A velocidade nacional arranca este fim de semana no Autódromo Internacional do Algarve, com a primeira edição do Algarve Iberian Racing Festival, um evento que inclui dez corridas em dois dias e mais de uma centena de carros.
O primeiro Iberian Racing Festival do Algarve, marcado para os dias 4 a 6 de Abril, promete um fim de semana repleto de adrenalina, velocidade e competição ao mais alto nível com mais de 100 equipas presentes.
O Iberian Historic Endurance regressa a Portimão na primavera para uma prova que servirá de preparação para a nova temporada da maior competição de carros clássicos do sul da Europa. A competição, que reúne deslumbrantes carros de Turismo e GT até 1976, disputará duas corridas de 50 minutos, com a primeira a ter lugar no final da tarde de sábado, evocando o estilo das clássicas provas de 24 Horas.
A temporada de 2025 da Single Seater Series começará também em Portimão e com uma grande novidade: a introdução de duas divisões, uma para fórmulas com asas e outra para os sem elementos aerodinâmicos. No circuito algarvio, estarão em acção vários monolugares que serviram de base de formação a campeões mundiais de Fórmula 1. Garantindo um espetáculo diversificado e repleto de história, a grelha de partida é composta por modelos tão variados como os Fórmula Renault 2.0, os Fórmula 3 dos anos 70, os Fórmula Ford sem asas ou os Fórmula Novis (um carro que foi construído pela Mygale especialmente a pensar em Portugal).
Cerca de três dezenas de carros estão previstos na “montanha-russa” de Portimão para a prova inaugural da temporada do Group 1 Portugal. Esta competição para viaturas de turismos, criada em 2012 e dedicada a clássicos com especificações do Group 1 Pré-1981, tem vindo a consolidar-se no panorama automobilístico nacional, oferecendo sempre corridas animadas e cheias de acção. No Autódromo Internacional do Algarve, a grelha de partida será composta por viaturas emblemáticas do desporto motorizado português, como o Ford Escort, o Datsun 1200 ou o VW Golf, para além dos concorrentes do Troféu Mini, que disputarão duas corridas de 40 minutos cada.
O prato principal será a prova de abertura de temporada do Supercars Endurance – Iberian Supercars, do Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV) e do Supercars España. A adesão a esta primeira prova pontuável superou todas as expectativas, a ponto de a Race Ready ter optado por dividir o pelotão em duas grelhas de partida.
Assim, o programa contará com duas corridas de 50 minutos, cada uma com uma paragem obrigatória nas boxes, para todos os GT4 e outras duas, também de 50 minutos, para as demais divisões. Entre os GT4, poderá admirar os modelos mais modernos da actualidade a competir na Peninsula Ibérica, de marcas de prestígio como Aston Martin, BMW, Mercedes-AMG, McLaren, Porsche e Toyota. Do outro lado, encontrará carros tão diversos como os Ginetta G55, um Hyundai Elantra N TCR, um Ferrari 430 Challenge, vários Porsche em diferentes especificações, entre outros.
Onde e como ver
Para os entusiastas que desejem admirar estas máquinas históricas de perto, na bilheteira do Autódromo Internacional do Algarve, estarão disponíveis bilhetes a um preço acessível de apenas 10 euros, que incluem acesso privilegiado ao paddock. Esta é uma oportunidade única para os fãs interagirem com as equipas e pilotos, além da possibilidade de observar de perto os preparativos das máquinas antes das provas.
Quanto às transmissões, todas as corridas de domingo serão exibidas no canal YouTube da Race Ready em www.youtube.com/@raceready_historicgtracing.
As quatro corridas do Iberian Supercars, do Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV) e do Supercars España terão cobertura especial em transmissão direta através das plataformas DAZN, tanto em Portugal como em Espanha.