Piloto austríaco conquista a terceira vitória do ano em casa, no Rallye Weiz
Lidera a ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe” a meio da presente época
Forte desempenho de Matthias Walkner, ás das duas rodas, na estreia com o Corsa Rally Electric
Luca Pröglhöf alcançou, no passado fim de semana, a sua terceira vitória da época na ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe” de 2024 Nem mesmo a forte tempestade que atingiu o parque de assistência do Rallye Weiz, na sexta-feira à tarde, danificando as tendas das equipas, fazendo com que todo o rali fosse interrompido até à manhã seguinte, o impediu de alcançar o lugar mais alto do pódio. Junto com Christina “Dina” Ettel, sua navegadora, o austríaco de 24 anos demonstrou um desempenho fenomenal neste seu rali corrido em casa, sendo o mais rápido em 10 das 11 Especiais da prova, acumulando uma vantagem de dois minutos e onze segundos sobre os segundos classificados, os franceses Anthony Rott e Hervé Faucher, no final do rali. O terceiro lugar ficou para a dupla espanhola Alex Español Jove / Patricia Sáiz Ruiloba.
“Missão cumprida”, regozijou-se Pröglhöf, ele que, a meio da época, viu a sua vantagem pontual no ranking da copa aumentada para 31 pontos. “Preparámo-nos o melhor possível, estudámos muitos ‘onboards’ do ano passado e fizemos notas de andamento perfeitas. Rapidamente entrámos no ritmo e fomos capazes de estabelecer uma cadência rápida sem ter de correr demasiados riscos.”
Na Especial n.º 9, a dupla Pröglhöf/Ettel viria mesmo a alcançar o 10º tempo da geral com o seu Corsa Rally Electric, de 100 kW (136 cv) e 260 Nm de binário, deixando atrás de si alguns carros de tração integral, com o dobro da potência. “Em descidas, é só prego a fundo!”, ria-se Pröglhöf. “O Corsa Rally Electric tem um comportamento fantástico e, ao fim de três anos, confio tanto em mim e no carro que posso levar-me ao limite nestes troços. Foi, como sempre, muito divertido.”
Também Rott estava satisfeito com o seu desempenho, mas o alsaciano quer mais: “Preparámo-nos muito bem para o Rallye Weiz depois de as coisas não terem corrido tão bem aqui no ano passado. Beneficiei muito da experiência do Hervé. Sentimos bem as mudanças nas condições de aderência e estávamos confortáveis no carro. Agora esperamos poder fazer um pouco melhor em Stemwede e colocar mais pressão no nosso amigo Luca.”
Com o pódio aqui alcançado, ‘Sito’ Español subiu ao terceiro lugar na classificação geral da copa: “Foi um rali difícil, em que tivemos dificuldade em encontrar o nosso ritmo no primeiro dia. Parabéns ao Luca, imbatível aqui. Mas, no cômputo geral, também estou satisfeito com o meu desempenho.”
A piloto feminina mais rápida neste rali foi, desta feita, a belga Lyssia Baudet, com a francesa Lea Sam-Caw-Frève no lugar de copiloto. Contando com o suporte da Associação Automóvel Belga RACB, Baudet terminou no quarto lugar, à frente das francesas Emma Chalvin / Emy Ailloud-Perraud, patrocinadas pela FFSA, que assim mantiveram o quarto lugar na classificação provisória da copa. “O primeiro rali com a Léa correu muito bem”, afirmou Lyssia Baudet, feliz no final. “O rali foi muito exigente devido à constante mudança das condições de aderência, mas fomos melhorando cada vez mais. O quarto lugar é ótimo, mas só ficarei realmente satisfeita quando conseguirmos subir um pouco na classificação.”
Destaque para o austríaco Matthias Walkner, que também causou uma ótima impressão. O vencedor das duas rodas no Dakar de 2018 teve um desempenho brilhante, contando, ao seu lado, como navegador, com Thomas Haider, naquele que foi apenas o seu segundo rali com automóveis, mostrando-se muito rápido. “Tenho de dizer que esta copa monomarca elétrica de ralis funciona muito bem”, disse Walkner. “Sentimo-nos perfeitamente em casa e divertimo-nos muito. Fiquei agradavelmente surpreendido com o equilíbrio do Corsa Rally Electric. A cada quilómetro que passava, melhorávamos o comportamento e ganhávamos cada vez mais confiança. Estou ansioso por fazer mais ralis!”
Piloto convidado nesta jornada, o jornalista Reiner Kuhn e o seu navegador Ilka Minor também se saíram bem nesta que foi a sua primeira prova ao volante do Corsa Rally Electric, apesar de um ligeiro toque num muro na primeira especial. “Depois disso, fomos com um pouco mais de calma”, disse o experiente escriba dos ralis com um sorriso. “Quando me habituei ao carro e fiquei mais confiante, a diversão aumentou. Atingi o meu objetivo e levei o carro em segurança até à meta.”
Segue-se, no calendário, a quinta ronda da ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe”, a 9 e 10 de agosto, integrado no ADAC Rallye Stemweder Berg, na região de Lübbecke.
Classificação da ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe” após 4 de 8 rondas:
1. Pröglhöf 130 pontos.
2. Rott 99.
3. Español 74.
4. Chalvin 68.
5. Hangodi 64.
6. Baudet 48.
7. Lemke 42.
8. Pottier 38.
9. Melse e Wittenbeck 37, cada.
11. Kamermans 16.
12. Bayer 14.