A Dassault Systèmes e a Peugeot Sport, parte integrante da Stellantis, estabeleceram uma parceria para otimizar a aerodinâmica do Hypercar híbrido PEUGEOT 9X8 para a temporada 2024 do Campeonato do Mundo de Resistência.
As aplicações SIMULIA da Dassault Systèmes, alimentadas pela plataforma 3DEXPERIENCE, foram utilizadas para simular e avaliar os efeitos de diferentes conceitos no desempenho do carro.
A simulação com precisão científica permitiu à Peugeot Sport melhorar as suas opções de conceção para apoiar a indústria automóvel na transição de motores térmicos para veículos híbridos e elétricos.
A Dassault Systèmes (Euronext Paris: FR0014003TT8, DSY.PA) e a Peugeot Sport, a divisão de motorsport da Stellantis, anunciaram a sua parceria para simular e otimizar a aerodinâmica do PEUGEOT 9X8 Hybrid Hypercar para a temporada de 2024de provas de resistência, e demonstrar uma mobilidade elétrica de elevado desempenho no desporto automóvel, gerando valor para as diversas marcas automóveis da Stellantis.
A aplicação SIMULIA PowerFLOW da Dassault Systèmes, alimentada pela plataforma 3DEXPERIENCE, foi utilizada para criar um gémeo virtual de todo o exterior do automóvel e prever com precisão os efeitos aerodinâmicos de diferentes conceitos no desempenho, na geração de força descendente e na estabilidade. Através de uma ligação perfeita dos seus dados de conceção e simulação na cloud, a Peugeot Sport foi capaz de avaliar e otimizar conceitos de design. Assim, as decisões finais de design foram alcançadas de forma mais eficiente e com menor custo.
“A Dassault Systèmes e a sua tecnologia e especialização estão no centro dos nossos designs e simulações. Esta parceria permitiu à nossa equipa de 120 pessoas colaborar e inovar de forma rápida para cumprir os nossos objetivos”, declarou Olivier Jansonnie, Diretor do Projeto Motorsport WEC da Stellantis. “Desde o primeiro dia, pudemos aceder e compreender facilmente os resultados da simulação do fluxo de ar e tomar as primeiras decisões que orientaram o resto dos nossos designs. Conseguimos alcançar 80 a 90% do nosso desenvolvimento apenas com a simulação.”
O Hypercar híbrido da Peugeot Sport participa na época de 2024 do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC), cujo calendário é composto por nove provas a nível mundial, incluindo as famosas 24 Horas de Le Mans. Na categoria Hybrid Hypercar, os concorrentes têm de cumprir regulamentos de design extremamente rigorosos e testar os seus veículos no mesmo túnel de vento, sublinhando o papel fundamental da aerodinâmica na obtenção de uma vantagem competitiva.
A Peugeot Sport já estava a utilizar as aplicações CATIA da Dassault Systèmes na sua conceção mecânica e pretendia que os seus estudos aerodinâmicos estivessem a funcionar rapidamente e que os seus testes fossem realizados numa abordagem virtual, antes de testar o carro físico no túnel. Foram efetuadas mais de 10.000 simulações utilizando as soluções da Dassault Systèmes, avaliando a forma como o ar fluiria por baixo do grupo propulsor, à volta do splitter dianteiro e ao longo da traseira sem recurso a uma asa, por exemplo.
“O desporto automóvel é exigente para os pilotos e para as suas máquinas. Exige velocidade e precisão às equipas”, afirmou Laurence Montanari, Vice-Presidente da Indústria de Transportes e Mobilidade da Dassault Systèmes. “A Dassault Systèmes criou um ambiente na cloud para que os engenheiros das nossas duas empresas pudessem colaborar. Eles foram capazes de simular a aerodinâmica do Hypercar 9X8 em todas as suas fases. Os nossos especialistas analisaram os resultados da simulação e propuseram melhorias para cumprir os requisitos do WEC. A Peugeot Sport conseguiu desenvolver um hypercar competitivo e com elevada resistência”.