CPT4x4 2024: Auto Higino vence em Mação com casa cheia

CPT4x4 2024: Marco histórico de uma década em Mação

Foi perante uma excelente moldura humana, um palco soberbo para a prática da modalidade de Trial 4×4, um tempo magnifico e notáveis equipas em competição, que se desenrolou a segunda jornada do Campeonato Portugal Trial 4×4. Um evento fortemente apoiado pelo município de Mação e excelentemente coorganizada pelo Associação MAC TT, juntamente com o promotor do CPT4x4 – Clube Trilhos do Norte, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Foi em pleno período primaveril, com uma temperatura de verão, imensa vontade de vencer acumulada no instinto de cada participante… Tudo isto e muito mais, justificaram a adesão maciça do público a Mação para presenciar uma das provas mais antigas e com maior tradição na modalidade. O CPT 4×4 volta a deixar a sua marca no distrito de Santarém, um acontecimento desportivo que começou a ganhar raízes há nove anos em Mação e não mais parou de crescer.

No final de um dia intenso de competição, com duas “especiais” de puro Trial 4×4, treinos cronometrados na manhã de domingo e resistência à tarde, Claúdio Ferreira e João Lucas (Auto Higino) foram os grandes vencedores Absolutos, arrecadando ainda a vitória na Classe Super proto. Miguel Marques e Renato Machado (MM6018 Parts4x4/Americana) venceram a Classe Proto. Já na Classe Extreme a dupla da JR4x4 formada por Hugo Rodrigues/Fernando Pereira saíram vencedores. Paulo Silva e Duarte Silva (Team Sequeiros 4×4) renovaram o triunfo já alcançado na ronda inaugural em Valongo e visaram na Classe Promoção. Para além da dupla vitoria da “Auto Higino”, o pódio da Classe Absoluto ficou completo com Flávio Gomes e Cristiano Fernandes da “Tabo Team 4×4” e os vencedores da Classes Proto, a “MM6018 Parts4x4/Americana”

Uma jornada que enriqueceu a modalidade, num grande espetáculo de trial 4×4 com a competitividade a esgotar-se apenas no baixar da bandeirada de xadrez, no culminar das três horas de resistência, numa pista bem pensada para a competição e com uma grande diversidade de obstáculos, mantendo a sua tradição de pista duro e das mais apetecidas do calendário nacional.

A terceira jornada do Campeonato Portugal Trial 4×4, irá decorrer nos dias 15 e 16 junho, com a caravana a rumar à região do Oeste, no regresso da competição a Alenquer. Um espetáculo a não perder!

Super Proto: Auto Higino no local e hora certa

A vontade de vencer e a dureza do percurso levou a que algumas equipas fossem surpreendidas por alguns problemas mecânicos nas viaturas ao longo da prova, outras mal arrancaram… Naquela que é designada como Classe “rainha” esperava-se uma “luta” de gigantes com três candidatos mais assumidos que os restantes. Claúdio Ferreira e João Lucas (Auto Higino), aproveitaram da melhor forma os problemas mecânicos dos principais adversários e assumiram a candidatura à vitória: “Mação no seu pleno, uma prova dura e dificuldade acrescida para os navegadores. O nosso carro esteve irrepreensível ao logo de toda a prova e, aproveitamos os problemas dos nossos principais adversários que acabou por facilitar a chegada já perto do final à liderança da prova e terminar na frente”, salientou Claúdio Ferreira. Flávio Gomes e Cristiano Fernandes adotaram um andamento fortíssimo que começou logo no arranque, e lideraram praticamente toda a resistência, até ao momento em que a correia do alternador cedeu, já na reta final da prova, quedando-se pelo segundo lugar. Um final inglório para a dupla de Bragança, pela segunda jornada consecutiva viram-se arredado da vitoria nos últimos minutos do tempo regulamentar. Rui Rocha e Pedro Campas, vencedores da ronda inaugural em Valongo, viram a embraiagem do Toyota ceder logo na partida, condicionando toda a prova, chegando ainda assim garantir o derradeiro lugar do pódio.

Proto: Miguel e Renato de fio a pavio

Com um nível competitivo elevado e equilibrado, a dupla da “MM6018 Parts4x4/Americana” dominou em toda alinha a Classe Proto. O piloto da “casa” vingou os contratempos do passado, assumindo desde o arranque a dianteira da prova até ao baixar da bandeira xadrez: “Esta foi uma vitória que já andávamos a procurar há muito tempo, aqui em Mação. Felizmente não tivemos percalços mecânicos, com exceção de um furo no decorrer dos treinos. Fizemos uma gestão plena da corrida, do carro e da parte física do navegador, numa prova muito dura e com um grau de dificuldade um pouco elevada, essencialmente para os navegadores. Gerimos a prova e beneficiamos da nossa regularidade para chegar na frenteadiantou no final Miguel Marques. No regresso ao CPT4x4, Paulo Amaro e José Sobral “BuzPIzza/Fragoso e Filhos” estiveram em bom nível, até ressurgirem os problemas mecânicos, já trazidos dos treinos cronometrados com a quebra do bloqueio da frente. No decorrer da resistência foram os pernos de roda partidos que inviabilizaram um aproximar ao líder, terminando no segundo posto. Os irmãos Faria, Rui e Manuel “Transportes Faria” queram-se pelo derradeiro lugar do pódio. Com um início de prova bastante atribulado, com imensos contratempos mecânicos, la foram conseguindo anular alguns handicap’s para concluir.

Extreme: JR4x4 estreia-se a vencer

Hugo Rodrigues e Fernando Pereira “JR4x4” estavam disposto a vencer em Mação e, a margem alcançada no final não deixa dúvidas. Depois dos problemas no decorrer dos Treinos assumiram a candidatura logo após o arranque e só terminaram com a mostragem da bandeira xadrez. “Uma pista complicada e exigente para os navegadores. Iniciamos mal a prova com problemas mecânicos, mas rapidamente passamos a liderar o pelotão, facilitado também com os problemas dos nossos adversários. Soubemos gerir a mecânica do Nissan e o desgaste físico do navegador. Foi a nossa primeira vitoria, espero que muitas outras possam surgir”, Salientou Hugo Rodrigues. César Marques e César Carneiro (Sonmovingui) passaram ilesos a problemas mecânicos, optando por um ritmo mais cauteloso face ao estado físico do navegador a salvaguardando-se dos possíveis contratempos mecânicos, terminando no segundo posto. O derradeiro lugar do pódio ficou na posse dos vencedores de Valongo, Jorge Alfaia e Francisco Carvalho “73 Racing Team”, também eles a acusar o imenso calor e a dureza da pista “bem ao nosso gosto, puro trial 4×4”, para além do facto de ficar sem travões bem cedo no Nissan.

Promoção: Paulo e Duarte Silva bisaram

Duas vitórias em outras tantas jornadas, dão à dupla Paulo Silva/Duarte Silva (Team Sequeiros 4×4) a liderança na Classe Promoção. Numa luta a três, seria o piloto de Lousada o primeiro líder, posição que manteve até final, com a dupla da “Tony Automóveis” pouca distancia e sem permitir qualquer veleidade família Silva: “Foi uma vitória muito suada e difícil de conquistar, mesmo até à bandeira xadrez. Estive sempre com o Diogo na minha retaguarda e não permitiu descuidos. Felizmente o carro deu garantias para manter um ritmo forte”, justificou Paulo Silva. Autores de uma prova muito regular, a primeira nesta competição, Diogo Santos e Ricardo Freitas (Tony Automóveis) surpreenderam pelo andamento demonstrado ao terminar no segundo lugar do pódio, contabilizando o mesmo número de voltas dos vencedores. Já distante do duo da frente, Fernando Ferreira e Jorge Bessa “Sucatas Fernando” ocuparam o derradeiro lugar do pódio – o primeiro alcançado esta temporada, depois de partir da cauda do pelotão na grelha de partida e terminar com a barra de direção empenada.   

Eco Evento Social e Ambiental: Objetivos cumpridos e atingidos

A exemplo da edição de 2023, para além da vertente Desportiva a jornada do “MAC TT” teve como pilares basilares a área Social e Ambiental, tornando este, um “eco evento”. Neste âmbito, a componente social esteve patente na parceria criada com o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA) unidade de Mação, tendo como finalidade envolver os utentes da instituição na organização. Contando com a colaboração das equipas, estes utentes partilharam as viaturas na deslocação para o parque fechado instalado junto ao Cine Teatro, percorrendo a zona histórica de Mação. No dia da prova foi recriado um espaço específico para estes utentes assistirem em plena segurança e com todas as condições associadas as suas necessidades à prova de Trial. A vertente ambiental, teve como parceiro a VALNOR, sendo realizadas várias ações ambientais no decorrer da prova, com a recolha e separação do lixo, devidamente selecionado pelas equipas (nos sacos oferecidos no briefing

Classificação Final – Mação

Absoluto

1º           Auto Higino – Claúdio Ferreira/João Lucas    13

2º           Tabô Team 4×4 – Flávio Gomes/Cristiano Fernandes 12          

3º           MM6018 Parts4x4/Americana – Miguel Marques/Renato Machado      10

Super Proto

1º           Auto Higino – Claúdio Ferreira/João Lucas    13

2º           Tábô Team 4×4 – Flávio Gomes/Cristiano Fernandes 12          

3º           Team RJ69 – Rui Rocha/Pedro Campas           2

Proto

1º           MM6018 Parts4x4/Americana – Miguel Marques/Renato Machado      10

2º           BurPizza – Paulo Amaro/José Sobral              8

3º           Transportes Faria – Rui Faria/Manuel Faria  6

Extreme

1º           JR4x4 – Hugo Rodrigues/Fernando Pereira   13

2º           Sonmovingui – César Marques/César Carneiro – 7

3º           73 Racing Team -Jorge Alfaia/Francisco Carvalho       6

Promoção

1º           Team Sequeiros 4×4 – Paulo Silva/Duarte Silva           15

2º           Tony Automóveis – Diogo Santos/Ricardo Freitas       15

3º           Sucatas Santos – Fernando Ferreira/Jorge Bessa        8

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter