A oval de Travassô, Águeda, estreou-se a receber o Campeonato Nacional de Flat Track, com a penúltima rodada da competição a deixar todos os títulos ainda por decidir.
A 5ª e penúltima prova da temporada 2025 do Campeonato Nacional de Flat Track aconteceu no último fim de semana em Travassô, Águeda, que recebeu pela primeira vez em seu oval esta competição espetacular e animada. Com apenas uma prova por disputar, todos os seis títulos de campeonatos e troféus nacionais da modalidade ficaram ainda por decidir.
Na pista de Travassô voltamos a ter grandes lutas, resultando em estreias a vencer em finais, entre os triunfos dos frequentadores habituais dos lugares do pódio. Foi assim na classe Infantil, com Leandro Felícia a vencer pela primeira vez a final na classe dos mais novos, depois de ter sido dividida com Enzo Pereira as vitórias nas mangas de qualificação. Ausente nesta prova, a participar numa prova internacional de Motocross, Enzo Mateus continua a liderar o campeonato, agora com apenas 4 pontos de vantagem sobre Felícia.
Na classe Promo Bike Rui Miguel fez o ‘hat trick’, dominando as três corridas, mas na tabela encontra-se distante do líder, tendo falhado as duas primeiras provas. Tony Martinez parte para a última rodada no comando da classificação, 21 pontos na frente de Reinaldo Ribeiro.
No Mini Flat Track, o ‘suspeito do traje’, de Alberto González, venceu igualmente as três corridas, mas sempre perseguido de muito perto por Luís Sousa, José Alves e Afonso Santos. Com mais estes triunfos, González soma agora mais 28 pontos que Luís Sousa.
Entre as Tracker, Avelino Ferreira e Maurício Santos protagonizaram os seus duelos habituais, cada um vencendo uma das mangas de qualificação, mas na final foi Maurício Santos a impor-se a Afonso Santos por 3,5s e a aumentar para 21 pontos a sua vantagem no campeonato face a Avelino Ferreira.
Nas Power Bike, apesar das lutas equilibradas pelos primeiros lugares, o ocupante do lugar mais alto do pódio foi sempre o mesmo nas MQ e na final: João Sá, que assim passa a comandar o campeonato, escassos 3 pontos na frente de Henrique Pinheiro e com Fábio Felícia já afastados da luta pelo título.
Finalmente, nas Dirt Bike, Miguel Fernandes, Ito Glez e Emilio Garcia voltaram a ser os principais protagonistas da luta pelos lugares do pódio, mas o português acabou por se importar nas três corridas, comandando o campeonato com 9 pontos de avanço para Ito Glez, o que deixa também tudo em aberto para a última ronda.
O Campeonato Nacional de Flat Track tem a sua jornada de encerramento já no próximo sábado, 19 de julho, na pista da AG81 em Aguçadoura, Póvoa de Varzim.
Fotos: Fábio Pando