- Renault Master H2-Tech Prototype: um grande avanço em matéria de emissões zero, desenvolvido pela HYVIA, uma joint venture entre o Grupo Renault e a Plug, dedicada à mobilidade a hidrogénio. O protótipo apresentado no IAA Transportation, em Hannover, prefigura a versão de produção a hidrogénio do novo Renault Master, que vai ser comercializada, na Europa, no final de 2025, para responder às necessidades intensivas dos profissionais, graças:
- A melhor autonomia no segmento dos grandes furgões de emissões zero: 700 quilómetros WLTP*.
- Um tempo de reabastecimento de 5 minutos, equivalente ao de um automóvel convencional, na rede de estações H2 que está a ser implantada em toda a Europa.
- Versatilidade única para se adaptar às diferentes utilizações dos veículos profissionais: versões furgão, plancher e chassis-cabina para uma vasta gama de transformações, tais como transporte de grandes volumes, basculante, ambulância, caixa de carga ou frigorífico.
- Renault Master H2-Tech Prototype: tecnologia H2 pioneira, possível graças aos mais de três anos de experiência única da HYVIA em investigação e desenvolvimento, mas também ao feedback dos clientes sobre as duas primeiras versões do Master H2-Tech.
Esta evolução traz fiabilidade e desempenho, graças:
- Arquitetura do hidrogénio totalmente integrada na plataforma do furgão, preservando o volume de carga e a carga útil.
- Ótima eficiência energética na gestão da bateria e da célula de combustível, para a melhor autonomia da classe.
- Uma célula de combustível de nova geração, produzida na fábrica HYVIA, utilizando a tecnologia comprovada da Plug.
- Dois depósitos de H2 à escolha: de 7,5 ou de 9 kg, para responder a diferentes necessidades de autonomia, graças aos parceiros OPmobility e FORVIA.
- Um sistema multimédia integrado, fluido e intuitivo para profissionais, que assegura uma gestão otimizada da autonomia e do consumo de H2.
A partir do final de 2025, o furgão de produção será inteiramente construído na fábrica do Grupo Renault, em Batilly, França, e comercializado pela Renault.
- Produção na fábrica de Batilly do Grupo Renault: o novo comercial ligeiro beneficiará da experiência e da flexibilidade do sistema industrial da fábrica, permitindo a produção das versões a combustão, elétrica e a hidrogénio do Master, na mesma linha.
- Venda e serviço pós-venda por concessionários especializados H2-Tech: este furgão será totalmente integrado na gama de veículos comerciais da marca Renault e beneficiará de toda a experiência de uma rede formada nos desafios do hidrogénio.
- Renault Master H2-Tech: ainda impulsionado pela experiência H2 da HYVIA.
No final de 2025, o furgão de produção também será comercializado pela HYVIA, com base na sua experiência em H2 e na sua capacidade de iniciar, desenvolver e apoiar ecossistemas H2 complexos, com uma oferta única e abrangente.
- Este Master H2-Tech reforçará a atual oferta comercial de furgões a hidrogénio da HYVIA, disponível para venda desde abril de 2023 e já adotada pelos principais intervenientes e parceiros estratégicos do sector do H2.
- Uma gama de estações H2 para profissionais, para reforçar a rede existente de estações H2 públicas, incluindo a HYWELL®, desenvolvida com a Atawey, cuja implantação já começou.
- O fornecimento de hidrogénio isento de carbono, com o apoio da Plug e da fábrica da HYVIA.
- Soluções de financiamento para ofertas personalizadas de apoio à H2.
“É uma grande satisfação para todas as equipas HYVIA poderem apresentar o protótipo da versão a hidrogénio do novo Renault Master, que estará nas estradas no final de 2025. Esta grande inovação é o fruto de um trabalho coletivo de mais de três anos, em parceria com a Renault e a Plug. A HYVIA demonstra assim a sua capacidade de desenvolver tecnologias pioneiras, iniciando ao mesmo tempo a implantação de ecossistemas de hidrogénio emergentes na Europa. O caminho a percorrer está cheio de desafios, mas com paixão e empenho, sabemos que, hoje, estamos a preparar o caminho para a mobilidade de emissões zero do futuro, para uma utilização profissional intensiva.” Nicolas Champetier, CEO da HYVIA
“Na Renault, sempre fomos pioneiros nas novas energias e nos seus ecossistemas. O Master é uma ilustração perfeita disso mesmo, com a sua plataforma multi-energias que nos permite oferecer a cada cliente uma solução à medida. A versão a hidrogénio do novo Master, desenvolvida pela HYVIA, responderá às utilizações intensivas dos profissionais empenhados na transição energética, graças à sua autonomia sem precedentes e ao seu design sem compromissos.” Heinz-Jürgen Löw, Vice-Presidente, Veículos Comerciais Ligeiros da Marca Renault e Presidente do Conselho de Supervisão, HYVIA
RENAULT MASTER H2-TECH PROTOTYPE: UM GRANDE AVANÇO EM MATÉRIA DE EMISSÕES ZERO, DESENVOLVIDO PELA HYVIA
Renault Master H2-Tech Prototype: um grande avanço em matéria de emissões zero, desenvolvido pela HYVIA, uma joint venture entre o Grupo Renault e a Plug, dedicada à mobilidade a hidrogénio.
O protótipo apresentado no IAA Transportation, em Hannover, prefigura a versão de produção a hidrogénio do novo Renault Master, uma variante que será comercializada, na Europa, no final de 2025, para responder às utilizações intensivas dos profissionais, graças:
- A melhor autonomia no segmento dos grandes furgões de emissões zero, com 700 quilómetros de autonomia WLTP*.
- O Renault Master H2-Tech oferecerá uma autonomia de até 700 km WLTP*, mantida mesmo a baixas temperaturas, o que faz dele o furgão zero emissões, em utilização, com o melhor desempenho do segmento.
- Esta autonomia é possível graças à arquitetura “Dual power”, um sistema híbrido inteligente entre a pilha de combustível de 47 kW e a bateria de 20 kWh, que otimiza a eficiência energética.
- Além disso, o sistema “Heat recovery” recupera o calor produzido pela célula de combustível para assegurar o conforto térmico do habitáculo, preservando assim a autonomia deste veículo comercial.
- Cinco minutos de tempo de reabastecimento, o equivalente ao de um automóvel a combustão, na rede de estações H2 que está a ser implantada em toda a Europa.
- O Renault Master H2-Tech abastece-se de hidrogénio em apenas cinco minutos, tão rapidamente como um automóvel de combustão.
- Ainda numa fase embrionária há três anos, a rede de estações públicas de abastecimento de H2 continua a expandir-se na Europa, com cerca de 200 estações de H2, até ao final de 2024.
- A HYVIA também oferece estações de H2 para clientes empresariais: o HYWELL®, desenvolvido com o seu parceiro Atawey, está atualmente a ser implementado.
- Uma diversidade única adaptada às diferentes utilizações dos profissionais: versões furgão, plancher, chassis-cabina para permitir numerosas transformações, como o transporte de grandes volumes, basculante, ambulância, gôndola ou frigorífico.
- A nova versão a hidrogénio do Renault Master estará disponível nas versões furgão, plancher e chassis-cabina.
- Graças à elevada densidade energética, este furgão é naturalmente compatível com as transformações mais exigentes, tais como veículos frigoríficos, plataformas de trabalho aéreo, veículos de grande volume, etc.
FOCO: O que é a utilização intensiva para os profissionais?
- A utilização profissional dos veículos comerciais é versátil e muito exigente, requerendo soluções adaptadas a cada profissão.
- Não se trata apenas de satisfazer as exigências de autonomia acrescida para as deslocações superiores a 200 km por dia, mas também de garantir uma capacidade de resposta contínua, 24 horas por dia, 7 dias por semana (nomeadamente em caso de emergência ou das atividades pós-venda).
- Isto também diz respeito a todos os utilizadores para quem cada minuto de inatividade é crítico, bem como para aqueles que não podem recarregar o seu veículo comercial no trabalho (por exemplo, em estaleiros de construção ou em casa).
- A mobilidade a hidrogénio é uma solução complementar para profissionais exigentes que pretendem encontrar uma solução de emissões zero, mantendo a sua eficiência operacional, carga útil ou volume útil.
(*) Veículo em fase de homologação. Todas as especificações técnicas estão sujeitas a homologação. Os valores de autonomia indicados baseiam-se no protocolo WLTP (carrinha L3H2 N2 9kg H2). Podem variar em função das condições reais de utilização e de vários fatores, tais como: velocidade, conforto térmico a bordo do automóvel, estilo de condução e temperatura exterior.