O Enduro de Monsaraz voltou ao Campeonato Nacional após uma ausência de um quarto de século, num regresso que se saúda e se quer ver repetido.
O Campeonato Nacional de Enduro – CFL teve este fim de semana a sua quarta ronda da temporada, marcada pelo regresso do Enduro de Monsaraz do campeonato, uma clássica da modalidade no nosso país durante as décadas de ’80 e ’90, que volta a integrar esta competição após um longo interregno de 26 anos, embora tenha, na temporada passada, recebido já uma prova de Hard Enduro.
Com 169 pilotos à partida, a prova de Monsaraz foi palco de uma boa corrida, dura e exigente, com três excelentes especiais, saldando-se por um bom regresso de Monsaraz ao campeonato e deixando antever a manutenção desta prova clássica do nosso Enduro na próxima temporada.
Julien Roussaly (Sherco) venceu à geral e na classe E2, reforçando o comando do campeonato. Luís Oliveira (Yamaha) foi segundo em termos absolutos e triunfou na E2, com Diogo Ventura (Beta), num dos seus regressos esporádicos ao campeonato, a terminar em 3º lugar (2º em Elite 2).
Depois de ter chovido com alguma intensidade na tarde e noite de sábado, a caravana do Enduro nacional acordou no domingo com a região envolta em nevoeiro, que se foi dissipando quando o Sol apareceu e fez os termómetros subir até temperaturas estivais ao longo da manhã, transformando as características do terreno de forma notória da primeira para a última volta, à medida que o percurso secava.
Mas, qualquer que fosse o estado do piso, o que não mudou foi o domínio do piloto francês da Sherco, Julien Roussaly, que venceu 9 das 10 especiais rumo ao seu segundo triunfo absoluto da época e à vitória na classe Elite 2. Luís Oliveira, vindo de dois fins de semana consecutivos a alinhar em provas do Campeonato do Mundo, mostrou também um grande andamento e foi 2º absoluto e vencedor na Elite 1 – passando a liderar a classe -, ele que nesta época está ainda a recuperar a plena forma após uma longa paragem por lesão. Diogo Ventura foi terceiro absoluto e o único que conseguiu ‘roubar’ a Roussaly a vitória numa especial.
Na Open, Ruben Ferreira (Beta) voltou a vencer na Open geral e Open 1, mantendo-se invicto esta temporada, enquanto Filipe Oliveira (Beta) triunfava em Open 2. Nos Verdes, Luís Pinto Jr. (KTM) estreou-se e vencer à geral e em Verdes 2, depois de ter chegado ao pódio na ronda anterior. Fábio Magalhães (Honda) continuou a sua toada triunfante em Verdes 1 e Bruno Gomes (KTM) repetiu a subida ao lugar mais alto do pódio, após a dupla vitória em Santa Marta de Penaguião.
Nas Senhoras, com a dominadora do campeonato até agora, Vilde Holt, ausente devido à lesão sofrida numa prova do Mundial, a campeã nacional Mariana Afonso (KTM) viu facilitado o caminho para a vitória nesta ronda alentejana.
Manuel Moura (Yamaha) levou a melhor num bom duelo com Gil do Carmo (Honda), enquanto Cláudio Belchior (KTM) venceu nos Super Veteranos e reforçou a sua posição no topo da tabela do campeonato. Finalmente, Gonçalo Gomes (GasGas) estreou-se a vencer na Promoção.
No que respeita aos troféus monomarca, o Troféu Enduro GasGas Portugal teve no veterano Pedro Oliveira o vencedor, isolando-se assim no comando da competição. No Troféu Sherco foi Paulo ‘Ballas Jr.’ Gonçalves o vencedor.
Resultados completos AQUI
O Campeonato Nacional de Enduro – CFL prossegue com a sua quinta jornada a 19 de maio em Alcobaça.
Foto: Pedro Meira