O jovem boliviano de 21 anos regressou às vitórias na terceira prova da época, depois de se ter imposto também na ronda de abertura da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup,em Fafe. Sai de Amarante com 66 pontos, mais sete do que Javier Villa, o agora segundo.
Villa era precisamente o anterior líder, que ainda assim limitou o dano na classificação da TGR Iberian Cup ao conquistar 14 pontos por terminar em quarto lugar no rali.
Miguel Campos e Pedro Lago Vieira completaram, por esta ordem, o pódio, numa prova em que sete dos 10 Toyota GR Yaris RZ que alinharam à partida terminaram.
Bruno Bulacia e Gabriel Morales, da equipa CSM Automoció, foram os grandes vencedores da terceira ronda da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2024, o Rali Terras D’Aboboreira, e regressam à liderança da competição. O jovem boliviano, que só faz 22anos em agosto, lidera também, naturalmente, a competição Júnior, reservada a pilotos com menos de 24 anos de idade.
Bulacia comandou a prova de início a fim, e mesmo recebendo uma penalização de 10segundos, devido a um atraso de um minuto à chegada ao C.H. da PEC 2, terminou com2m17.8s de vantagem sobre o segundo classificado. Impôs-se em cinco dos sete troços do rali, o que lhe granjeou os regulamentares cinco pontos extra (um por cada PEC), para somar aos21 devidos pela vitória. Garantiu ainda um excelente 14.º lugar à geral, numa prova recheada de «mundialistas» que vieram a Amarante preparar o Rali de Portugal, o que realça ainda mais a sua boa classificação.
O domínio claro de Bulacia começou a evidenciar-se logo nos 16,93 km da PE1, Baião Vida Natural, após o qual deixaram a concorrência mais direta, Pedro Lago e Marco Macedo (Team Caetano Auto), a 41 segundos. Josep Bassas e Xavi Moreno (IPPON Motor Vallés) foram terceiros e perderam 43,9s, mas encetaram uma interessante recuperação até reduzirem o atraso para 31,4s, após a PE3, vindo posteriormente a desistir.
Distantes do vencedor, Miguel Campos e Joana Silva (Macedo & Macedo GTW Racing)conseguiram um excelente segundo lugar, o que lhes permitiu ascender ao terceiro posto na TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup. O famalicense fez uma prova de trás para a frente, recuperando desde o quinto lugar após a primeira especial até ao posto intermédio do pódio,ao qual chegou precisamente no último troço.
E a alegria de uns é a tristeza de outros, já que Lago ocupava o lugar desde a PEC 5 e cedeu o lugar, terminando no degrau mais baixo do pódio. Antes, tinha ele próprio beneficiado do azar de Bassas, que desistiu precisamente na quinta especial, quando era segundo. O desastre do piloto catalão na classificação para a Iberian Cup só não foi total, porque assegurou dois pontos por ter vencido outras tantas classificativas. Está, todavia, em sexto, com 25 pontos.
Javier Villa e Enrique Alonso (Asturhíbrido) foram quartos, imediatamente à frente de José Lamela e Unai Conde (Grupo Breogán). Manuel Martins e Rui Vilaça terminaram na sexta posição e José Mulero e Roberto Martínez (Labasa) encerraram o lote de pilotos classificados.
Entre os desistentes, para além de Bassas, figuram ainda as duplas Carlos Rodríguez/David Jesús Nieto (Grupo Breogán) e Ricardo Costa/Rui Vilaça (Macedo & Macedo GTW Racing).
A prova do Clube Automóvel de Amarante foi marcada pela forte chuva que caiu na sexta-feira e na manhã de sábado, embora esse fator não tenha afetado em demasia as condições do piso. Depois das classificativas de terra deste Rali Terras D’Aboboreira, a quarta ronda da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2024 disputa-se, a 7 e 8 de junho próximo, no asfalto doRali de Lisboa.
CLASSIFICAÇÃO FINAL: Rally Terras D’Aboboreira
PILOTO COPILOTO EQUIPA TOTAL
1º Bruno Bulacia Gabriel Morales CSM Automoció 1:23.08.7
2º Miguel Campos Joana Silva Macedo & Macedo +2:17.8
3º Pedro Lago Marco Macedo Team Caetano Auto +2:21.2
4º Javier Villa Enrique Alonso Asturhíbrido +3:24.8
5º José Lamela Unai Conde Grupo Breogán +5:16.8
6º Manuel Martins Rui Vilaça MV Santos +13:59.6
7º José Mulero Roberto Martínez Labasa +14:43.5
CLASSIFICAÇÃO GERAL TGR Iberian Cup 2024
PILOTO EQUIPA PONTOS
1º Bruno Bulacia CSM Automoció 66
2º Javier Villa Asturhíbrido 59
3º Miguel Campos Macedo & Macedo GTW Racing 38
4º Pedro Lago Toyota Caetano Auto 33
5º José Lamela Grupo Breogán 26
6º Josep Bassas IPPON Motor Vallés 25
7º Manuel Martins 10
8º José Mulero Labasa 9
9º Ricardo Costa Macedo & Macedo GTW Racing 4
10º Sergi Francolí CSM Automoció 0
11º Carlos Rodríguez Grupo Breogán 0