ADAC Opel GSE Rally Cup: A corrida pelo título sofreu uma reviravolta

• ADAC Saarland-Palatinate Rally: o francês Tom Dufour assume a liderança da classificação da competição
• Max Reiter vence o ADAC Saarland-Palatinate Rally; estreia consistente de Simon Gasslbauer

A corrida pelo título na ADAC Opel GSE Rally Cup 2026 sofreu uma reviravolta dramática no ADAC Saarland-Palatinate Rally, no fim de semana passado. No meio de uma emocionante batalha pela vitória contra o piloto convidado Max Reiter, Timo Schulz — que tinha começado o seu rali em casa como líder do campeonato — derrapou e caiu numa berma na décima primeira das catorze classificativas. Embora o recém-coroado Campeão Europeu Júnior e a sua copiloto, Maresa Lade, tenham conseguido chegar à linha de chegada da classificativa, foram depois obrigados a abandonar o rali. Como resultado, o alemão de 27 anos caiu para o terceiro lugar na classificação geral. Tom Dufour recuperou agora a liderança. O francês e o seu copiloto, Alex Dubois, terminaram em terceiro no Saarland e estão agora seis pontos à frente de Ioan Lloyd. O galês e o seu copiloto, Sion Williams, terminaram em quinto lugar.

“Foi um rali difícil e estamos muito contentes por termos chegado ao fim”, afirmou Tom Dufour. “Como agora cada ponto conta, fizemos o que adoramos fazer na Power Stage: demos tudo o que tínhamos. E valeu a pena. É fantástico chegar à última ronda como líderes do campeonato. Mas estamos apenas seis pontos à frente do Ioan. Vai ser incrivelmente emocionante!”

Na sequência do abandono de Schulz, Max Reiter e o seu copiloto, Conny Nemenich, conquistaram uma vitória dominante no seu regresso a um carro de ralis elétrico. “Nunca teria esperado isto”, afirmou o duas vezes vice-campeão da antiga ADAC Opel Electric Rally Cup. “Estamos muito gratos por nos ter sido dada a oportunidade de fazer esta participação especial. Ganhar aqui é absolutamente fantástico. Conseguimos apanhar um bom ‘feeling’ com o carro durante o ‘shakedown’, e isso manteve-se até à meta. O Mokka GSE Rally é um carro de ralis impressionante. Com a sua potência e binário poderoso, desafia o piloto muito mais do que o Corsa.”

Os heróis locais e o Opel Mokka GSE Rally também brilharam na classificação geral: após catorze provas especiais que totalizaram 154 quilómetros, o mais rápido dos carros totalmente elétricos – com uma potência de até 207 kW (281 cv) – terminou em nono lugar. Em segundo lugar na classificação da competição ficaram os belgas Tom Heindrichs e Jonas Schmitz, que fizeram uma participação especial no Mokka GSE Rally no ADAC Saarland-Palatinate Rally, depois de terem vencido a ADAC Opel Electric Rally Cup de 2025 e garantido o segundo lugar no Campeonato Europeu Júnior de Ralis deste ano.

Simon Gasslbauer e a sua copiloto Lena Plattner fizeram uma estreia impressionante na primeira taça monomarca de ralis elétricos do mundo. O jovem de 21 anos da Baviera, que só tinha percorrido os seus primeiros metros no Mokka GSE Rally durante o shakedown de quinta-feira, foi melhorando a cada etapa e acabou por cruzar a linha de chegada num sólido quarto lugar. “Foi simplesmente brilhante”, afirmou Gasslbauer. “Conseguimos melhorar à medida que o rali avançava, e esse era o objetivo. O Mokka GSE Rally tem um excelente comportamento em estrada; a capacidade de resposta e os travões funcionam na perfeição. Não esperávamos um resultado tão bom – por isso, estamos ainda mais orgulhosos dele.”

“O Mokka GSE Rally voltou a apresentar um desempenho sólido no ADAC Saarland-Palatinate Rally”, afirmou Jörg Schrott, diretor da Opel Motorsport. “Logo a partir da segunda etapa especial, o Timo ocupava o quinto lugar na classificação geral, atrás de quatro carros Rally2 com tração integral. No final do primeiro dia, o Mokka melhor classificado ocupava a sétima posição. E a batalha no topo da classificação da competição foi, mais uma vez, do mais alto nível. Conquistar o título será, naturalmente, agora uma tarefa difícil para o Timo. Mas é assim que funciona o desporto motorizado, e tudo pode acontecer na ronda final.”

A ronda final da ADAC Opel GSE Rally Cup 2026 terá lugar em Spa, na Bélgica, nos dias 28 e 29 de novembro.
Classificação da ADAC Opel GSE Rally Cup (após 6 de 7 corridas)
1. Dufour 166 pontos
2. Lloyd 160
3. Schulz 136
4. Español 96
5. Schönborn 95
6. Johansson 84
7. Eertmans 77
8. Ledda 57
9. Kamermans 35
10. Van Empel 22
11. Luif 21
12. Wlömer 20
13. Wilhelm 16
14. Stütz 14
15. Wittenbeck 12

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter