Mário Borges, João Santos, Sérgio Carvalho, Martim Meneses, Afonso Lopes, Miguel Martins e Miguel Barbosa venceram hoje no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, no fecho da quarta jornada dupla que decorreu no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Clube Automóvel do Minho.
Os 73 participantes da quarta jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, apesar de muito calor que se fez sentir em Braga, contribuíram para que as corridas fossem disputadas com um elevado nível de competitividade.
Na sessão de treinos cronometrados da categoria X30 Sénior deste domingo, Santiago Alves (Parolin) conseguiu a pole-position e um ponto-extra, com uma volta em 52,405s. Na manga de qualificação, Martim Meneses (CRG) foi o mais forte e ficou na frente de Gabriel Caçoilo (LN), com ambos a arrancarem para a Final da primeira linha. Santiago Alves e Rafael Rajani (TBKart) largaram logo atrás, da segunda linha.
Na corrida decisiva, disputada em 17 voltas, Martim Meneses conseguiu assumir a liderança logo na fase inicial e depois foi, paulatinamente, construindo uma vantagem que chegou a ser superior a 2 segundos. O campeão nacional em título, que regressou este fim de semana ao CPK, confirmou mesmo a segunda vitória consecutiva em Braga, terminando na frente de Gabriel Caçoilo. O piloto de Aveiro, por sua vez, nem se apercebeu do toque entre Santiago Alves e António Macedo (CRG), que acabou por relegar Alves para o nono lugar final, complicando a suas aspirações ao título de campeão.
Max Radec (CRG), que ontem tinha vencido a manga de qualificação, foi o quinto classificado na prova de domingo, na frente de Bernardo Pinto (Tonykart), autor de uma excelente recuperação de 10 lugares, e de Afonso Machado Ferreira (TBKart). Diogo Caetano (Birel ART) subiu até ao oitavo lugar, enquanto Santiago Alves e Tomás Gomes (TBKart) completaram o top 10. Margarida Furtado (Parolin) ganhou a classe feminina e foi 14.ª classificada na Final.
Categoria X30 Super Shifter
Hugo Marreiros (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados à geral e na classe Master com uma volta em 51,195s. Na manga de qualificação, o piloto de Lisboa voltou a ser o mais forte, deixando Luís Aguiar (TBKart) no segundo lugar, com Afonso Barata (KR) e Mário Borges (Maranello) nas posições seguintes.
Na corrida decisiva, disputada em 17 voltas, o início foi bastante atribulado ao obrigar três pilotos a abandonar: Hugo Marreiros, João Dias (Tonykart) e Nuno Portela (Birel ART). Luís Aguiar assumiu a liderança, mas a quatro voltas para o final também foi forçado a abandonar.
Mário Borges com um andamento muito forte acabou por bater toda a concorrência à geral e na Sénior, à frente de Joseph Oliveira (Lenzokart) e Afonso Barata (KR), que completaram o pódio à geral e na Sénior. João Santos (BRM) fez uma excelente corrida e terminou na quarta posição à geral e em primeiro na classe Master, na frente do outro Master, Bruno Frota (Sodikart). João Nunes (Tonykart) foi penalizado e caiu para o sexto lugar, enquanto Sérgio Carvalho foi o sétimo classificado à geral e o vencedor da classe Gentleman, seguindo-se Rui Pires (Kali Kart) num honroso segundo lugar da classe Gentleman, também vítima da partida algo atribulada.
Categoria Júnior
Na prova deste domingo, em Braga, Duarte Alves (LN) começou por obter a pole-position durante a sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 54,466s. O jovem piloto de Penafiel venceu depois a manga de qualificação, na frente de Leonor Rocha (TBKart), com ambos a largarem da primeira linha para a Final. Afonso Lopes (Kart Republic) e José Pedro Pinto (Kart Republic) partiram logo atrás, da segunda linha.
Na corrida decisiva, disputada em 18 voltas, Duarte Alves foi obrigado a abandonar logo no arranque, com problemas mecânicos no seu kart, e isso deixou Afonso Lopes no comando das operações. O jovem piloto de Coruche liderou da primeira à última volta e garantiu o seu regresso às vitórias, numa altura em que discute o primeiro lugar do campeonato com Leonor Rocha. Por sua vez, a piloto de Ponte de Lima, que tinha ganho no sábado, conquistou os pontos do segundo lugar, enquanto José Pedro Pinto também conseguiu novo pódio na sua época de estreia na X30 Júnior, com o terceiro posto.
Cada vez mais competitivo, o jovem Tomás Carapucinha (Birel ART) garantiu o melhor resultado da sua temporada, com o quarto lugar, enquanto Mário Silva Lora (DR) fez uma corrida de recuperação e subiu até ao top 5. Seguiram-se Beatriz Costa (CRG), Guilherme Pereira (BRM) e Vicente Rodrigues (Maranello), que também demonstraram a sua evolução e terminaram nos oito primeiros.
Categoria X30 Mini
Miguel Martins (TBKart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, com a marca de 59,787s. Na manga de qualificação, venceu Francisco Correia (CRG), na frente de Santiago Barros (CRG), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida. Miguel Martins e Francisco Iglésias (Birel ART) ocuparam as posições seguintes na manga e partilharam a segunda linha na Final.
Na corrida decisiva, disputada em 17 voltas, Francisco Correia aproveitou da melhor forma a pole-position para liderar as primeiras três voltas, altura em que Miguel Martins passou para o comando, sendo que na volta seguinte foi a vez de Santiago Barros assumir a primeira posição, para não mais a largar até final. Contudo, o jovem piloto de viria a ser penalizado e caiu para a terceira posição, tendo Miguel Martins conquistado a vitória e Duarte Rodrigues (DR) – que arrancou da 14.ª posição e assinou a volta mais rápida em 1m00,040s – o segundo lugar.
Francisco Correia (Birel ART) foi um tranquilo quarto classificado e na luta pela quinta posição Martim Gomes (Birel ART) acabou por ser mais forte do que Mateus Gomes (DR) e Artur Loureiro (TBKart). Por sua vez, Gastão Neto (KR) garantiu o oitavo lugar, na frente de Francisco Iglésias (Birel ART) e de Tomás Soeiro (DR) Tomás Soeiro (DR), pilotos que fecharam o top-10. Gustavo Oliveira (CRG) foi o 11.º classificado, seguindo-se Lourenço Antunes (Birel ART), Giovanni Gilmore (Tonykart), enquanto Tomás Fontes (Tonykart) foi forçado a abandonar na 10.ª volta.
Categoria Cadete
Na sessão de treinos cronometrados de domingo, em Braga, Raúl Vilarinho (Kart Republic) foi o mais rápido e conseguiu a pole-position, com uma volta em 1m01,550s. Miguel Barbosa (Kart Republic) venceu depois a manga de qualificação, na frente de Guilherme Aguiar (TBKart), com ambos a ocuparem a primeira linha da grelha para a Final. Raul Vilarinho e João Diogo Barros (Alonso Kart) largaram logo atrás, de segunda linha.
A corrida decisiva, disputada em 11 voltas, teve Miguel Barbosa na liderança do pelotão em quase toda a prova, com exceção de uma passagem de Raúl Vilarinho pelo comando. Quando recuperou o primeiro lugar, Miguel Barbosa nunca mais deu hipóteses aos seus adversários diretos e conseguiu o pleno de vitórias nas Finais em Braga, preparando-se agora para confirmar o título de campeão nacional na derradeira jornada dupla, no Bombarral.
Raúl Vilarinho voltou a demonstrar a sua evolução e voltou a subir ao pódio esta temporada, enquanto Luís Fernandes (Parolin) completou o top 3 na Final, logo na frente de Guilherme Aguiar.
Apesar de ter apenas 6 anos, Manuel Miranda (FA) terminou num notável quinto lugar, com João Diogo Barros (Alonso Kart) a ser o sexto classificado, depois de ontem ter subido ao pódio. O jovem madeirense Bernardo Sequeira (Kart Republic) foi sétimo na Final, enquanto os jovens Tomás Raposo (CRG), Duarte de Deus (Birel ART) e Rodrigo Carreira (Kart Republic) completaram o top 10.
A quinta e última jornada do Campeonato de Portugal de Karting Toyota está agendada para os dias 6 e 7 de setembro e será disputada no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME.