TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal leva ambição redobrada ao Rali da Madeira, com Pedro Almeida e Kris Meeke

O Rali da Madeira, quinta jornada do Campeonato de Portugal de Ralis ( de 30 de julho a 1 de agosto) , coloca a TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal perante um dos desafios mais duros e emblemáticos da temporada. A equipa apresenta-se na Pérola do Atlântico com dois TOYOTA GR Yaris Rally2 oficiais, entregues a Pedro Almeida e a Kris Meeke, a grande novidade para uma prova de máxima exigência.

É com esta aposta dupla que a estrutura oficial Toyota encara uma das provas mais esperadas do ano. Pedro Almeida e António Costa chegam a este rali na segunda posição do campeonato e com ambição de regressar ao primeiro posto que já foi seu. A preparação no Rali da Calheta revelou-se fundamental para esta jornada e o piloto iniciará a sua participação com uma base muito mais sólida.
O regresso de Kris Meeke e Stuart Loudon é também motivo de destaque. O piloto britânico que, aos TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal leva ambição
redobrada ao Rali da Madeira, com Pedro Almeida e Kris Meeke comandos do GR Yaris Rally2, venceu quatro ralis e 45 classificativas em 2026, regressa a uma prova que já tentou vencer por diversas ocasiões, sem sucesso. Esta nova tentativa dá-se num contexto já familiar, com um carro e uma equipa que conhece bem.

Pedro Almeida: inteligência e foco nas contas do CPR
Pedro Almeida chega ao Rali da Madeira com noção exata das dificuldades que o esperam, mas também com a confiança que o trabalho recente realizado na ilha proporcionou. Depois da participação no Rali da Calheta, o piloto da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal acredita estar preparado para enfrentar uma prova onde o objetivo principal passa por maximizar o resultado em função das contas do campeonato: “O Rali da Madeira é sempre uma das provas mais exigentes e particulares do Campeonato de Portugal de Ralis. Além da competitividade habitual do CPR, contamos com a presença de muitos pilotos estrangeiros e dos madeirenses, que conhecem estas classificativas como ninguém, por isso sabemos que será um desafio muito difícil.
A participação no Rali da Calheta foi importante para voltarmos a ganhar ritmo nas estradas da Madeira, testar algumas soluções e chegar a esta prova com maior confiança. O nosso foco está bem definido: fazer um rali inteligente, explorar o potencial do nosso Toyota e conquistar o maior número possível de pontos para o campeonato. Essa é a prioridade nesta fase da época e vamos lutar para regressar a casa com um resultado que fortaleça a nossa posição nas contas do CPR.”
Kris Meeke: um regresso de peso à estrutura
A grande novidade da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal para o Rali da Madeira é a presença de Kris Meeke, piloto que dispensa apresentações e que regressa a uma estrutura que conhece bem, reencontrando também um carro com o qual mantém forte ligação competitiva. A entrada do britânico acrescenta profundidade e ambição ao projeto da equipa nesta quinta jornada do campeonato, precisamente numa prova onde experiência, precisão e capacidade de adaptação podem fazer toda a diferença. Será a quinta prova do ano para o piloto, segunda aos comandos de um GR Yaris Rally2.

Meeke assume o enorme respeito pelo desafio madeirense, mas não esconde a motivação de lutar por um grande resultado num palco que considera especial:  “Sim, estou muito contente por ter a oportunidade de voltar à Madeira, especialmente com a equipa e um carro que conheço bem. Depois de alguns anos em Portugal, é como se fosse uma família.
Para mim, a Madeira é um dos ralis de asfalto mais difíceis do mundo, pela natureza das estradas, pela precisão que é preciso ter para sequer pensar em fazer o melhor tempo. É óbvio que os pilotos locais conhecem muito bem a ilha e o Diego Ruiloba também já mostrou ser incrivelmente rápido nesta prova. É um rali que adoraria ganhar, mas não subestimo o desafio.
Um grande obrigado ao povo da Madeira por me receber de volta, à Sports & You e ao Grupo Caetano. É fantástico estar de volta e fazer parte da equipa, e estou realmente ansioso por este desafio”.

O Guião da Prova
O Rali da Madeira 2026 será disputado em duas etapas, com oito secções e 15 Provas Especiais de Classificação, num total de 202,52 quilómetros cronometrados e 801,12 quilómetros de percurso total, integralmente em asfalto. A primeira etapa concentra 116,36 quilómetros de especiais, enquanto a segunda soma 86,16.
A prova arranca na quinta-feira, 30 de julho, com a cerimónia de partida na Avenida do Mar – Praça do Povo, antes da sempre muito aguardada super-especial Cidade do Funchal, com 2,18 quilómetros, marcada para as 19h30. Será um primeiro contacto competitivo curto, mas naturalmente importante para lançar o ritmo de um rali que deverá ser decidido à décima de segundo.
A sexta-feira concentra a parte mais longa da primeira etapa e promete desde logo diferenças significativas.
O dia conta com a dupla passagem por Santo da Serra (13,78 km, às 09h15 e 12h55), Palheiro Ferreiro (21,02 km, às 10h00 e 13h40) e Santana (12,03 km às 16h50 e 19h10), além da passagem única por Ribeiro Frio (20,52 km às 18h05). No final do dia, os concorrentes terão já cumprido 114,18 quilómetros cronometrados, numa sexta-feira decisiva para a definição das primeiras hierarquias.

A segunda etapa, no sábado, 1 de agosto, leva o pelotão para mais 86,16 quilómetros contra o cronómetro.
A manhã começa em Chão da Lagoa (15,66 km, às 10h15), seguindo-se as primeiras passagens por Ponta do Sol (10,95 km, às 12h10), Ponta do Pargo (11,83 km, às 13h05) e Lameiros (12,47 km, às 14h05). Da parte da tarde, os concorrentes repetem o mesmo desenho competitivo com Ponta do Sol 2 às 16h25, Ponta
do Pargo 2 às 17h20 e Lameiros 2 às 18h20, troço que terá estatuto de Power Stage – Coral da Madeira. O pódio final está agendado para as 19h30, novamente na Praça do Povo – Avenida do Mar.
Ao longo de todo o rali existirá apenas um Parque de Assistências, instalado na Avenida Dr. Sá Carneiro e no Cais Norte do Porto do Funchal, ponto nevrálgico de uma prova que combina espetáculo, dureza competitiva e enorme tradição no automobilismo português.

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter