Stellantis Pro One, a Unidade de Negócio de Veículos Comerciais da Stellantis, anuncia o novo programa Stellantis CustomFit na feira IAA Transportation 2024 em Hannover

  • Na maior feira europeia dedicada aos veículos comerciais e industriais, a Stellantis Pro One apresenta o “Stellantis CustomFit”, o novo programa de conversão e personalização que garante elevados padrões de qualidade e segurança.
  • A Stellantis colabora com mais de 400 parceiros certificados em todo o mundo para oferecer uma vasta gama de soluções de conversão, representando mais de 50% do negócio total de VCL do Grupo.
  • A tecnologia de pilhas de combustível de hidrogénio (FCEV) alarga a oferta de grupos propulsores que já incluem o melhor da propulsão ICE e BEV. A Stellantis é o primeiro fabricante na Europa a oferecer uma gama de furgões médios movidos a hidrogénio, a que se seguirá em breve uma gama de furgões grandes.
  • A nova gama de furgões da Stellantis inclui outras inovações significativas, como o motor Multijet 4.0 e a transmissão automática AT8, os quais reduzem as emissões de CO2 em 10%.
  • Há 16 anos consecutivos que a Stellantis é líder no mercado europeu de veículos de lazer, com uma quota de 54% no mercado das autocaravanas, sendo que 75% dos veículos de lazer na Europa utilizam plataformas Stellantis.

De 17 a 22 de setembro, a prestigiada IAA Transportation 2024, a maior feira europeia dedicada aos veículos comerciais e industriais, terá lugar em Hannover, reunindo profissionais e os principais fabricantes do setor. Entre eles, a Stellantis Pro One, a Unidade de Negócios do Grupo dedicada aos veículos comerciais, mostrará a sua forte posição de liderança na região da UE30, com uma quota de mercado superior a 28,5%.

Além disso, a Stellantis Pro One alcançou um sólido crescimento no mercado alemão, onde no primeiro semestre de 2024 aumentou a sua quota de mercado em 4 pontos percentuais, aumentando as vendas em mais de 45%.

Neste evento internacional, o Grupo anuncia o lançamento do “Stellantis CustomFit”, um novo programa de conversão e personalização que já foi iniciado em algumas fábricas e será gradualmente implementado noutros locais de produção. Este programa garante os mais elevados padrões de qualidade, segurança e integração perfeita entre as caraterísticas tecnológicas do modelo de base e as modificações específicas solicitadas pelo cliente. Estas transformações internas são complementadas por soluções desenvolvidas em colaboração com uma extensa rede global de parceiros certificados. Isto reforça a gama de produtos em constante crescimento, desde os furgões basculantes aos furgões com espaço de carga otimizado e aos veículos de lazer, todos concebidos especificamente para satisfazer as necessidades dos clientes particulares, das pequenas e médias empresas (PME) e das grandes frotas.

Representando as numerosas “especialidades” oferecidas por todos os veículos comerciais Stellantis Pro One, o salão alemão (Hall 13 – Stand C70) apresentará o Opel Combo Electric, o Citroën E-Berlingo Crew Van, o PEUGEOT E-Expert Frigorífico com EPTO, o Opel Movano HYDROGEN e o Fiat Professional E-Ducato Cargo Box. Além disso, um Opel Rocks Electric ultracompacto com o kit KARGO será exposto no interior da espaçosa área de carga do Opel Movano HYDROGEN para mostrar a sua capacidade de carga e realçar a extensa gama de produtos da Stellantis Pro One, que inclui veículos comerciais de todas as dimensões e soluções inovadoras de micromobilidade.

Na vanguarda está a tecnologia inovadora da pilha de combustível a hidrogénio (FCEV), já disponível nos furgões de média dimensão e que em breve será equipada nos furgões de grande dimensão da Stellantis. Esta tecnologia é um marco fundamental no plano do Grupo para a mobilidade com zero emissões. Para modelos como o Citroën ë-Jumper, o Fiat Professional E-Ducato, o Opel Movano Electric, o Vauxhall Movano Electric e o PEUGEOT E-Boxer, o Grupo desenvolveu uma arquitetura exclusiva de média potência que oferece mais de 500 km de autonomia, tempos de reabastecimento de apenas 5 minutos e sem comprometer a capacidade de carga. A Stellantis acredita tanto nesta tecnologia que é o primeiro construtor na Europa a propor uma gama de furgões médios a hidrogénio, a que se seguirá em breve uma gama de furgões grandes.

O Grupo já está posicionado para aproveitar as oportunidades que a revolução do hidrogénio promete em todo o continente, reafirmando o seu papel de pioneiro tecnológico na mobilidade sustentável, acessível e responsável.

Com o lançamento do novo programa “Stellantis CustomFit”, a expansão da sua capacidade de produção de veículos a pilhas de combustível de hidrogénio e a renovação de toda a sua gama de furgões compactos, médios e grandes (12 veículos no total), a ofensiva global da Stellantis Pro One está a avançar a um ritmo acelerado. A empresa utiliza um extenso portefólio de tecnologias avançadas em propulsão, segurança, ADAS e conectividade para fornecer um ecossistema ideal para os condutores e ser um parceiro fiável para os proprietários de veículos comerciais. Além disso, a nova gama de grandes furgões introduz um novo motor de combustão interna (Multijet 4.0) e uma inovadora transmissão automática de 8 velocidades (AT8). O Multijet 4.0, conhecido pela sua fiabilidade, debita 450 Nm de binário – o melhor da sua categoria para os furgões de grande porte com tração dianteira – e dispõe de um sistema avançado de recirculação dos gases de escape de duplo circuito, o qual melhora ainda mais a fiabilidade, o desempenho e as emissões. Por fim, o novo sistema de propulsão reduz as emissões de CO2 até 10% em relação à versão atual.

Xavier Peugeot, Vice-Presidente Sénior da Unidade de Negócios de Veículos Comerciais da Stellantis, afirma:

“Como um dos sete principais contribuidores para o plano estratégico Dare Forward 2030, a estratégia de 360° da Stellantis Pro One fornece respostas concretas às necessidades dos clientes: uma gama de furgões totalmente novos, pick-ups eletrificadas, serviços conectados, ecossistema completo de conversões digitais, 2 ofertas de furgões a hidrogénio… Tudo isto levando à posição número 1 também na região MEA (como Europa e América do Sul), à posição de liderança nos BEV na Europa (32%), e à posição pioneira em hidrogénio e à liderança mundial reforçada.”

Arnaud Leclerc, Diretor Global da Stellantis CustomFit, acrescentou:

“A nossa estratégia de conversão e personalização é um elemento-chave da nossa oferta, permitindo-nos adaptar os veículos comerciais às necessidades específicas de cada cliente. As transformações de veículos representam mais de 50% do negócio total de veículos comerciais. Isto inclui conversões de fábrica, que registaram um aumento de 30% em comparação com o ano passado, e a colaboração com mais de 400 parceiros certificados em todo o mundo. Além disso, decidimos implementar uma forte oferta de personalização entre todas as fábricas de VCL aos nossos clientes europeus, com um crescimento significativo de 60% ano após ano. Poderemos propor todas estas ofertas aos nossos clientes através de uma nova plataforma digital que não só expande a nossa oferta, como também otimiza os prazos de entrega e melhora a experiência global do cliente. A capacidade de realizar conversões diretamente nas nossas unidades de produção dá-nos uma vantagem competitiva, garantindo os mais elevados padrões de qualidade e flexibilidade. Com esta estratégia, e com o novo programa Stellantis CustomFit, a Stellantis Pro One não só satisfaz como excede as expectativas do mercado, posicionando-se como a referência para veículos comerciais convertidos.”

O novo programa “Stellantis CustomFit”

A Stellantis reafirma a sua liderança no setor dos veículos comerciais com a evolução do seu programa de conversão e personalização, agora denominado “Stellantis CustomFit”, que representa mais de 50% da atividade total do Grupo na unidade de veículos comerciais. O desenvolvimento mais significativo é a implementação do programa, já iniciado em algumas fábricas e que será alargado a outros locais de produção do Grupo. Este programa garante os mais elevados padrões de qualidade, segurança e integração entre as caraterísticas tecnológicas do modelo de base e as modificações específicas solicitadas pela empresa cliente. As transformações efetuadas internamente são complementadas por soluções desenvolvidas em colaboração com mais de 400 parceiros certificados em todo o mundo. Esta extensa rede permite à Stellantis responder a todas as necessidades profissionais e distribuir as transformações através da sua rede de concessionários, otimizando os prazos de entrega e simplificando a experiência do cliente com um sistema digital inovador que aumentou a oferta de produtos recomendados em 30% em relação ao ano anterior. Em termos de desempenho, a Stellantis registou um aumento de 25% nas conversões com parceiros certificados em 2024 e duplicou o número de unidades personalizadas para grandes frotas produzidas internamente, levando a um aumento de 35% nas vendas de veículos convertidos em toda a Europa.

Além disso, durante 16 anos consecutivos, a Stellantis liderou o mercado europeu de veículos de lazer com uma quota de 54% do mercado de autocaravanas, enquanto 75% dos veículos de lazer em circulação na Europa utilizam plataformas Stellantis.

Os veículos comerciais convertidos em exposição na feira

No stand da Stellantis Pro One estão expostos vários veículos convertidos, demonstrando a versatilidade de todos os seus modelos para várias “especialidades” no transporte de passageiros e soluções de veículos personalizados. Estas vão desde os shuttles à mobilidade assistida, das oficinas móveis aos camiões basculantes, dos veículos com isolamento térmico aos refrigerados, das autocaravanas de lazer aos veículos da administração pública.

O inovador Opel Movano HYDROGEN faz a sua estreia mundial, introduzindo a tecnologia de pilha de combustível de hidrogénio (Fuel Cell Electric Vehicle – FCEV) pela primeira vez no segmento dos grandes furgões. Em conjunto com as opções BEV já disponíveis, isto posiciona a Stellantis como o líder europeu nos veículos comerciais sem emissões locais. O modelo apresentado, personalizado pelo parceiro certificado Bott, apresenta calhas Airline no piso e em ambos os lados para garantir o transporte seguro da carga ao utilizar cintas de fixação. Os pontos de ancoragem integrados permitem que as mercadorias sejam fixadas com segurança, tornando este furgão a solução ideal para necessidades de transporte específicas e seguras. A iluminação de teto integrada da Bott é um dos muitos exemplos de um acessório prático que completa a nossa solução standard e responde às necessidades específicas dos clientes B2B. Além disso, o grande furgão em exposição acolhe o Opel Rocks Electric com kit KARGO, um veículo ligeiro elétrico revolucionário que oferece até 75 km de autonomia. Com apenas 2,41 metros de comprimento, 1,39 metros de largura e 1,52 metros de altura, este quadriciclo compacto é perfeito para circular nos centros das cidades. Com um raio de viragem de apenas 7,20 metros, pode manobrar facilmente em ruas estreitas, tornando-o ideal para a entrega de encomendas, pizzas ou medicamentos em áreas urbanas. O Opel Rocks Electric com o kit KARGO é um testemunho da vasta gama de VCL da Opel, desde o robusto Movano até ao pequeno, mas eficiente Rocks Electric Kargo, personificando o compromisso da marca para com a micromobilidade sustentável.

Também em exposição está um Fiat Professional E-Ducato Cargo Box, um furgão de grandes dimensões com uma impressionante capacidade de 18,3 m³ e dimensões internas generosas (4.230 mm de comprimento, 2.032 mm de largura, 2.150 mm de altura) baseado na versão Battery Electric Chassis Cab, com 410 Nm de binário máximo, 200 kW / 270 cv de potência, bem como com uma bateria de 110 kWh. Personalizado diretamente na unidade de produção, este grande furgão FIAT Professional exposto em Hannover exemplifica a flexibilidade do programa “Stellantis CustomFit”, que, a par de parcerias com parceiros certificados, assenta num processo de personalização interna fiável, capaz de responder a qualquer necessidade ou missão profissional.

Na IAA Transportation 2024, três outros veículos convertidos, criados em colaboração com parceiros certificados, estão também em exposição, todos com um motor elétrico de 100 kW/136 cv, 270 Nm de binário e uma bateria de 50 kWh que permite uma autonomia de até 350 km (de acordo com o WLTP). O primeiro é um Opel Combo Electric, equipado pelo parceiro certificado Sortimo com prateleiras em ambos os lados, um piso reforçado e duas barras verticais opcionais, totalizando um peso de apenas 74 kg. A Sortimo é conhecida não só pela utilização de materiais leves, mas também pela sua capacidade de maximizar a utilização do espaço de carga, oferecendo ao mesmo tempo uma solução pronta a utilizar e fácil de operar, particularmente adequada para os artífices. Disponível a partir do segundo semestre de 2024, o modelo em exposição apresenta um exterior branco e faróis de matriz sofisticada. Ao seu lado, o Citroën E-Berlingo Crew Van que acomoda confortavelmente dois ou cinco profissionais, em função da antepara flexível deslizante, e as suas ferramentas de trabalho. Estas ferramentas são armazenadas em compartimentos personalizados e em caixas amovíveis concebidas para o interior do veículo pelo parceiro certificado Würth, líder mundial na comercialização de sistemas de fixação e de montagem. Por último, um PEUGEOT E-Expert Frigorífico com ePTO, com uma célula frigorífica instalada pelo parceiro certificado Kerstner, concebida para o transporte de produtos frescos a temperaturas até 0°C, com um peso total de 265 kg. O modelo inclui ainda um isolamento de fácil instalação e uma unidade de refrigeração e-Cooljet 106 A alimentada pelo e-Power Take Off (ePTO) a 12V, o qual obtém energia da bateria de tração instalada, em vez de necessitar de uma fonte de alimentação separada, preservando assim a carga útil do veículo.

Uma gama pronta para a futura disseminação da utilização de pilhas de combustível de hidrogénio na Europa

O hidrogénio é cada vez mais uma pedra angular da transição energética, como demonstram os inúmeros projetos internacionais lançados a nível mundial. Neste cenário em constante evolução há mercados que estão mais preparados para esta tecnologia, com investimentos governamentais já previstos. Por exemplo, existem atualmente na Europa mais de 250 estruturas públicas que fornecem 700 bar, estando a maioria localizada em quatro países: Alemanha, França, Holanda e Suíça. Entretanto, em Itália, existem apenas duas estações de hidrogénio (Bolzano e Mestre), mas estão previstas 36 até 2026 no âmbito do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência, parcialmente financiado pela União Europeia com 230 milhões de euros. De acordo com o Conselho Europeu, o número de estações de carregamento e reabastecimento de hidrogénio ultrapassará as 500 unidades até 2030, permitindo que o setor dos transportes reduza significativamente a sua pegada de carbono graças à recente adoção do Regulamento relativo às Infraestruturas para Combustíveis Alternativos (AFIR).

Entre os requisitos mínimos do plano europeu, está prevista a existência de, pelo menos, uma estação de hidrogénio em cada centro urbano e a sua instalação a cada 200 km nos principais corredores rodoviários. Neste momento podemos ver claramente que a tecnologia das pilhas de combustível a hidrogénio está a viver um período de grandes investimentos europeus que irão reforçar tanto as infraestruturas de carregamento como a produção do chamado hidrogénio “verde”, ou seja, aquele que é obtido a partir de fontes renováveis e capaz de criar um ciclo virtuoso que irá baixar o custo deste combustível alternativo e limpo. A Stellantis acredita firmemente nesta tecnologia e é o primeiro fabricante na Europa a colocar na estrada veículos comerciais a hidrogénio: primeiro com furgões médios e agora com furgões grandes das marcas Citroën, FIAT Professional, Opel, PEUGEOT e Vauxhall. Assim, em mais uma demonstração do seu papel de pioneiro na tecnologia da mobilidade sustentável, acessível e responsável, o Grupo está pronto para aproveitar as oportunidades que se abrem no horizonte do hidrogénio a nível europeu.

A Stellantis e a tecnologia das pilhas de combustível a hidrogénio

A Stellantis desenvolveu uma solução de pilha de combustível a hidrogénio com zero emissões que combina as vantagens dos veículos a pilha de combustível a hidrogénio com as da tecnologia de baterias elétricas num veículo elétrico a pilha de combustível (FCEV). Em particular, o Grupo concebeu uma arquitetura exclusiva de média potência que permite uma autonomia de mais de 500 km para os grandes furgões, com tempos de reabastecimento de apenas 5 minutos.

O hidrogénio fornece a energia necessária para longas distâncias de condução, enquanto a pequena bateria adicional fornece a energia para um desempenho dinâmico, bem como para a recuperação de energia e capacidade de ligação à tomada – plug-in. É a solução ideal para os condutores de veículos comerciais ligeiros (VCL) que necessitam de uma autonomia superior, de um reabastecimento rápido e de uma mobilidade sem emissões. E é capaz de tudo isto sem comprometer o volume de carga. Todos os componentes específicos do sistema de pilha de combustível estão localizados fora da área de carga, o que mantém a capacidade de carga e o volume inalterados.

Além disso, o sistema pode ser integrado na plataforma eletrificada dos veículos comerciais, com variações mínimas e excelentes sinergias entre as versões de bateria elétrica e de hidrogénio. Por último, é de salientar que, pela primeira vez, toda a produção dos furgões grandes a hidrogénio é feita internamente, o que garante padrões de segurança e de qualidade mais elevados. Para melhor responder às necessidades dos clientes profissionais, a solução de média potência da Stellantis apresenta inúmeras vantagens em relação às arquiteturas tradicionais utilizadas (“Full-Power” e “Range-Extender”). Para além de preservar a sua famosa capacidade de carga e volume, a solução de potência média não faz qualquer cedência em termos de desempenho: o sistema de pilha de combustível é capaz de fornecer energia suficiente para uma velocidade contínua em autoestrada. Quando necessário, a potência máxima é fornecida pela bateria colocada sob os bancos dianteiros. Além disso, a bateria cobre as necessidades de energia para a aceleração e outras funções, incluindo o arranque e o “primeiro quilómetro”, garantindo uma maior durabilidade, uma vez que permite que o sistema de pilha de combustível opere sempre em condições ótimas de funcionamento. Por último, a bateria recarrega-se automaticamente graças à travagem regenerativa de quatro níveis.

Novo motor Multijet 4.0 e transmissão automática AT8

A família de motores Multijet, reconhecida pela sua vanguarda tecnológica e sucesso comercial, recebe o seu mais recente membro, o Multijet 4.0., que representa a mais recente inovação da família de motores Multijet: proporciona um forte binário de 450 Nm, incomparável na sua categoria para grandes carrinhas com tração dianteira. Disponível com homologação Light Duty (Euro 6E) e Heavy Duty (Euro VIE), o novo Multijet 4.0 apresenta novos conteúdos e caraterísticas técnicas, incluindo turbocompressores otimizados e um avançado sistema de recirculação dos gases de escape de circuito duplo, que aumenta significativamente a fiabilidade e o desempenho do motor, além de reduzir as emissões de CO2.

Para além da caixa manual de 6 velocidades, a gama de furgões de grande dimensão da Stellantis utiliza a nova caixa automática AT8, uma nova demonstração do empenho do Grupo em melhorar os seus produtos e proporcionar uma experiência mais satisfatória aos seus clientes. Uma das principais caraterísticas da nova transmissão de oito velocidades é uma redução significativa de 10% nas emissões de CO2 em comparação com a versão atual, o que pode ser atribuído à implementação de um controlo de binário mais equilibrado e eficiente. Além disso, estes novos componentes estão no centro da experiência de condução global, que se distingue pelo seu conforto acrescido, agora definido por tempos de mudança de velocidade, qualidade e controlo melhorados. Todas estas caraterísticas derivam das novas embraiagens, o que conduz a uma condução mais eficiente graças ao novo motor Multijet 4.0.

Outra inovação significativa da AT8 é proporcionada por um acumulador hidráulico, componente fundamental no apoio às mudanças de velocidade, o qual permite tirar o máximo partido da potência do motor, reduzindo o tempo de resposta da transmissão e favorecendo um funcionamento mais fluido do sistema start & stop. Estas são vantagens significativas para os utilizadores profissionais que passam muitas horas ao volante todos os dias, tanto em ambientes urbanos como em viagens mais longas (entregas, assistência) e para os clientes privados que gostariam de desfrutar da sua autocaravana em viagens longas ou durante o seu tempo livre. A transmissão é adequada para autocaravanas até 5 toneladas de peso máximo, com um aumento de mais de 600 kg em relação aos modelos anteriores e um peso total de 6,5 toneladas.

A introdução do novo sistema de propulsão (Multijet 4.0 e a caixa de velocidades AT8) irá reforçar a liderança do FIAT Professional Ducato no setor dos Veículos de Lazer, um negócio histórico e estratégico para a marca italiana. De facto, pela 16ª vez consecutiva, o Ducato foi nomeado “Best base camper 2024” pelos leitores especializados da revista alemã “Promobil”.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter