CITROËN RALLY TEAM E JOSÉ PEDRO FONTES EM BUSCA DE NOVA VITÓRIA NO RALI DA ÁGUA E DE UM PÓDIO NO CPR.

  • O Citroën Rally Team regressa à ação nos dias 13 e 14 de setembro com José Pedro Fontes e Inês Ponte para disputar o Rali da Água – Transibérico – Eurocidades Chaves /Verin, a sétima prova do Campeonato de Portugal de Ralis 2024.
  • Os Bicampeões de Portugal de Ralis apresentam-se à partida da prova com duplas ambições, apostando nas inegáveis qualidades do Citroën C3 Rally2, preparado pela Sports&You, nos troços em asfalto da prova do Clube Aventura do Minho.
  • Corrido nesse tipo de piso, o Rali da Água – Transibérico – Eurocidades Chaves /Verin integra um percurso cronometrado de 108,47 km, para um total, muito concentrado e com ligações, de 256,40 km.

O Citroën Rally Team regressa à ação no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) com o Rali da Água – Transibérico – Eurocidade Chaves/Verin, organização do Clube Aventura do Minho (CAMI), que vai para a estrada entre os dias 13 e 14 de setembro. Bicampeões de Portugal de Ralis, José Pedro Fontes e Inês Ponte vão apresentar-se aos comandos do seu habitual Citroën C3 Rally2, preparado pela Sports & You.

Após o excelente segundo lugar conquistado no Rali de Castelo Branco, a luta pelo campeonato ganhou mais um protagonista, mas o infortúnio no Rali Vinho da Madeira, quando discutiam uma muito possível vitória, e a combinação dos resultados finais da prova insular acabaram por colocar o Citroën Rally Team longe do primeiro lugar do CPR. Evidentemente que a diferença pontual para os primeiros é grande, mas a dupla não vai desistir da luta e parte para o Rali da Água com objetivos muito claros.

“Conhecendo muito bem a prova transmontana, tendo, inclusivamente, vencido a sua edição de 2021 ao volante do C3 Rally2, após uma luta intensa com dois adversários, e rubricado um terceiro lugar na edição do ano passado, acreditamos que podemos lutar pela vitória no asfalto transmontano, tendo os olhos postos, agora, no pódio do campeonato, que está a uma mão cheia de pontos de distância”, refere José Pedro Fontes.

Fontes e a sua navegadora querem vencer a prova transmontana e agarrar o pódio do CPR 2024 depois “de na Madeira, o meu rali favorito, ter acabado de forma infeliz para nós. Regressamos à ação cientes de que a vitória no campeonato está fora do nosso alcance, numa temporada que não correu como tínhamos idealizado. Mas de nada vale estar a lamentar o que já aconteceu. Vamos para o Rali da Água com uma missão clara: vencer a prova, entrar no pódio final do campeonato, tendo como objetivo estar nessa posição no final da época.” 

O RALI DA ÁGUA – TRANSIBÉRICO – EUROCIDADE CHAVES/VERÍN EM RESUMO*

Sétima prova do CPR 2024, o Rali da Água – Transibérico – Eurocidade Chaves/Vérin é herdeiro do antigo Rali do Alto Tãmega, que foi parte do CPR entre 1983 e 1992, sendo considerado, por muitos, como um dos melhores ralis em piso de asfalto do nacional de ralis.

Agora organizado pelo CAMI Motorsport e com um formato muito compacto, o rali tem a particularidade de começar no país vizinho, em Verín, terminando em Chaves, com 9 provas especiais de classificação, divididas entre os dias 13 e 14 de setembro (sexta-feira e sábado). Um décimo troço espetáculo, disputado em Chaves, e que não fará parte das contas finais da prova, encerrará o Rali da Água – Transibérico – Eurocidade Chaves /Verín.

A estrutura da prova compõe-se por 2 Etapas, 4 secções e 9 Provas Especiais de Classificação (três delas de dupla passagem), 108,47 km cronometrados integrados num percurso total de 256,40 km. A estes troços junta-se uma classificativa espetáculo, com 1,74 km, desenhada no centro de Chaves, a fechar o programa, e que, apesar de ser obrigatória para todos os concorrentes ainda em prova, não influi na classificação final, pretendendo-se, com isso, um brinde ao muito público que é esperado.

Com quartel-general no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (Chaves) a secção pré-competitiva decorre na sexta-feira com os Treinos Livres (08h00 às 09h00), Qualificação (09h30 às 10h00) e Shakedown (10h00 às 11h30), tendo como palco o troço de Nogueirinhas (4,00 km).

A 1ª Etapa e a primeira secção do rali realizam-se na sexta-feira a partir das 17h00, com partida em Verín (Espanha), para cumprir a passagem pelos troços de Transibérico (6,60 km, às 19h48), Termas de Chaves (11,14 km, às 18h39) e Alto Tâmega (10,03 km, às 19h32). Após o final destas três classificativas, as viaturas entram no Parque de Assistências (Av. Heróis de Chaves às 20h05) e depois para o Parque Fechado (20h53) situado no Parque do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso.

A 2ª Etapa e as restantes secções realizam-se no sábado a partir das 09h30, para cumprir uma dupla passagem pelas classificativas de Eurocidade (11,50 km, às 10h14 e às 14h04), Verín (15,78 km, às 11h05 e 14h55) e Chaves (12,20 km, às 12h00 e 16h30), com a segunda passagem por este último troço com o estatuto de PowerStage. O dia integra uma passagem pelo Parque de Assistência entre a segunda e a terceira secções e um Reagrupamento (Soutelinho da Raia) antes da PowerStage.

Finda a sequência oficial de troços, que define a parte competitiva do rali, segue-se a SuperEspecial Rota Termal (1,74 km às 17h06), um troço-espetáculo desenhado no centro de Chaves e que é obrigatório para todos os pilotos ainda em prova, mas que não influi na classificação final do rali, findo o qual os carros dão entrada em Parque Fechado (Praça António Ribeiro Carvalho, Chaves). A cerimónia do Pódio será realizada junto ao Centro Coordenador de Transportes de Chaves, pelas 20h15.

* Nota: As horas indicadas referem-se ao primeiro carro na estrada. 

O C3 RALLY2 DO CITROËN RALLY TEAM

Homologado na categoria “Rally2”, o C3 Rally2 do Citroën Rally Team integra todas as mais recentes evoluções técnicas e de set-up disponibilizadas pela Citroën Racing, no âmbito do seu programa de ralis direcionado para estruturas privadas. Estas soluções têm sido alvo de testes extensivos ao longo dos últimos meses, para enfrentar os desafios das diferentes oito provas do CPR 2024, uma vez mais assente num perfeito equilíbrio entre pisos de terra e asfalto.

Citroën C3 Rally2 – Principais Características Técnicas

– Chassis: Coque reforçada por um arco de segurança multiponto, soldado

– Motor: Citroën Racing de 1.6 litros Turbo de injeção direta – Restritor FIA de 32 mm.

– Potência máxima: 282 cv às 5 000 rpm.

– Binário máximo: 420 Nm às 4 000 rpm.

– Caixa de velocidades: Sadev, sequencial de 5 velocidades + marcha-atrás, comando manual.

– Diferenciais: à frente e atrás, mecânicos autoblocantes.

– Travões dianteiros / traseiros: Discos ventilados, 355 mm (asfalto) e 300 mm (terra), pinças Alcon de 4 pistões.

– Travão de mão: Comando hidráulico.

– Suspensões: Tipo McPherson.

– Amortecedores: Reiger, reguláveis de 2 vias (compressão a baixa e alta velocidade, batente).

– Comprimento x Largura: 3 996 mm x 1 820 mm.

– Distância entre eixos: 2 567 mm.

– Vias: 1 618 mm (dianteira e traseira).

– Reservatório de combustível: 81 litros.

– Pesos: 1.230 kg mínimo (regulamentar) / 1.390 kg com equipa a bordo (regulamentar).

AS 8 PROVAS DO CPR 2024

O Campeonato de Portugal de Ralis divide-se, este ano, por quatro jornadas em pisos de terra e quatro em asfalto, prolongando-se entre meados de março e a primeira quinzena de outubro. Integra várias provas de cariz internacional, nomeadamente o Rali Terras d’Aboboreira, pontuável para o European Rally Trophy (ERT e ERT Junior), o Vodafone Rally de Portugal, do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), e o Rali Vinho Madeira, também pontuável para o European Rally Trophy (ERT e ERT Junior).

CALENDÁRIO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS 2024

Data                                    Prova                                                                         Organizador

23 a 24 março                     Rali Serras de Fafe (terra)                                        Demoporto – CDMP

15 a 16 março                     Rali Casinos do Algarve (terra)                                 Clube Automóvel do Algarve

26 e 27 abril                        Rali Terras d’Aboboreira (terra)                               Clube Automóvel de Amarante

09 a 12 maio                       Vodafone Rally de Portugal (terra)                          Automóvel Club de Portugal

22 a 22 junho                      Rali de Castelo Branco (asfalto)                               Escuderia de C. Branco

1 a 3 agosto                        Rali Vinho da Madeira (asfalto)                               Club Sports da Madeira

13 a 14 setembro                Rali da Água Transibérico

                                            Eurocidade Chaves Verín (asfalto)                           Clube Aventura do Minho

11 a 12 outubro                   Rali Vidreiro Centro de Portugal (asfalto)               C. A. da Marinha Grande

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter