Filipe Nogueira e Pedro Teixeira levaram o Renault Clio R3T da CRN ao 2º lugar da prova reservada ao Campeonato Promo de Ralis 2RM na edição 2024 do Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Rodão. A dupla enfrentou problemas logo no arranque do rali, que custaram muito tempo, mas a conhecida garra e e capacidade de resiliência veio ao de cima e Nogueira e Teixeira andariam sempre muito rápido, conseguindo reduzir os prejuízos e concluir a prova albicastrense com um resultado muito positivo.
Foi atribulado o arranque deste primeiro rali de asfalto fito por Filipe Nogueira na presente época.Começou logo por comparecerem em Castelo Branco sem qualquer quilómetro de testes: “só rodamos em asfalto com o carro já na primeira classificativa!… não tivemos tempo para um teste prévio e, quando nos preparávamos para utilizar bem o Shakedown, um contratempo de última hora com a embraiagem mesmo quando ia sair para esse teste obrigou-nos a ter que desmontar a caixa de velocidades. Foi uma corrida contra o tempo para fazer a reparação e colocar o carro no parque fechado. A participação na prova chegou a estar em causa!”.
Partindo assim. Para a 1ª etapa, rumo literalmente ao desconhecido, encarando esta primeira parte da prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco com cautela e visando sobretudo trabalhar a afinação do Renault Clio R3T, mas a sorte continuou a andar por outras paragens:
“Fomos para a primeira PEC na expectativa de perceber como me sentiria no asfalto e de como estaria o setup do carro… até que a meio da especial acende o alarme da temperatura!… rolamos bem devagar até ao final com o intuito de arrefecer o carro e verificar o sucedido. Tinha rebentado a correia de acessórios e consequentemente a bomba de água deixou de funcionar. Felizmente tínhamos uma no carro, colocamos, mas entramos no controle seguinte 7 minutos depois da hora ideal, penalizando por isso 1m10, que se juntou assim ao tempo perdido no troço anterior, tendo também rodado muito lento nessa segunda especial, por precaução. Mesmo assim, acabou por não ser muito mau, porque cheguei a pensar que iríamos desistir logo na primeira especial”,relata o piloto de Baião.
Mas, nenhum dos problemas fez Filipe Nogueira e Pedro Teixeira deitarem a toalha ao chão. A dupla começou a rodar rápido e a partir daí, destaca o piloto, fizeram “um rali tranquilo. No sábado começamos logo com as duas primeiras especiais do dia canceladas, mas depois foi um rali muito positivo onde fomos recuperando e, mais importante, senti-me bem e confiante a conduzir no asfalto, piso onde estou menos à vontade”.
No fecho, Filipe Nogueira fazia “um balanço positivo. Num rali longo, exigente e duro pelo muito calor que se fez sentir, ter terminado em 2.º lugar das 2RM e no 4º lugar da geral do Campeonato Promo de Ralis acabou por saber a vitória!”.