- Miguel Barbosa e Luís Portela Morais em Fronteira e Martim Ventura no Transnorte Rally Raid
O bp Ultimate Adventure Team continua muito ativo neste final de 2024.
Miguel Barbosa e Luís Portela Morais vão estar na vila alentejana de Fronteira, onde terá lugar mais uma edição das célebres bp Ultimate 24 H TT Vila de Fronteira e 4H TT, esta última destinada à competição SSV. Já o novo campeão nacional moto, Martim Ventura, vai participar na primeira edição do Transnorte Rally Raid, competição que se disputa de 2 a 8 de dezembro em Macedo de Cavaleiros.
Inserido no projeto do atleta Telmo Pinão, que nos recentes Jogos Paralímpicos em Paris conquistou na disciplina de ciclismo adaptado um diploma para Portugal, Miguel Barbosa vai competir na competição de 24 Horas aos comandos de um Buggy Astra GTC. Um projeto que arranca em Fronteira com a iniciativa “Vem viver um dia diferente” que irá disponibilizar diversos co-drives a crianças, jovens e adultos de várias IPSS – entre as quais a APPACDM, a CERCI e a Associação Salvador – numa pista preparada para o efeito.
“É uma honra e um orgulho poder participar neste projeto com um atleta como o Telmo e ainda para mais em conjunto com a Associação Salvador, que já é um parceiro nosso de longa data. Será uma forma diferente de estar nestas bp Ultimate 24 H TT Vila de Fronteira. Será, sem dúvida, um fim-de-semana de festa onde vamos tentar proporcionar um dia diferente a quem mais precisa”, refere o piloto do bp Ultimate Adventure Team.
De regresso às competições estará Luís Portela Morais que vai disputar a corrida de 4 Horas destinada aos SSV naquela que “vai ser a minha primeira corrida depois de tanto tempo parado. Será uma boa oportunidade para treinar para o Dakar 2025. O meu grande objetivo é poder fazer horas e quilómetros a conduzir. Vou fazer dupla com o Pedro Antunes, que é um piloto muito forte do Campeonato Nacional e penso que temos condições para lutar por um bom resultado. Vai ser uma semana intensa pois vou também testar o G-ECKO, a máquina que vou pilotar no Dakar. Estou certo de que será uma boa preparação para a mais dura corrida de todo-o-terreno do mundo”, refere Luís Portela Morais que no Rali Dakar 2025 terá, mais uma vez como navegador, o colega de equipa David Megre.
Martim Ventura, recém sagrado campeão nacional, vai disputar o estreante Transnorte Rally Raid a jornada portuguesa da FIM Europe Tout Terrain-Rally Cup, competição organizada pela CAMI Motorsport que vai percorrer as fantásticas pistas da região Norte de Portugal num total de 925 km cronometrados divididos por seis dias de corrida: “vou participar nesta competição pela primeira vez com a mota de Rally com a qual vou disputar a próxima época desportiva, onde o objetivo passa pela internacionalização e por preparar o Dakar de 2026. O Transnorte Rally Raid é uma corrida nova e penso que terá um ambiente tranquilo, o que acaba por ser perfeito para mim porque posso entrar na prova de uma forma mais calma e com uma atitude de aprendizagem particularmente na leitura do roadbook e na perceção da moto.
Tive uma pequena lesão que me afastou das competições depois do Portalegre, mas estou pronto para retomar a minha evolução e, neste sentido, estou muito contente por conseguir estar à partida desta corrida”, referiu Martim Ventura.