Neuville segura liderança do Rali da Acrópole, mas Ogier está mais perto

O belga Thierry Neuville (Hyundai i20) terminou hoje a segunda etapa do Rali da Acrópole, na Grécia, na liderança desta oitava ronda do Campeonato do Mundo, mas viu o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) encurtar a desvantagem para metade.

Neuville terminou este dia com 4,1 segundos de vantagem sobre o atual campeão em título, com o japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris) a ficar em terceiro, a 2.17 minutos.

O piloto belga da Hyundai tinha iniciado a jornada com 9,7 segundos de avanço sobre Ogier.

A vantagem de Neuville chegou a subir para 10,8 segundos, mas Ogier respondeu no derradeiro troço do dia, onde foi o mais rápido, reduzindo novamente a diferença e relançando a discussão pela vitória para a etapa final de domingo.

Neuville terminou o dia com danos na frente esquerda do Hyundai i20.

“Não é um problema”, afirmou o belga, quando questionado sobre o estado do carro e a possibilidade de chegar sem dificuldades à assistência.

Ogier tinha sido mais rápido durante grande parte da manhã, chegando a reduzir a diferença para apenas 3,7 segundos antes da assistência intermédia. À tarde, o piloto da Toyota apostou numa estratégia arrojada de pneus, levando apenas uma roda suplente, e fechou a jornada com mais uma vitória em classificativa.

“Ainda assim, não arrisquei tudo por causa do risco de furos. Tive uma condução limpa, mas não podia forçar demasiado, porque havia pilotos à frente a sofrerem furos”, explicou Ogier.

Atrás dos dois primeiros, a luta pelo pódio sofreu várias alterações ao longo do dia.

O francês Adrien Fourmaux (Hyundai i20) começou a etapa no terceiro lugar, porém, perdeu tempo ao trocar uma roda na segunda passagem encurtada por Ghymno e caiu para o quarto lugar, atrás de Takamoto Katsuta.

O piloto japonês viu o líder do Mundial, o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), sofrer um furo e perder quase dois minutos para mudar o pneu no último troço do dia.

“Tenho muita pena pelo Elfyn”, afirmou Katsuta, acrescentando: “Fui muito cuidadoso em alguns locais com rocha. É muito difícil e fácil ter um furo. Normalmente sabemos quando acontece, mas aqui simplesmente não se sabe”.

Fourmaux ainda reagiu, atacando depois de saber do atraso de Evans, e recuperou o quarto lugar a Josh McErlean (Ford Puma) por apenas um segundo.

“A ideia era tentar puxar ao máximo para apanhar o Josh e ganhar uma posição para amanhã [domingo]. Sabia do problema do Elfyn, por isso tinha de aproveitar a oportunidade. Fui muito cuidadoso no sítio onde eles tiveram o furo, porque havia uma pedra grande na estrada”, disse o francês.

Já Elfyn Evans caiu para o sétimo posto da geral devido ao furo sofrido.

“Aconteceu de forma muito inesperada. A perda de pressão foi muito repentina e estive muito perto de bater, porque não consegui parar na curva seguinte”, explicou o britânico.

O Rali da Acrópole termina no domingo, com duas passagens por Aghii Theodori e Loutraki, sendo a segunda passagem por Loutraki a Wolf Power Stage, com um total de 84 quilómetros cronometrados.

Lusa

Créditos Foto : AutoHebdo

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter