Águeda Rali Travocar foi apresentado

Uma sala cheia de publico foi o cenário para a apresentação do Águeda Rali Travocar no Centro das Artes de Águeda, espaço que ontem à noite no seu exterior estava devidamente engalanado com dois temas: Natal e ralis.

À decoração alusiva à época que estamos a começar a atravessar foi acrescentado um “cheirinho” a rali com a presença de algumas viaturas, mostrando à cidade a primeira ação visível da prova que marcará o regresso das provas de estrada a Águeda.

Entre o muito público presente, pilotos, mas também patrocinadores e entidades oficiais que tiveram as primeiras informações e histórias relativas ao Águeda Rali Travocar que está a pouco mais de duas semanas de distância.

A inscrições estão abertas até à próxima quarta feira e o número de equipas inscritas já vai em meia centena. A prova terá o Centro Operacional do Rali nas instalações da Travocar e a partida está marcada para Sábado ao princípio da noite com a dupla passagem na Super-Especial que de disputará nas ruas da zona alta da cidade. “Escolhemos realizar este troço espetáculo um pouco mais cedo que o habitual para que as pessoas possam usufruir do serão de Sábado à noite em Águeda que estará em festa dada a época natalícia,” realçou Carlos Guimarães o Presidente do CAST e Diretor de Prova.

No Domingo teremos a passagem tripla pelos troços de “Préstimo” e Água Serrana”, as duas primeiras passagens de manhã, e depois da vinda ao parque de assistência na cidade à hora de almoço terá lugar a passagem da tarde. A entrega de prémios que marcará o final do rali será junto ao Pai Natal gigante que é uma imagem de marca de Águeda nesta altura.

A segurança é um fator primordial e o Diretor de Prova assegurou que “além do sistema de monitorização da prova na Travocar com a presença dos responsáveis das forças de segurança e emergência em permanência no decorrer do evento, teremos em cada prova especial de classificação um carro de emergência médica com meios de reanimação que fará transportar um médico e um enfermeiro, além de duas ambulâncias, um carro de combate a fogo e um carro de desencarceramento. No troço grande a haverá uma duplicação de alguns destes meios posicionados a meio do percurso.

A prova organizada pelo CAST – Clube Automóvel de Santo Tirso e promovida pela Promolafões conta com o forte apoio da autarquia do Baixo Vouga, a qual foi um parceiro atento à oportunidade surgida de forma repentina no final do ano.

Jorge Almeida, o Presidente da Câmara Municipal de Águeda, começou por agradecer a presença de todos os que estavam na sala, revelando estar “muito contente por ver esta sala tão composta e com tanta gente, e sobretudo de perceber que o entusiamo do rali começa exatamente aqui, e este entusiasmo é uma das razões para estarmos cá.” Frizou ainda que “o que há de mais gigante aqui em Águeda é a alma deste povo, que por natureza gosta de desafios e que tem uma capacidade empreendedora que fala por nós,” justificando o desafio que a autarquia abraçou de apoiar a prova num muito curto espaço de tempo.

Edson Santos, o Vice-Presidente da autarquia, já tinha destacado os fatores que os levaram a aceitar o desafio de ter a prova n concelho, “temos pilotos de Águeda e apoiamos pilotos de Águeda. Temos empresas que nos apoiam e estão ligadas a esta modalidade, e neste ponto a Travocar foi essencial. Na autarquia temos uma equipa pequena mas que sabe organizar, seja o mundial de Motocross, seja a volta a Portugal, seja o evento que for sabemos organizar e isso acontece porque sabemos trabalhar em parcerias. Temos confiança nas parcerias que nos levam também a promover o nosso território e o desporto tem sido um dos meios dessa promoção.”

A Travocar é o principal parceiro privado da prova, tendo Telmo Simões em representação da empresa referido que com esta parceria “promovemos a marca, divulgamos os nossos fornecedores, é agradável, nós gostamos de estar presentes com provas boas, pessoas sérias e competentes e o projeto que nos apareceu é um projeto em que nós acreditamos. Por outro lado juntar isto tudo na nossa terra, na terra onde vivemos, dá gosto e foi por isso que abraçamos este projeto.”

José Correia da Promolafões foi o elo de ligação entre o CAST e os parceiros de Águeda, um trabalho feito desde a primeira hora “reconhecendo a excelência do trabalho do CAST enquanto organizador e a abertura das pessoas de Águeda para uma prova desta dimensão. Assim que a oportunidade surgiu muito rapidamente conseguimos reunir os meios necessários para em tempo record anunciar a prova.”

Mas o homem da Promolafões já olha para a frente e não hesita em revelar a ambição de “trabalhar para esta prova no futuro subir ao Campeonato de Portugal de Ralis, o principal campeonato em Portugal. Penso que temos todos os ingredientes para que no futuro Águeda tenha uma prova candidata ao CPR.”

A cerimónia de apresentação terminou com um brinde com espumante Baga das Caves Primavera, outro dos parceiros da prova.

O Águeda Rali Travocar realiza-se a 7 e 8 de Dezembro, pontuando para os campeonatos Promo de Ralis, Start Norte, Start Norte 2RM, GT de Ralis, Clássicos de Ralis, Clássicos de Ralis 2RM, FPAK Junior Team de Ralis e KIA Rally Cup.

Pode seguir as novidades da prova em https://www.facebook.com/agueda.rali.travocar ou https://www.facebook.com/158679407516388 ou então no site do Clube Automóvel de Santo Tirso em https://cast.online.pt/.

As equipas podem seguir as infirmações oficias pela aplicação Sportity com o código ART2024.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter