Teve lugar no passado fim de semana a 47ª edição da Rali à Lampreia que teve lugar como o habitual na Praça Deu la Deu no centro de Monção, numa organização do Parallel Velocity Club em intima colaboração com a Câmara Municipal de Monção, que uma vez mais ficou caracterizado pela intensa luta pela vitória nos diferentes grupos, atá ao último metro da derradeira passagem.
Apenas uma senhora se inscreveu na edição deste ano, trata-se de Isabel Caetano ao volante do seu Citroen C 1 HDI, que teve a seu cargo a vitória nesta categoria, sucedendo o mesmo com Silvério Cardoso que esteve invicto entre os carros equipados com motor diesel, ao volante do seu Opel Astra. Quanto aos pilotos naturais e residentes em Monção, Luís Guedes e o seu Lotus Seven impos a sua lei perante Cláudio Caldas aos comandos do seu Opel Kadett, tendo atrás de si na 3ª posição Tiago Gonçalves num Honda S 800.
No Grupo 1 – Classe 1, a vitória foi para Jorge Alves ao volante dum Ford Escort, tendo logo atrás de si Norton Serafim num Citroen AX, ficando o pódio completo com o Opel Corsa A de Francisco Santos. Já no Grupo 1 – Classe 2, os louros foram para o Citroen AX de Jorge Almeida, que teve a seu lado no pódio o Mazda MX 5 de Armando Caldas, e o Toyota Starlet de André Coelho. No Grupo 1 – Classe 3, o piloto de Cerva – António Borges não deu chances aos seus adversários ao volante do seu Honda S 800, tendo a seu lado no pódio o seu filho Henrique Borges também ao volante dum Honda S 800, e Cláudio Caldas num Opel Kadett.
De referir a elevada adesão do público presente em Monção, que compareceu em grande força na noite de sábado e na tarde de domingo, onde já não havia espaço disponível, numa edição em que a Câmara Municipal de Monção aumentou o numero de lugares sentados com mais bancadas, que estavam completamente lotadas, assim como a zona de peão,, sendo assim um assinalável sucesso neste trabalho partilhado entre o Parallel Velocity Club e a Câmara de Monção, que recebeu a designação entre os pilotos presentes do “Mónaco das perícias”, que na edição desta ano, passou a deter um recorde de 69 inscritos, completando todo o espaço do paddock, e assim a luta em todos os grupos e classes foi tremenda, e só mesmo no final da última passagem foram encontrados os vencedores que nos três grupo tiveram direito aos troféus e ao a um prémio financeiro, algo inédito em provas de perícia organizadas em Portugal em provas deste género.
Em termos de classificação geral, no Grupo 1 a vitória foi pertença de António Borges – Toninho aos comandos dum Honda S 800, depois de uma animada luta com o Citroen AX de Jorge Almeida. O pódio ficaria completo com Henrique Borges ao volante dum Honda S 800.Por sua vez o 4º e 5º lugar seriam pertença de Cláudio Caldas aos comandos dum Opel Kadett C, e de Ricardo Cerqueira num Opel City.
Entre os participantes no Grupo 2, a vitória foi para Tiago Gonçalves num Honda S 800, tendo a seu lado no pódio o Ford Escort de Sérgio Fernandes, e o Austin Mini Cooper do piloto de Vilar de Luz – Maia, Luís Silva, que fechou assim este pódio. A 4ª e 5ª posição foi pertença de Luís Sousa num Honda S 800 e do Citroen AX de Victor Vaz.
Finalmente no Grupo 3, o piloto de Chaves, Luís Delgado não deu qualquer tipo de chance aos seus diretos adversários, impondo a sua lei de forma determinante, sendo o brilhante vencedor, tendo a seu lado os seus colegas de equipa Jaime Pires e Eduardo Pereira, todos ao volante do Daihatsu. A 4ª e 5ª posição foram respetivamente para António Gonçalves num AGS Sport e Alberto Otero (único piloto espanhol presente) num Kartcross.
No final, já o sol tinha partido, e após a distribuição dos prémios, Jorge Galhardo, Presidente do Parallel Velocity Club, e diretor de prova da 47ª edição do Rali à Lampreia disse-nos “ jornada muito trabalhosa, mas muito motivadora, penso que conseguimos bater o recorde em termos do numero de espectadores, pois nunca vi tanta gente a assistir em Monção. Depois tivemos outro recorde, que foi o numero de inscritos, foram 69, outro feito .A prova em si correu bem, com muita luta em todos os agrupamentos, luta até ao último metro da prova .No plano desportivo tudo impecável, vamos começar dentro de dias a começar a planear a edição de 2027, estamos todos de parabéns pelo trabalho realizado “, finalizou Jorge Galhardo, Presidente do Parallel Velocity Club.
CLASSIFICAÇÃ FINAL
SENHORAS
Isabel Caetano – Citroen C 1 HDI
DIESEL
Silvério Cardoso – Opel Astra
NATURIAS OU RESIDENTES EM MIONÇÃO
1º Luís Guedes – Lotus Seven
2º Cláudio Caldas – Opel
3º Tiago Gonçalves – Honda S 800
GRUPO 1 – CLASSE 1
1º Jorge Alves – Ford Escort
2º Norton Serafim – Citroen AX3º Francisco Santos -. Opel Corsa
GRUPOO 1 – CLASSE 2
1º Jorge Almeida – Citroen Ax
2º Armando Caldas – Mazda MX 5
3º André Celeiro – Toyota Starlet
GRUPO 1 – CLASSE 3
1º António Borges – Honda S 800
2º Henrique Borges – Honda S 800
3º Cláudio Caldas – Opel Kadett
GRUPO 1 – CLASSIFICAÇÃO GERAL
1º António Borges – Honda S 800
2º Jorge Almeida – Citroen AX
3º Henrique Borges – Honda S 800
4º Cláudio Caldas – Opel Kadett
5º Ricardo Cerqueira – Opel City
GRUPO 2 – CLASSIFICAÇÃO GERAL
1º Tiago Gonçalves – Honda S 800
2º Sérgio Fernandes – Ford Escort
3º luís Silva – Austin Mini Cooper
4º luís Sousa – Honda S 800
5º Victor Vaz – Citroen AX
GRUPO 3 – CLASSIFICAÇÃO GERAL
1º Luís Delgado – Daihatsu
2º Jaime Pires – Daihatsu
3º Eduardo Pereira – Daihatsu
4º António Gonçalves – Kartcross
5º Alberto Otero – Kartcross
