O Troféu de Resistência Supermoto estreou-se no Kartódromo de Abrantes, com um grande dia de Sol a acolher uma jornada cheia de ação.
A primeira das três rondas agendadas este ano para a estreia do Troféu de Resistência Supermoto teve como palco no Kartódromo de Abrantes no passado domingo, com mais de três de dezenas de pilotos presentes. Em agenda nesta ‘Resistência Cidade de Abrantes’ estava uma corrida de três horas destinada à categoria Pit-Bikes, que era o prato forte no programa do dia, com 15 equipas à partida, antecedida por uma prova de hora e meia para a classe Supermoto, esta com a grelha menos preenchida.
Com a meteorologia a ajudar, a dupla composta por David Dias e Simão Silva venceu esta primeira corrida do dia, batendo por duas voltas a equipa composta pelo Campeão Nacional Sérgio Rego e por José Batista, com Nelson Ferreira e Hélder Batista a terminarem no lugar mais baixo do pódio.
Para a corrida mais aguardada, as três horas de Pit-Bikes, as principais favoritas eram as equipas formadas por alguns dos nossos jovens ases da Velocidade, com Vasco Camoesas a alinhar em conjunto com Lourenço Vicente, enquanto Alexandre Cabá fazia equipa com Henrique Vicente. Por outro lado, Sérgio Rego e David Dias uniram esforços e, nesta corrida, passaram de adversários a companheiros de equipa, embora o desgaste físico devido à corrida anterior – que ambos disputaram – se tenha feito pagar.
O espetáculo na luta pela vitória esteve sempre assegurado, com as duplas Camoesas/L. Vicente e Cabá/H. Vicente a manterem um duelo cerrado durante toda a prova, alternando várias vezes na liderança e nunca se perdendo de vista. No final, ao cabo de três horas de corrida, Vasco Camoesas viria mesmo a bater Alexandre Cabá por cerca de 7 segundos, assegurando uma vitória suada. No entanto, depois de ter cruzado a meta, Alexandre Cabá viria a entrar no pit lane em sentido contrário, somando assim uma penalização de três voltas. Penalização que acabaria por não influir na classificação, pois a equipa terceira colocada, Sérgio Rego/David Dias, terminaria a 12 voltas do primeiro.
Todas as formações até ao 8º posto alinhavam com Pit-Bikes da classe pro (até 190 cc 4T/85 cc 2T), e o vencedor da classe AM (até 110 cc 4T), a equipa Stunt Motos de Pdro Villas-Boas e Fred Morais, terminou em 9º da geral, imediatamente seguidos pelos restantes ocupantes do pódio da classe AM, ‘Os Transmontanos’ (Zé Pedro/Carlos Almeida) e ‘Girl Team’ (Carolina Azevedo/Lara Morais).
O Troféu de Resistência Supermoto 2026 terá mais duas rondas esta temporada: a 22 de agosto em Portalegre e a 6 de dezembro em Vila Nova de Poiares, enquanto o Campeonato Nacional de Supermoto tem a sua jornada de abertura marcada para o Kartódromo de Abrantes a 26 de abril.
Fotos: Nuno Urbano
