As vendas da Unidade de Negócios de Economia Circular da Stellantis cresceram 18% em 2023.
A sua estratégia 4R registou um forte crescimento a nível mundial, impulsionado por um aumento de 14% das vendas de peças reconstruídas e de 63% nas vendas de peças reutilizadas.
Em 2024, a Unidade de Negócios de Economia Circular da Stellantis prossegue a dinâmica de crescimento com o lançamento da oferta de peças reutilizadas da empresa portuguesa B-Parts na América do Norte, a expansão do portefólio de peças reconstruídas e a execução da joint-venture com a Orano para reciclagem de baterias.
A Unidade de Negócios de Economia Circular é um pilar fundamental para o plano “Dare Forward 2030” da Stellantis.
Em 2023, a Unidade de Negócios de Economia Circular, uma das sete áreas de expansão do plano estratégico “Dare Forward 2030” da Stellantis, demonstrou toda a sua dinâmica, o potencial e o papel fundamental que tem na Empresa, em especial com vista ao objetivo de a Stellantis se tornar neutra em carbono até 2038*.
O negócio de Economia Circular da Stellantis, assente na estratégia 4R – Reman, Repair, Reuse, Recycle (Reconstrução, Reparação, Reutilização, Reciclagem) – viu as suas vendas mundiais aumentarem 18% em 2023, comparativamente ao ano anterior. Com os 4R, o portefólio global de peças sustentáveis da Stellantis cresceu consideravelmente, cobrindo, agora, 15,2% das necessidades dos clientes de pós-venda.
A atividade de Economia Circular da Stellantis está em expansão em todo o mundo. Em novembro de 2023, a Stellantis inaugurou o primeiro Hub de Economia Circular SUSTAINera no complexo industrial de Mirafiori (Turim, Itália), espaço que lida com a reconstrução de motores, caixas de velocidade e baterias de veículos elétricos de alta tensão, bem como o recondicionamento e desmontagem de veículos, criando um centro de excelência destinado a industrializar a recuperação e o reaproveitamento sustentável de peças e materiais.
Na Europa, em 2023, a Stellantis criou a SUSTAINera VALORAUTO SAS, uma joint-venture com a Galloo, para oferecer a clientes particulares e profissionais uma solução completa para a retoma e reciclagem de veículos em fim de vida, tendo também lançado o serviço online no início de janeiro de 2024 (www.valorauto.com). A Stellantis assinou, também, um Memorando de Entendimento com a Orano, para uma futura joint-venture para a reciclagem de baterias de veículos elétricos na Europa e na América do Norte.
No Brasil, a SUSTAINera ganhou o ‘Automotive Business Award 2023’ na categoria ESG. Este galardão homenageia empresas inovadoras e com visão de futuro que causam um impacto positivo nos setores automóvel e de mobilidade.
A reconstrução no centro do sucesso da Economia Circular da Stellantis
A reconstrução é o principal pilar da estratégia 4R da Stellantis em termos de Economia Circular. Com um aumento de 14% nas vendas em 2023, a marca SUSTAINera provou, mais uma vez, a sua capacidade de ir ao encontro da procura crescente por peças sustentáveis e acessíveis para veículos.
Em 2023, a SUSTAINera ampliou sua gama de peças reconstruídas para 38 linhas de produtos, graças ao lançamento da primeira câmara de vídeo para para-brisas reconstruída, um conceito desenvolvido em parceria com a Valeo, tornando-se pioneira na linha de produtos reconstruídos de Ajudas à Condução. A SUSTAINera ampliou também a sua oferta de depósitos SCR (depósitos de Redução Catalítica Seletiva) reconstruídos na Europa, com 17 novos números de peças adicionais que se adaptam a muitos modelos do portefólio das marcas Stellantis, indo ao encontro das normas Euro 6.1/6.2.
Na América do Norte, a SUSTAINera ampliou a sua gama de transmissões reconstruídas, expandiu para motores Model Year 21 e HEMI, cobrindo os Model Year de 2017 até 2020; paralelamente, melhorou a sua capacidade de ir ao encontro das necessidades dos clientes, desenvolvendo melhores oportunidades de fornecimento.
A devolução de núcleos (peças usadas) é fundamental para o negócio da reconstrução. Para uma gestão através da rede de concessionários, otimizando o fluxo logístico, a Stellantis lançou em 2023 o “Back in the Box”, novo sistema integrado de IT standard para a Europa Alargada, estando planeado o seu desenvolvimento e implementação a nível mundial para os próximos meses.
Reparação, Reutilização, Reciclagem: uma dinâmica excecional
O negócio estratégico de reconstrução não foi a única história de sucesso em 2023. As vendas de peças originais multimarca usadas impulsionadas pela plataforma exclusiva B-Parts, utilizada por clientes particulares e pela rede Stellantis, através do portal de comércio eletrónico (www.b-parts.com) dispararam 63% no ano passado versus 2022, estendendo-se, agora, a 160 países em todo o mundo. A empresa de origem portuguesa B-Parts conta um stock de 7 milhões de peças usadas de automóveis, um recorde na Europa, provenientes de centros de desmantelamento certificados, refletindo um aumento de 31% em relação a 2022. O negócio de reparação de peças de reposição cresceu graças à extensão da gama de reparações eletrónicas. No que diz respeito às baterias de alta tensão, há agora 24 Centros de Reparação Eletrónica localizados na Europa Alargada, Israel, Japão e Coreia do Sul.
Atividades de reciclagem: em 2023 a Stellantis recolheu para reciclagem 2 milhões de peças automóveis, com um aumento de 84% na recuperação da reciclagem de peças. Na Europa Alargada e na América do Norte, a Stellantis começou a reciclar alumínio a partir de jantes de liga leve.
2024: acelerar o crescimento
Em 2024, a Unidade de Negócios de Economia Circular da Stellantis pretende impulsionar o ritmo de crescimento observado em 2023. Este crescimento é apoiado pela ampliação da oferta de peças sustentáveis (reconstruídas, reparadas, reutilizadas e recicladas) para satisfazer uma variedade ainda mais ampla de necessidades dos clientes. De modo a aumentar a oferta de produtos e sensibilização das iniciativas SUSTAINera, foi lançado um site exclusivo (www.sustainera.com).
Como parte de uma abordagem global, a Stellantis também irá aumentar a utilização de embalagens ecológicas – recicladas, recicláveis, reutilizáveis – introduzidas em 2023, tornando-se standard para todos os seus fornecedores na Europa Alargada, à frente das normas europeias previstas para 2030. Esta política também está a ser gradualmente implementada em outras regiões do mundo.
Em 2024, a Reconstrução continuará a ser um pilar fundamental do negócio de Economia Circular da Stellantis. Na Europa Alargada e na América do Norte serão introduzidas novas peças reconstruídas no portefólio, incluindo também uma oferta reconstruída multimarca, permitindo fornecer uma solução acessível a uma base de clientes mais abrangente.
Após consolidar a sua posição no mercado europeu, a B-Parts dará continuidade à sua expansão internacional e iniciará as operações nos Estados Unidos até ao final de março, sublinhando um movimento estratégico que a levará a tornar-se num player global de destaque, potencializando o negócio de Reutilização da SUSTAINera.
É esperado que 2024 assista à execução da joint-venture com a Orano, fortalecendo a posição da Stellantis na cadeia de valor das baterias de veículos elétricos, garantindo acesso adicional ao cobalto, níquel e lítio, necessários para a eletrificação e a transição energética.
Os planos de crescimento e expansão da Unidade de Negócio de Economia Circular estão a caminho de atingir mais de € 2 mil milhões em receitas até 2030, como parte do plano estratégico “Dare Forward 2030” da Stellantis, e desempenham um papel fundamental na meta de descarbonização da empresa, visando tornar-se neutra em carbono até 2038*.
* Com compensação percentual de um dígito das restantes emissões.