dos cinemas NOS, depois de uma antestreia que teve lugar ontem, por ocasião do primeiro dia oficial do Rally de Portugal 2024. Esta sua 57ª edição sai hoje para a estrada, partindo da cidade de Coimbra, prolongando-se até ao próximo domingo, numa organização do ACP – Automóvel Club de Portugal, entidade que apoia esta estreia em Portugal.

No filme conta-se a história do Campeonato do Mundo de Ralis de 1983, temporada em que o 037 enfrentou um forte concorrente, numa história real de ‘David contra Golias’, envolvendo a equipa da Lancia, liderada por Cesare Fiorio, numa das maiores batalhas entre rivais da história deste desporto.

Repleto da adrenalina vivida ao longo dessa temporada, o argumento de “Corrida para a Glória” recorreu aos relatos do próprio Cesare Fiorio, retratado no filme, que revelou alguns dos segredos do que realmente aconteceu ao longo desse ano. Paralelamente, a produção europeia utilizou carros de época genuínos e criou circuitos de corrida personalizados para retratar a velocidade e drama dos ralis. A etapa de Portugal, ocorrida nos primeiros dias de março de 1983, está bem presente no filme, cujo trailer pode ser visto aqui.

No centro da história de “Corrida para a Glória” estão Cesare Fiorio e Walter Röhrl, piloto alemão que se juntou à Squadra Corse Lancia precisamente em 1983, ano em que as incríveis capacidades de todos os técnicos, pilotos, engenheiros e designers permitiram à Lancia alcançar um resultado extraordinário, a conquista daquele que foi o último Campeonato do Mundo de Ralis para uma viatura de duas rodas motrizes. Foi, também e à data, o quinto Campeonato do Mundo de Construtores da história da marca. Uma vitória sensacional conquistada oficialmente a 7 de outubro de 1983, no Rali de Sanremo, etapa do Campeonato do Mundo desse ano inteiramente “assinada” pela marca italiana, que colocou quatro carros nas cinco primeiras posições finais.

A vitória em Sanremo marcou o início de um período dourado para a marca Lancia, que foi capaz de alcançar resultados heroicos, tornando-se memorável nos corações e olhos dos entusiastas.

Com 15 títulos de Campeã do Mundo de Ralis, três de Campeã do Mundo de Construtores de Resistência, uma vitória na 1000 Miglia, duas na Targa Florio e uma na Carrera Panamericana, a Lancia continua a ser a marca mais bem-sucedida de todos os tempos no mundo dos ralis.

Lancia Rally 037

A história do Lancia Rally 037 é uma história de excelência no desporto automóvel italiano, modelo cuja estreia oficial teve lugar em 1982, na 59ª edição do Salão Automóvel de Turim, através da versão de estrada.

Com 205 cv, um carburador de corpo duplo e sobrealimentação através de um compressor volumétrico, o carro tinha sido concebido na expetativa de entrar no mundo dos ralis.

Foram, então, produzidas 200 unidades, volume que permitia obter a homologação como carro de competição do Grupo B.

O Lancia Rally, mais conhecido pela designação “037”, era, na verdade, um puro desportivo em todos os detalhes: as suas formas arrojadas “funcionais”, tanto na frente como na traseira, num “calice” angular que o tornou um ícone dos ralis. Baseava-se, claramente, no Beta Montecarlo, um coupé compacto de motor central com um toque desportivo, típico dos anos 70.

Partindo desta base, tudo no Lancia Rally 037 contribuiu para o seu espírito desportivo: o seu estilo agressivo, o seu carácter brutal e eficiente. O interior minimalista e racional representava a quintessência da competição, enquanto alguns dos “apêndices” aerodinâmicos nos pilares e na traseira – incluindo um impressionante spoiler traseiro – elevavam ainda mais o seu nível de performance.

O espírito da sua original estrutura mista foi adaptado com toda a classe, devido à sua carroçaria simultaneamente agressiva e elegante, capaz de levar uma impressionante carga aerodinâmica ao solo. Para uma eficácia máxima, era fabricado em poliéster com reforços em fibra de vidro, enquanto as duas coberturas de baixo peso, sobre o motor e a frente, podiam ser completamente desmontadas.

Esta união tão equilibrada entre dois espíritos tão diferentes, que já se encontravam no lendário Stratos, tornou o Lancia Rally 037 num dos nove carros icónicos da história da marca, inspiradores dos seus futuros modelos, a começar com o Lancia Pu+Ra HPE, o seu manifesto para os próximos 10 anos.

CORRIDA PARA A GLÓRIA (RACE FOR GLORY no original)

Riccardo Scamarcio, nomeado para um ‘BAFTA Award’, Daniel Brühl e Volker Bruch são alguns dos protagonistas do filme.

Produzido por Lebowski com a Recorded Picture Company e a coprodução da Metropolitan

Distribuição em Portugal pela NOS Audiovisuais; estreia conta com o apoio do ACP – Automóvel Club de Portugal.

As filmagens decorreram a partir de meados de maio de 2023 em Itália e na Grécia, em alguns dos locais originais dos escritórios da Lancia e no campo de testes Stellantis Balocco.

Um filme de STEFANO MORDINI Produção: RICCARDO SCAMARCIO e JEREMY THOMAS

Produtores Executivos: ANGHARAD WOOD e STEFANO MORDINI

Para a MAS Srl: FRANCO GIORGIO

Produtor Executivo: HANWAY FILMS, MARIE-GABRIELLE STEWART e PETER WATSON

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter