Visão para o futuro da Opel: fabricante alemão apresenta o Opel STX Concept e o mundo GSE de elevada performance no Salão Automóvel de Paris de 2026

• Estreia mundial #1: O estudo visionário Opel STX Concept mostra a evolução do design das station wagon
• Estreia mundial #2: O monolugar de corrida de Fórmula E GEN4 Opel GSE 27FE com a decoração final do campeonato mundial
• Estreia na exposição: O Opel Corsa GSE demonstra a potência elétrica pura para o dia a dia
• Primeira aparição: a nova gama Opel Astra GSE oferece o estilo GSE com várias opções de motorização
• Jovem família de SUV: o Grandland Electric AWD, o Frontera Electric Extended Range e o Mokka GSE apresentam a gama diversificada de modelos totalmente elétricos da Opel
• Perspetivas empolgantes: conferência de imprensa da Opel no stand A42, no pavilhão 4, decorre às 11h40 CEST, no dia 12 de outubro

A Opel irá proporcionar aos visitantes do Salão Automóvel de Paris deste ano um vislumbre do futuro. Mais especificamente: do futuro das station wagons tecnicamente de vanguarda e visualmente deslumbrantes. O mais recente protótipo de Rüsselsheim, o visionário Opel Sports Tourer eXperimental Concept – ou Opel STX Concept, para abreviar – irá celebrar a sua estreia mundial na capital francesa.

Além disso, a Opel irá apresentar toda a sua gama de modelos GSE altamente dinâmicos de 12 a 18 de outubro. Na Opel, GSE significa “Grand Sport Electric” – e é precisamente este espírito de prazer de condução e design altamente dinâmicos, combinado com a “Deutscher Ingenieurskunst” (perícia de engenharia alemã), que o fabricante alemão irá apresentar a um público internacional. Em primeiro lugar, o novo Opel GSE 27FE. O monolugar GEN4 de Fórmula E para a próxima época, com mais de 800 cv, representa o epítome do mundo Opel GSE e poderá ser visto pela primeira vez no seu design definitivo para o campeonato mundial. O novo Opel Corsa GSE, um veículo desportivo para o dia-a-dia, que já está disponível para encomenda, também fará a sua estreia na exposição. Este hot hatch de 207 kW (281 cv) acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos – mais rápido do que qualquer outro modelo de série atual da Opel. E quem desejar experimentar a sensação GSE, independentemente do seu sistema de propulsão preferido, terá em breve a oportunidade de o fazer. O novo nível de acabamento GSE Line está prestes a ser lançado, começando pelo Opel Astra GSE Line em Paris.

A gama GSE é ainda complementada pelo Opel Mokka GSE, que traz para a estrada a sensação dos ralis da sua versão de competição, o Mokka GSE Rally. Juntamente com o SUV de tração integral topo de gama Grandland Electric AWD e o acessível SUV familiar Frontera Electric na sua variante Extended Range, exemplifica a vasta gama de novos SUV que ostentam o emblema Blitz.

Em conjunto com a vice-presidente de Marketing, Rebecca Reinermann, e o vice-presidente de Design, Mark Adams, o CEO da Opel, Florian Huettl, apresentará estes e outros destaques a um público internacional na Conferência de Imprensa da Opel, que terá lugar no stand A42 da Opel, no pavilhão 4, às 11h40 CEST, na segunda-feira, 12 de outubro.

Opel STX Concept: A visão da station wagon do futuro, altamente emocional e tecnológica
O Opel STX Concept é a visão arrojada da station wagon elétrica do futuro. Combina engenharia alemã, design emocional e tecnologias inteligentes de forma a proporcionar aos condutores e passageiros o mais alto nível de prazer de condução. O mais recente protótipo de Rüsselsheim dá assim continuidade à longa tradição da Opel como pioneira das station wagons na Europa e estabelece uma ligação clara com os modelos Sports Tourer com o símbolo Blitz, como a última geração do Astra Sports Tourer, com a sua abreviatura “ST”. Mas o STX Concept é mais do que isso. Simboliza também o próximo passo evolutivo da filosofia de design da Opel – ainda mais arrojada, mais pura, mais emocional e mais eficiente. Isto é evidente no Opel Vizor, ainda mais marcante, com as suas animações de luz nas lamelas curvas, bem como na traseira inclinada e no design geral das superfícies, que, com as suas linhas suaves e precisas e uma aparência distintamente técnica, realça o carácter do veículo.
Além disso, o STX Concept dispõe de um sistema aerodinâmico ativo que se adapta continuamente à situação de condução, utilizando elementos móveis na traseira para otimizar o fluxo de ar, reduzir o arrasto e melhorar a estabilidade. Assim, o STX Concept não é apenas um show car que apresenta um design revolucionário com ideias tecnológicas inovadoras. Antecipa também a evolução da carroçaria station wagon e já contém elementos de futuros modelos da Opel.

Opel GSE 27FE: Monolugar totalmente elétrico da Fórmula E GEN 4 com a sua decoração final
O Opel GSE 27FE é o monolugar GEN 4 para o Campeonato do Mundo de Fórmula E, ao qual a Opel se juntará a partir da próxima época. E é a personificação do lema da Opel GSE: “Grand Sport Electric”. Este monolugar de alto desempenho possui tração integral permanente, uma potência superior a 800 cv, atinge uma potência de recuperação de até 700 kW e, assim, eleva o desporto motorizado elétrico a um nível completamente novo.
Por outro lado, a Opel transmitirá a velocidade e o desempenho do carro de corridas à primeira vista. O Opel Compass ocupa um lugar de destaque na parte dianteira e identifica claramente o veículo como um Opel. Ao mesmo tempo, o GSE 27FE continua a desenvolver a linguagem de design GSE introduzida com o Mokka GSE Rally — passando de um visual robusto de ralis para um novo universo visual concebido para a Fórmula E de alta tecnologia e alta velocidade. No Salão Automóvel de Paris, o Opel GSE 27FE está em exposição pela primeira vez com a sua decoração final, pronto para a sua estreia no campeonato mundial.

Opel Corsa GSE: desportivo para o dia-a-dia acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,5 segundos
O novo Opel Corsa GSE, que está já disponível para encomenda, vai celebrar a sua estreia em feira em Paris. Este hot hatch, seguindo a melhor tradição, surge com o design característico da versão GSE e promete emoções, entusiasmo e alto desempenho, combinados com o prazer de condução totalmente elétrico.
A versão de alto desempenho do automóvel pequeno mais vendido da Alemanha tem tudo o que se pode desejar: com um chassis desportivo rebaixado, 207 kW (281 cv) e 345 Nm de binário, o recém-chegado desportivo oferece tanta potência elétrica quanto o Mokka GSE, vencedor do prémio “Volante de Ouro 2025” . Mas o Corsa GSE mostra um pouco mais do que vale. Porque acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos – mais rápido do que qualquer outro Opel de produção atual! Os condutores podem atingir os 180 km/h numa autoestrada alemã sem limite de velocidade. O desempenho é realçado por um som desportivo ativo, desenvolvido exclusivamente para o novo Corsa GSE, que acompanha a experiência de condução consoante a aceleração e a velocidade. Tudo isto torna o desempenho visível, tangível e audível para o condutor e os passageiros.

Astra GSE Line: Estética GSE altamente dinâmica e livre escolha de motorizações
Os desportivos totalmente elétricos para o dia a dia, o Mokka GSE e o Corsa GSE, estão a impressionar tanto a imprensa como o público com o seu desempenho, precisão e design altamente dinâmico. Consequentemente, a Opel está a dar rápida continuidade a esta tendência, levando a experiência GSE a outros modelos – com o mais recente Astra a estrear a nova versão. O best-seller da classe dos compactos fabricado em Rüsselsheim será apresentado como o Astra GSE Line no “Mondial de l’Auto” pela primeira vez.
Com a nova versão, os clientes poderão conduzir o seu próprio automóvel com o design distintivo GSE, mantendo ao mesmo tempo a livre escolha de motorizações. A nova GSE Line, que estará disponível para encomenda a partir da primavera de 2027, confere ao Astra um aspeto ainda mais arrojado e pode ser combinada com motorizações elétricas a bateria, híbridas plug-in ou híbridas, bem como com motores de combustão interna convencionais.
Uma emocionante família de SUV: Mokka GSE, Grandland Electric AWD e Frontera Electric
Além disso, a Opel está a apresentar toda a gama de SUV elétricos com o Blitz na capital francesa. O Mokka GSE traz para a estrada e para os clientes a sensação de ralis da sua versão de competição, o Mokka GSE Rally. Tudo isto com a mesma potência de 207 kW (281 cv) e 345 Nm de binário. A isto juntam-se tecnologia inspirada no mundo dos ralis e inúmeros detalhes de design e equipamento que despertam emoção pura. E com uma velocidade máxima de 200 km/h, o Mokka GSE é o Opel de produção totalmente elétrico mais rápido até à data.
O máximo conforto de condução e segurança em todas as condições de tráfego e meteorológicas são as principais prioridades do Grandland Electric AWD. O primeiro modelo totalmente elétrico da Opel com tração integral apresenta uma potência total do sistema de 239 kW (325 cv) e até 509 Nm de binário. O chassis do Grandland Electric AWD, dotado da tecnologia adaptativa Frequency Selective Damping, e os seus modos de condução selecionáveis individualmente são cruciais para um contacto ideal com a estrada e uma aderência fiável. Os condutores podem escolher entre “Normal”, “Eco”, “Sport” e “4WD”. O SUV topo de gama garante, assim, uma excelente estabilidade em estrada e prazer de condução – seja na neve ou ao rebocar uma caravana numa viagem de férias.
A atual gama de SUV da Opel em Paris é completada pelo SUV Frontera, prático, ideal para famílias e acessível. O Frontera oferece uma relação qualidade/preço particularmente vantajosa, com características inovadoras como os confortáveis bancos Intelli-Seats, uma base para smartphone e espaço para até sete pessoas. E o Frontera Electric Extended Range oferece uma autonomia sem emissões locais de até 400 quilómetros (WLTP) entre carregamentos, graças à sua bateria de 54 kWh (52 kWh de capacidade útil).
Mais detalhes sobre a presença da Opel no “Mondial de l’Auto 2026”, em Paris, serão divulgados em breve.

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter