O piloto de São Pedro do Sul comanda o Rallye Constálica – Castro Daire – Vouzela – Oliveira de Frades à geral após primeiro dia de competição, numa ronda em que António Cruz Monteiro lidera os campeonatos Promo e Rali do Centro, o mesmo sucedendo a Carlos Fernandes, nos Clássicos, e Henrique Correia, nas 2RM.
Depois da dupla passagem pelas especiais Rota N2 – Castro Daire e Moledo, coube a Vouzela encerrar o primeiro dia de prova com a tradicional e bastante moldurada super-especial noturna nas principais artérias da vila, com Carlos Matos e Ricardo Faria a colocar o Skoda Fabia RS Rally2 no topo da tabela classificativa.
O piloto sampedrense, que herdou a liderança da competição do Gondomar Automóvel Sport, promovida pela Promolafões, no final da primeira passagem por Moledo – segunda do dia –, partindo para a super-especial separado dor 0,3 segundos dos segundos classificados, André Cabeças e Miguel Castro, em Citroën C3 Rally2.
Carlos Matos foi o primeiro a completar a distância de 2,87 quilómetros no emblemático centro da vila de Vouzela, com o tempo de 4m10,6, passando a usufruir de uma vantagem de 9,1 segundos, totalizando 20m14,3s
O lisboeta André Cabeças foi segundo na classificação geral, seguido pelos irmãos António Cruz Monteiro e Ana Cruz Monteiro, em Peugeot 208 T16, que desalojaram do lugar mais baixo do pódio Armando Carvalho e Ana Santos, em Mitsubishi Lancer Evo IX, com a diferença entre ambos de 0,7 segundos.
Refira-se que, uma saída de estrada, após a tomada de tempos na segunda especial do dia e primeira passagem por Moledo, colocou a dupla João Ferreira e António Costa do lado de fora do Rallye Constálica. O incidente ocorreu numa curva demasiado larga mas bastante suja, resultando num embate com danos avultados no Toyota GR Yaris Rally2 e não permitiu prosseguir amanhã em prova.
Nos Clássicos, Carlos Fernandes, navegado por João Serôdio, prossegue na liderança ao volante de um Porsche 911 GT3 CUP, com o tempo total de 20m57,7s, mantendo o viseense José Cruz, que faz equipa com Madga Oliveira, também num Porsche 911 GT3 CUP, a 2m18,3s de diferença.
Quanto às 2RM, o conimbricense Henrique Correia e Tiago Barata, em Fors Escort S, mantém uma toada forte e consistente, terminando o dia de hoje na liderança, com o tempo de 22m05,3s, menos 53,3 segundos relativamente ao jovem piloto condeixense, Vítor Matias, navegado por Pedro Júlio, em KIA Picanto GT, seguindo na terceira posição Fábio Cruz e Gonçalo Cruz, aos comandos de um Renault Clio RS, a 58,8s de Henrique Correia.
Para amanhã, domingo, as equipas regressam à estrada em Vouzela (10h00), onde voltam (12h39) depois de passarem pelas classificativas de Senhora do Castelo (5,50 km – 10h36 e 12h09) e Penoita (12,60 – 11h09), para de seguida rumarem a Oliveira de Frades.
Depois da segunda passagem por Penoita (14h24), a prova termina às 15h43, nesta última localidade, depois das duas passagens pela super-especial de Oliveira de Frades (1,77 km – 15h20 e 15h35).
