Volvo volta a ser distinguida em segurança
A Volvo volta a ser distinguida no capítulo da segurança automóvel.
O seu novíssimo sistema LiDAR conquistou o Prémio Tecnologia e Inovação no Troféu Carro do Ano – Volante de Cristal.
A distinção foi anunciada esta semana em Lisboa, durante a cerimónia de entrega de prémios do mais antigo troféu automóvel do país.
Este sistema, desenvolvido pela marca Sueca em conjunto com a Luminar, e que faz a sua estreia no novo Volvo EX90, é um método de deteção remoto que utiliza a luz sob a forma de um laser pulsado para medir gamas com alta precisão e fiabilidade.
O LiDAR – Light Detection and Ranging, é capaz de detetar não só a estrada em frente, de dia ou de noite, como também pequenos objetos, a centenas de metros do automóvel, a tempo de informar, para atuar e para evitar acidentes sendo capaz de “ver”, por exemplo, peões até 250 metros de distância e algo tão pequeno e tão escuro como um pneu na estrada, 120 metros à frente, mesmo de noite e a alta velocidade (autoestrada).
A diferença que o sistema LiDAR pode trazer para a segurança automóvel é notável.
Investigações recentes da Volvo Cars indicam que a sua inclusão num automóvel já de si seguro, pode reduzir os acidentes com gravidade até 20%, e proporcionar uma prevenção global de acidentes até 9%.
“Somos líderes em segurança automóvel há quase 100 anos,
estabelecemos novos padrões e inventamos novas tecnologias que já salvaram mais de um milhão vidas. Continuaremos a inovar até que os automóveis não tenham acidentes, e até que estejamos 100% livres de carbono enquanto empresa.
Tudo para proteger mais vidas, de acordo com a nossa própria razão de existir.”
JIM ROWAN
CEO – Volvo Cars