Joaquim Soares marcou presença no passado fim de semana na jornada inaugural do Campeonato Portugal Velocidade 2024, no Cascais Racing Weekend, onde esteve aos comandos do BMW M 3, e do Alfa Romeo 147, onde venceu a corrida.
Assim no Campeonato Portugal Legends, ao volante do BMW M 3 que ostentas a côr laranja e com o apoio da Reciclar, logo na sessão de treinos livres é autor do 6º melhor tempo coim 1.53.197 à média de 132,4 km/h na sua volta mais rápida ao autódromo do Estoril, para depois na sessão da tarde de treinos cronometrados acabar por conseguir melhorar de forma substancial, ao conseguir alcançar o 7º tempo para a grelha de partida, com a volta mais rápida feita ao autódromo do Estoril em 1.51.224 à média de 134,7 km/h.
No domingo de manhã daria lugar à 1ª corrida, onde depois de um bom arranque acabaria por ver a bandeira de xadrez na 6ª posição, com, a sua melhor volta feita em 1.52.769 à média de 132,9 km/h. Da parte da tarde seria a segunda corrida, onde depois de um bom arranque acabaria por cortar a linha de chegada na 5ª posição, com a sua melhor volta feita em 1.54.40 à média de 131,3 km/h.
Mas uma das novidades desta jornada seria a estreia do Alfa Romeo 147, que partilhou com Bernardo Sá Nogueira, onde na sessão de treinos livres esta dupla faria um tempo de 1.58.405 à média de 126,5 km/h, para depois na sessão de treinos cronometrados alcançar um crono de 1.55.962 à média de 129,2 km/h, sendo o 1º classificado na categoria dos Trophy .No domingo de manhã, logo na 1ª corrida seria Bernardo Sá Nogueira a dar início, , onde o melhor tempo foi de 1.54.364 à média de 131 km/h. Da parte da tarde, seria o piloto da Maia, Joaquim Soares a sentar-se aos comandos do Alfa Romeo 147, , onde acabaria por ser o brilhante vencedor da categoria Trophy, com a melhor volta feita ao autódromo do Estoril em 1.55.112 à média de 130,2 km/h.
Depois de ter ido ao pódio, disse-nos “ bem, quanto ao resumo das minhas provas no campeonato Nacional Legends 99 com o BMW M3 laranjinha e super trophy com o alfa Romeo 147 GTA. Foi um fim de semana de corridas fantástico com a estreia do Alfa Romeo , duas vitórias a primeira corrida foi o piloto e amigo Bernardo Sá Nogueira que fez uma corrida tranquila e andou sempre na frente. Na segunda corrida tive que optar por pôr uns pneus a trás mais duros e tinha que os deixar aquecer, que só a quinta volta se tornaram eficazes . andei em uma disputa muito gira que me fez lembrar o tempo do trofeu ,mas depois fui para a frente e tranquilamente ganhei a corrida .
Com o BMW M3 na primeira corrida tive um problema na direcção que me obrigou a levantar o pé acabei em P4 na segunda corrida já sabia qual era o problema consegui um Pódio P2 . Foi positivo porque consegui baixar dois segundos ao meu tempo do ano passado”, finalizou o piloto da Maia, Joaquim Soares.