Desafio que ultrapassa fronteiras
Está de regresso a grande aventura do todo-o-terreno nacional, com o 9.º Portugal de Lés-a-Lés Off-Road, ligando Vila Pouca de Aguiar a Albufeira entre os dias 2 e 5 de outubro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em les-a-les.com, site onde é possível descobrir algumas das novidades implantadas para um maior facilidade logística e conforto dos participantes. Limitadas a 300 mototuristas, garantem desde logo a oportunidade única de descobrir o País fora dos trajetos convencionais, sendo que, em 2024, será feita a internacionalização do evento organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal, com viagem até Valverde del Fresno, atravessando a fronteira luso-espanhola no final da primeira das três etapas. Localidade que será ponto de partida para a segunda jornada, rumo ao Alandroal, e que, tal como as restantes, terá uma extensão a rondar os 300 quilómetros.
Ao todo serão cerca de 1000 km por estradões de terra batida, ligações rurais e alguns caminhos de cabras, limitando o asfalto ao imprescindível para ligar os troços de ‘off-road’.
Travessia do mapa nacional numa aventura de superação pessoal, desafios e grande diversão, que conta com algumas novidades. Assim, para aqueles que não querem ir a rodar com a moto até ao local de partida ou desde a chegada até casa, existe um serviço de transporte de motos e bagagem, com pontos de recolha e entrega em Lisboa, Porto e Faro. Serviço garantido por empresa especializada que permite ainda o transporte de sacos ou malas (desde que fixos nas motos) e que poupará os obrigatórios pneus com perfil mais aventureiro. Para todos os participantes existe ainda a possibilidade de integrar a família ou amigos na festa, inscrevendo-os como equipa de apoio, garantindo o direito de acesso aos parques fechados no final das etapas, mas também aos jantares nos quatro dias e às t-shirts do evento.
Quanto aos pneus, que serão um dos pontos a conferir nas Verificações Técnicas, no dia 2 de outubro, em Vila Pouca de Aguiar, é obrigatória a montagem de pneumáticos tipo trail ou enduro em todas as motos, independentemente da cilindrada ou tamanho, das scooters às maxi-trail.
As inscrições custam 325 € para os portadores de cartão de Motociclista da FMP, estão limitadas, por questões logísticas, a 300 participantes e encerram a 15 de setembro. Isto se, tal como tem acontecido praticamente sempre desde a primeira edição, não esgotarem antes dessa data! Afinal trata-se de uma oportunidade imperdível para uma aventura memorável através de serras e planícies, passando por vinhedos e montados, subidas sem fim e descidas de cortar a respiração, das estreitas veredas nortenhas aos estradões alentejanos a perder de vista. Em suma, uma festa de paisagens realmente únicas, muitas vezes apenas acessíveis através alguns dos mais recônditos e desconhecidos trilhos em fora de estrada, ao alcance de todos. Basta que tenham um pouco de experiência de condução fora do asfalto…