Durante décadas, o Goodyear Blimp foi avistado regularmente nos grandes eventos do automobilismo, desportivos e culturais em toda a Europa – e, desde o seu muito aguardado regresso a Le Mans, em 2020, o ícone da Goodyear nos céus reemergiu como uma visão familiar sobre o Circuito de la Sarthe.
Pelo quinto ano consecutivo, o dirigível Goodyear Blimp voltará a sobrevoar Le Mans durante a semana da corrida, e a própria corrida, oferecendo não só um espetáculo para as centenas de milhares de fãs que estarão no cricuito, como, também, uma perspetiva verdadeiramente especial para os convidados e VIPs com bilhete para subir a bordo.
Embaixador aéreo da Goddyear há mais de um século
Os primeiros Goodyear Blimp voaram pela primeira vez na década de 1910, e a Goodyear foi uma pioneira fundamental para do desenvolvimento desta nova forma de transporte aéreo. Na década de 1950, o Goodyear Blimp começou a ser utilizado para cobertura televisiva aérea, estreando-se com a Rose Parade, e o jogo de futebol americano universitário Rose Bowl, em 1955, como a primeira plataforma aérea para câmaras da indústria. Desde então, o Goodyear Blimp tem sido presença constante em eventos, desde o Super Bowl a casamentos reais, e muito mais.
Atualmente, três dirigíveis da Goodyear operam em todos os EUA, a partir de bases no Ohio, na Florida e na Califórnia, visitando cerca de 200 eventos por ano. Em 2020, um quarto Goodyear Blimp estreou-se na Europa, não só sobrevoando as corridas de 24 horas em Le Mans e Nürburgring, mas, também, efetuando visitas extremamente populares a cidades como Londres, Copenhaga e Milão.
Agora baseado numa nova casa, no Aeroporto de Essen/Mülheim, na região alemã do Reno-Ruhr, o dirigível europeu da Goodyear é o maior do seu género no mundo atualmente, medindo 75 metros de comprimento, 19,5 metros de largura e 17,4 metros de altura. Possui um volume total de 8425 m3, sendo cheio com hélio, um gás não inflamável utilizado em todos os dirigíveis modernos, para máxima segurança.
Tecnicamente, o modelo é uma aeronave semirrígida Zeppelin NT, idêntica aos três Goodyear Blimp que operam nos EUA. É alimentado por três motores de 200 cv, permitindo uma velocidade máxima de 125 km/h, e uma autonomia de 1000 km. Normalmente, voa ao longo das principais estradas e autoestradas, a uma altitude máxima de até 3000 metros, permitindo que uma equipa de terra o siga e forneça assistência de navegação e comunicação.
Agenda preenchida para Le Mans
Durante sexta-feira, sábado e domingo, em Le Mans, o Goodyear Blimp tem a agenda completamente preenchida, com um total planeado de mais de 20 horas de voo. Com espaço para 14 passageiros de cada vez, um grupo selecionado de convidados VIP e membros da comunicação social terão a oportunidade de assistir à ação em pista a partir das suas grandes janelas panorâmicas, a 300 metros de altura.
Luca Andreoni, Diretor de Brand Consumer para a Europa da Goodyear: “O Goodyear Blimp é um verdadeiro ícone, que, durante décadas, tem sido o nosso embaixador aéreo em eventos desportivos e culturais internacionais de grande envergadura. Desde que a Goodyear regressou às 24 Horas de Le Mans, em 2020, também tem sido uma presença popular no Circuito de la Sarthe. Este ano, para o maior Le Mans da Goodyear desde o nosso regresso, estamos entusiasmados por continuar assim. Se estiver no circuito, não se esqueça de olhar para cima!”.
Sobre a Goodyear Tire & Rubber Company
A Goodyear é uma das maiores empresas do mundo do sector do pneu. Emprega cerca de 71 000 pessoas, e fabrica os seus produtos em 55 instalações, em 22 países de todo o mundo. Os seus dois Centros de Inovação, em Akron (Ohio), e em Colmar-Berg (Luxemburgo), esforçam-se por desenvolver produtos e serviços de última geração, que marcam o padrão da indústria em termos de tecnologia e desempenho. Para mais informação sobre a Goodyear e s seus produtos, visite www.goodyear.com/corporate