- CPT4x4 2026 – Arranque do Campeonato Portugal Trial 4×4 em Valongo
- Um espetáculo ímpar na prova de abertura
O Campeonato Portugal Tria 4×4 está de regresso com a ronda inaugural em Valongo. A competição organizada pelo Clube Trilhos do Norte, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting tem início no próximo sábado e estende até ao final do dia de domingo, num palco de eleição para a prática da modalidade. A jornada de abertura, conta com o apoio do município de Valongo, entidade que tem estado à mais de uma década ao lado do Clube organizador na promoção do Campeonato Portugal Trial 4×4, que vai já na sua 15º edição.
À semelhança dos anos anteriores, o painel de pilotos inscritos é recheado de elevada qualidade, e muito diversificado no que às viaturas diz respeito. Na “grelha de partida” de Valongo vão estar os melhores pilotos do Trial 4×4 com viaturas supercompetitivas, dispondo das melhores preparações para enfrentar um percurso extenso e com diversidade de obstáculos.
Com um total de 17 equipas inscritos à partida de uma temporada algo atípica face às alterações regulamentares e estruturais da modalidade, a primeira ronda do CPT4x4 reveste-se de alguma curiosidade em função da distribuição das novas classes, agrupando as anteriores Proto e Super Proto, prometendo ser emocionante de início ao fim desta jornada dupla de 3 horas de um misto de velocidade e Trial 4×4.
Mesmo com dificuldades acrescidas para a organização na preparação do percurso, devido às intempéries que afetaram o país, e em particular a região do grande Porto, estão garantindo todas as condições para que piloto e navegadores lutem ao segundo pelo primeiro triunfo da temporada em cada uma das suas classes.
Uma nova pista, com um percurso de treze quilómetros, percorrendo caminhos florestais com uma diversidade de obstáculos e dificuldades ímpar na sua extensão, muito característico do solo da região. Esta ronda de abertura comporta uma pista, com um total de sete triais: três na zona mais distante do centro nevrálgico – monte; e quatro na zona de espetáculo junto às box’s. Destes, dois estão localizados após a reta da meta e outros tantos à chegada à zona espetáculo. Ao longo do percurso de cada uma das duas etapas, serão criadas zonas de espetáculo para o público.
Em termos gerais, a estrutura é muito idêntica à de uma organização de uma prova de excelência, de Trial 4×4. Dois dias de competição com uma etapa repetida no sábado e no domingo, com três horas ao dispor de cada equipa para percorrerem o maior número de voltas a um percurso com treze quilómetros, excelentemente preparado por uma equipa conhecedora do terreno, garantindo um percurso misto: rápido e técnico, adequado à prática da modalidade de trial 4×4.
O programa desportivo arranca bem cedo, na manhã de sábado, 14 março, com a realização das verificações administrativas e técnicas junto à Biblioteca municipal. Após o “curto” período do almoço inicia-se a 1ª etapa com os participantes a desfrutarem de 3 horas de prova. No domingo, 15 março realiza-se a 2ª etapa com início ao final da manhã. O centro operacional da prova ficará instalado nas imediações do Ecocentro de Valongo, a tradicional pista de Trial 4×4.
Um espetáculo a não perder! Venha participar nesta grande festa do Trial 4×4 nos dias 14 e 15 de março, com as melhores condições para o público com entrada grátis e parque de estacionamento.
Lista Inscritos CPTrial 4×4 Valongo_2026 – cores_classes

