Um ano depois, Joaquim Teixeira voltou a sentar-se num carro de competição e fê-lo ao mais alto nível. O “Demolidor de Trás-os-Montes estreou na Rampa Porca de Murça o Hyundai Elantra N TCR adquirido pela JT59 Racing Team e “demoliu” a concorrência na Categoria Turismo e na Divisão Turismo 2, logrando ainda ficar dentro do Top 10 absoluto.
Inesquecível. Assim será para Joaquim Teixeira, para a sua família, para a sua equipa e para todos os aficionados da Montanha, o regresso protagonizado por um dos mais laureados pilotos da modalidade.
Um ano de total inatividade não se fez sentir, embora o piloto o referisse, vindo à superfície a mescla quase perfeita de talento e garra que Joaquim Teixeira sempre ostenta em competição. O piloto e “patrão” do JT59 Racing Team estreou na Rampa Porca de Murça o novo Hyundai Elantra N TCR da equipa que fundou e dirige e, ao longo do fim-de-semana dominou a Categoria Turismo, suplantando com autoridade concorrência muito forte, tendo sido capaz de evoluir nos tempos de forma sempre significativa, ostentando uma condução sólida.
Já no pódio final, foi enorme a ovação a saudar este regresso que, ao que parece, será apenas pontual. Se assim é ou não, o futuro o dirá. Para os anais da história fica a veia vencedora do “Demolidor de Trás-os-Montes”!
“Foi um fim-de-semana foi de muitas emoções. Após um ano de ausência, por motivos particulares, voltei, mas a falta de ritmo sente-se muito. Voltei para ver se ainda conseguia ter condições de participar numa prova de automobilismo e ser minimamente competitivo e penso que passei nesse teste!…”, começa por salientar Joaquim Teixeira.
O transmontano sente-se satisfeito por “ter conseguido me adaptar a uma nova viatura e, mesmo sem conseguir, como é óbvio extrair todo o sue potencial, foi suficiente para vencer a categoria e a divisão, conseguindo ainda ficar dentro do Top 10 da geral”.
A escolha de Murça para este regresso foi óbvia: “é uma prova que me diz muito, onde tenho muitos conterrâneos, e amigos que me apoiaram sempre durante este ano e também neste fim de semana com palavras de incentivo. Foi bom regressar ao convívio com todos os meus colegas e amigos do CPM, e pude ver que muitos durante todo o fim de semana me apoiaram e tiveram sempre uma palavra para saber como me estava a aguentar neste regresso”.
Joaquim Teixeira viveu momentos de grande emoção e desta o carácter especial desta participação por “ter sido na companhia em pista do meu filho Daniel, possível graças à confiança que o André Fernandes da ASF depositou em nós, ao confiar-lhe um dos seus Porsche 997. Quero ainda agradecer ao Nuno e ao Jorge Mourão, que tudo fizeram no Hyundai, para que eu tivesse a viatura sempre nas melhores condições mecânicas. Agradeço também aos meus filhos Sónia Teixeira , Daniel Teixeira, à minha companheira Catarina Correia Teixeira e ao Vitor Teixeira todo o apoio que sempre me deram durante este ultimo ano. Quero ainda salientar que, sem a motivação, apoio e incentivo da minha filha Sónia este ano a JT59 Racing Team não estaria ativa!”.
O consagrado piloto não deixou de “agradecer aos meus patrocinadores: Município de Murça, Município de Boticas, Bompiso, Intermarché (Alijó e Valpaços), Jacinto Marques Oiveira, Potauco, Officials, Publiserv, Grupo Ópticas Preguiça e Pizzeria Pasta Fina. Bem hajam por tudo!”.