André Brás: “vencer entre os pilotos do troféu numa rampa é um objetivo”

Com quatro provas já disputadas na temporada de 2025, André Brás afirma-se como um dos protagonistas do FPAK Júnior Team de Montanha, ocupando solidamente o segundo lugar da classificação geral.

O jovem piloto de Peso da Régua iniciou o campeonato com um terceiro lugar na Rampa Porca de Murça, mas rapidamente elevou o seu desempenho: subiu ao segundo degrau do pódio nas três provas seguintes, incluindo a exigente Rampa Serra da Estrela – Covilhã, onde voltou a demonstrar garra e capacidade de superação.

“Foi um sábado difícil, com problemas mecânicos que me impediram até de realizar a primeira subida de prova. Felizmente, no domingo o carro esteve perfeito. Consegui recuperar tempo e sentir que estava competitivo. Estou muito orgulhoso por ter superado mais um desafio e, sobretudo, por ter alcançado bons tempos. Este segundo lugar foi uma excelente recompensa para mim e para toda a equipa”, afirmou André Brás no final da prova.

Com a primeira metade da temporada concluída, o piloto da NJ Racing e Befast Motorsport faz um balanço “muito positivo”, destacando a evolução sentida ao longo das provas: “Tenho aprendido muito, com segurança, a dominar a condução em competição. O apoio da equipa tem sido fundamental. Esta tem sido uma experiência incrível e quero retribuir toda esta confiança com bons resultados nas provas que ainda faltam.”

Sobre os objetivos para a segunda parte do campeonato, o jovem reguense é ambicioso: “Quero continuar a aproximar-me dos tempos do Nuno Guimarães Jr. e, claro, vencer uma rampa entre os pilotos do troféu é um sonho que espero concretizar.”

E porque não já em Santa Marta de Penaguião?

“Sei que será difícil, mas seria incrível. Vou correr em casa, perante a família e os amigos, o que torna tudo mais especial. Tenho consciência de que será uma prova exigente, mas vou dar o meu máximo para estar ao mais alto nível”, conclui.

O Campeonato de Portugal de Montanha regressa a 21 e 22 de junho, com a Rampa de Santa Marta, onde André Brás espera continuar a surpreender.

Nuno Guimarães não quis deixar de “parabenizar o Afonso. Já era altura de ele saborear o degrau mais alto do pódio. Temos muito orgulho nele. É o futuro desta divisão!”.

E, como se infere pelas palavras do ‘Capitão’, a fava voltou a sair a Nuno Pinto. A sua barchetta ADR Sport II voltou a ceder, não permitindo ao rápido piloto duriense completar uma subida que fosse!

“Acabou!… não gastaremos mais tempo, nem recursos, a tentar debelar os problemas neste carro!”, assumiu Nuno Pinto, no fecho da sua curta presença na prova, lamentando “este calvário que vivemos. Quis muito estar presente na rampa, pelo carinho imenso que tenho por Boticas e pelos botiquenses. Lamento que não lhe tenha proporcionado o espetáculo que queria dar. Agora é olhar em frente, ir em busca de uma solução competitiva e, em 2025, voltar com toda a força!”.

O Top 5 de Rute Brás na Divisão Turismo 3 assume-se como mais um excelente resultado para a aguerrida piloto de Peso da Régua. Em mais um fim-de-semana em que o seu Peugeot 206 RC funcionou que nem um relógio suíço e a ‘Amazona do Douro’ demonstrou uma segurança à prova de bala e uma capacidade de evolução que se traduz na melhoria de quase 20 segundos (!) entre a 1ª e a 3ª subidas de prova.

“O resultado é bom e dá-nos esperança de terminar a época com uma boa classificação”,  afirma Rute Brás que, no entanto, lamenta que “a rampa não tenha corrido tão bem quanto eu gostava. No Caramulo partimos a caixa de velocidades e, por atraso na vinda desse componente já refeito, tive de alinhar aqui, em Boticas, com a caixa de origem e o rapport muito longo prejudicou muito a condução do carro”.

Agora, foco total na última prova da temporada. A Rampa Serra da Estrela Covilhã ocorre nos dias 12 e 13 de outubro e a NJ Racing quer fazer da prova o palco de mais um título de Nuno Guimarães e da melhor classificação de sempre de Rute Brás na sua divisão.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter