A sustentabilidade assume grande importância na primeira Taça do Mundo de Ralis monomarca para automóveis elétricos
Os carros de rali “abastecem-se” com eletricidade “verde” da rede pública
Os participantes assumem a responsabilidade ecológica em muitos domínios
Prémio de sustentabilidade para o conceito da competição e empresas parceiras.
Agora na sua quarta temporada, a ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe” estabeleceu-se no panorama europeu dos ralis. Um pelotão diversificado de participantes com equipas jovens de oito países, incluindo pelo menos três equipas exclusivamente femininas, proporciona um desporto de alto nível em etapas especiais desafiantes na Alemanha, Áustria, França, República Checa e Países Baixos.
A ADAC Opel Electric Rally Cup não só se destaca pela sua elevada ambição desportiva e um conceito convincente de desenvolvimento de pilotos (o vencedor da Taça avança para o Campeonato Europeu Júnior de Ralis com a Opel no ano seguinte), mas também por uma sustentabilidade exemplar. A conquista do Prémio de Sustentabilidade de 2023, atribuído pela Associação Alemã de Desportos Motorizados (DMSB), sublinha oficialmente a integridade global do conceito.
Os componentes adotados sem alterações em relação à versão de produção do Opel Corsa Rally Electric, tais como o motor elétrico de 100 kW (136 cv), o inversor e a bateria, satisfizeram plenamente as elevadas expectativas em termos de durabilidade. “Os automóveis estão a competir na sua quarta temporada em 2024 sem que tenhamos tido um único problema com qualquer uma das baterias“, afirma o Diretor da Opel Motorsport, Jörg Schrott. “Pelo contrário, o nosso carro de desenvolvimento já percorreu quase 15.000 brutais quilómetros de rali. Testámos recentemente a bateria no laboratório e ainda tinha uma capacidade residual de 96%. Isto mostra que não prometemos demasiado às equipas quando nos comprometemos com uma duração de bateria de pelo menos 20.000 quilómetros de competição. Os motores elétricos também funcionam perfeitamente – e exclusivamente em condições difíceis de prova.”
Infraestrutura de carregamento inédita utiliza apenas eletricidade ecológica regenerativa
A infraestrutura de carregamento móvel para a competição, que é única no mundo, também provou ser um sucesso. A eletricidade ecológica com uma voltagem entre 14.000 e 24.000 Volts é retirada dos pontos de acesso frequentemente encontrados nos países europeus e convertida em 1.000 Volts DC (corrente contínua) através de um transformador dedicado. A partir deste transformador, a eletricidade é introduzida nos “cubos de carregamento”, um dos quais está disponível para cada equipa. O Opel Corsa Rally Electric é carregado nestes pontos de carga com até 100 kW de potência durante os trabalhos de manutenção regulares. As baterias ficam totalmente carregadas em menos de 25 minutos e os carros de rali estão prontos para a próxima classificativa. As máquinas de rali elétricas obtêm assim a sua eletricidade “verde” diretamente da rede pública.
O conceito global sustentável da ADAC Opel Electric Rally Cup também inclui a utilização consciente dos recursos naturais e a responsabilidade ecológica de todos os envolvidos. A limpeza do parque de assistência, que inclui também a separação dos resíduos, é também muito importante para as equipas. Todos os participantes utilizam uma garrafa de plástico reciclável, que podem encher num distribuidor de água. Além disso, só são utilizadas garrafas com depósito na estrutura de apoio à competição.
Prémio de sustentabilidade para a ADAC Opel Electric Rally Cup e empresas parceiras
A escolha do parceiro para o vestuário da equipa também se enquadra nestas medidas ecologicamente sensatas. A empresa alemã VAUDE não só produz vestuário de alta qualidade e de boa aparência, como também foi recentemente galardoada com o “Prémio Alemão de Sustentabilidade de 2024”. O júri reconheceu a produção amiga do ambiente e eficiente em termos energéticos da VAUDE. Os seus produtos “Rethink” são constituídos por 95 por cento de monomateriais recicláveis, o que permite um ciclo têxtil quase fechado. Quase todos os produtos VAUDE ostentam o “Ponto Verde” alemão (“Grüner Punkt”), um selo estatal para têxteis produzidos de forma social e ecologicamente sustentável.
“A sustentabilidade é frequentemente utilizada como uma palavra-chave para campanhas de marketing“, afirma Schrott. “Aqui na ADAC Opel Electric Rally Cup, não só promovemos a sustentabilidade, como também a vivemos. A Opel tem vindo a demonstrar desde 2021 que o ‘rali elétrico’ funciona – não apenas em termos de desempenho e aspetos desportivos, mas também no que diz respeito à responsabilidade ecológica.”