CHANGAN IRÁ UTILIZAR AS INOVADORAS BATERIAS CATL NAXTRA NOS SEUS VEÍCULOS DE PASSAGEIROS

  • Nova bateria de iões de sódio da CATL destina-se a futuros modelos de automóveis de passageiros das diferentes marcas da Changan.
  • A tecnologia inovadora da bateria impressiona pela sua máxima segurança e praticidade, mesmo em condições extremas.
  • A bateria de iões de sódio CATL Naxtra tem uma densidade energética de até 175 Wh/kg.

A Changan Automobile realizou há dias um evento de lançamento sob o tema “Changan SDA Intelligence Update & Global Launch of Sodium-Ion Battery Strategy” em Yakeshi, na Mongólia Interior. Durante o evento, a Changan revelou formalmente a sua estratégia global de baterias de iões de sódio e anunciou o início da sua “Temporada de Testes Globais” de 2026. 

Pioneira no setor: a era do “Sódio-Lítio Dual-Star”

A Changan está a acelerar o avanço da tecnologia de baterias de iões de sódio como parte da sua estratégia global para baterias. Tan Benhong, Diretor de Marca da Changan, observou que a Changan continuará a lançar novos veículos equipados com baterias de iões de sódio em várias das suas marcas num futuro próximo. “De condições extremas à condução diária, cada busca pelos limites na Changan serve, em última análise, para proteger as viagens diárias de cada um dos nossos utilizadores”, afirmou.

Com até 175 Wh/kg, a densidade energética da bateria CATL Naxtra está entre as mais elevadas de todas as baterias de iões de sódio produzidas em massa. Os veículos equipados com baterias de iões de sódio estão a ser submetidos a uma validação sistemática em condições extremas, com testes concebidos para verificar tanto os limites de desempenho como a segurança intrínseca. Em condições de frio extremo, os sistemas de baterias de iões de sódio oferecem superioridade em baixas temperaturas, tendo demonstrado uma capacidade de descarga estável, melhorando significativamente tanto a segurança como o desempenho da bateria em ambientes de temperatura ultrabaixa, com validação continuando além de 40 graus Celsius negativos.

A Changan realizou uma série de testes de utilização extrema que excederam os padrões tradicionais nacionais para assim estabelecer referências de segurança e verificar características intrínsecas de segurança. Estes incluíram o esmagamento multieixos, penetração por broca e serragem completa – sem que originassem fumos, incêndios ou explosões – demonstrando uma forte estabilidade inerente. 

SDA Intelligence: Ensaios extremos levam a uma fiabilidade no quotidiano

O lançamento também apresentou o conceito de SDA Intelligence, que vai além da segurança passiva, oferecendo estabilização proativa do veículo impulsionada por IA. Durante os testes ao vivo em condições de frio extremo realizados em Yakeshi, os modelos da Changan demonstraram resiliência no mundo real. Veículos das marcas Avatr e Changan – incluindo a série CS, Changan Deepal e Changan Nevo – foram submetidos a uma série de cenários extremos do mundo real em condições severas de baixas temperaturas.

Os testes em Yakeshi demonstraram, ao mesmo tempo, a próxima evolução da SDA Intelligence, a estrutura de segurança proativa da Changan. Ao contrário das simulações tradicionais em laboratório, estes testes concentraram-se na avaliação da condução inteligente e do controle do chassis em ambientes naturais imprevisíveis e de baixa fricção.

Por exemplo, o modelo Avatr 12 dominou uma mudança de faixa de emergência em superfície gelada após um furo num pneu, tendo o sistema de tração elétrica distribuída mantido uma trajetória perfeitamente composta. Já o Changan Nevo Q05 identificou com sucesso obstáculos em gelo de baixa fricção durante um desafio de Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC), conseguindo uma paragem de emergência controlada. 

Validação sistemática para uma maior fiabilidade

A segurança direcionada para o utilizador é, na Changan, construída com base numa abordagem que prioriza a validação, na qual todos os testes e verificações críticos são concluídos antes que os veículos cheguem aos clientes. Por detrás dessa abordagem, existe um sistema de verificação robusto e um conjunto de laboratórios avançados a nível global, formando a base para a capacidade da Changan de oferecer segurança abrangente em todos os cenários.

Para a validação real do hardware mecânico, a Changan construiu o Western Automotive Proving Ground, cobrindo uma área de cerca de 2,33 quilómetros quadrados, com um investimento acumulado superior a 3 mil milhões de Yuans chineses (aproximadamente 431 milhões de dólares americanos). O campo de testes conta com 14 percursos de teste dedicados e mais de 70 tipos de superfícies rodoviárias especiais, alcançando-se uma quilometragem anual de testes superior a 20 milhões de quilómetros, o equivalente a dar cerca de 500 voltas à Terra.

Na validação de simulação baseada em software & codes, a Changan opera o Changan Changan SDA Lab, aquele que é o único Laboratório Nacional Chave para Tecnologias de Segurança Veicular Inteligente da China. O laboratório abrange mais de 400.000 cenários de simulação virtual, com quilometragens diárias de simulação de direção inteligente superiores a 3,3 milhões de quilômetros.

Em conjunto, esses rigorosos sistemas de validação e recursos laboratoriais avançados formam a base tecnológica para a segurança inerente da SDA Intelligence da Changan. Eles garantem que todos os veículos Changan sejam equipados desde o início com uma garantia de segurança integrada e fiável, em que os utilizadores podem confiar desde o primeiro dia.

A jornada global de testes continua

Yakeshi é apenas o ponto de partida. A “Temporada Global de Testes” de 2026 da Changan incluirá o Sudeste Asiático para testes de durabilidade em condições de elevada humidade e os Alpes da Europa para afinações de chassis a altitudes elevadas. Na Eurásia, a Changan realizará testes de inverno com foco na confiança sobre gelo e neve, com o Avatr 12 como veículo de testes. Na América Latina, a Changan realizará uma viagem cross country no México, ligando Cancún a Mérida, com foco na fiabilidade em longas distâncias.

Em conjunto, esses programas de testes específicos para cada região formam um ciclo de validação global integrado, garantindo que as tecnologias comprovadas em várias condições se traduzam em desempenho de confiança no dia a dia para os utilizadores de todo o mundo.

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Primeiro automóvel de passageiros do mundo equipado com bateria CATL Naxtra

A Changan Automobile alcançou outro marco na sua estratégia de segurança: o lançamento oficial de uma estratégia global de baterias de iões de sódio em parceria com a CATL. A colaboração inclui uma solução conjunta de ecossistemas de iões de sódio, co-definindo os cenários de aplicação da tecnologia de baterias de iões de sódio. A Changan será pioneira na implantação destas baterias da CATL em vários novos modelos do seu catálogo de marcas.

Sobre a tecnologia de baterias de iões de sódio da CATL:

  • Segurança incomparável em condições extremas: a CATL Naxtra é o primeiro produto de bateria de iões de sódio do mundo a passar nas mais recentes normas de segurança nacionais da China. As células totalmente carregadas passam por testes rigorosos — incluindo esmagamento multieixos, penetração por broca e serragem completa — sem que tenha originado fumo, incêndio ou explosão. Mesmo quando cortada, a célula continua a fornecer energia. A temperaturas tão baixas quanto 50 °C negativos, mantêm-se uma produção de energia estável, estabelecendo um novo padrão industrial para segurança intrínseca. O excelente desempenho a baixas temperaturas reduz a necessidade de sistemas complexos de gestão térmica, diminuindo, assim, o consumo adicional de energia nesses ambientes mais frios.
  • Mais de 400 km de autonomia exclusivamente elétrica satisfazem as vastas necessidades diárias: o primeiro modelo de passageiros com iões de sódio da Changan atinge uma densidade energética ao nível da célula de até 175 Wh/kg — estabelecendo a referência atual para baterias de íões de sódio produzidas em massa. Integrado com o sistema CTP da CATL e gestão BMS inteligente, oferece uma autonomia puramente elétrica superior a 400 km e garante que a autonomia exibida reflita com precisão o desempenho no mundo real. À medida que a cadeia de abastecimento de iões de sódio avance, projeta-se que as autonomias atinjam o intervalo entre 500 e 600 km para variantes puramente elétricas e de 300 a 400 km para configurações híbridas/ou de autonomia estendida, o que permitirá cobrir mais de 50% dos requisitos de autonomia no mercado de Veículos de Novas Energias.
  • Desempenho inovador em climas de frio extremo: a Naxtra elimina a “penalidade de autonomia no inverno” que tem dificultado a adoção de veículos elétricos em mercados mais frios. Enquanto as baterias de lítio tradicionais perdem capacidade significativa abaixo dos 20 °C negativos, o primeiro modelo de passageiros com bateria de iões de sódio da Changan estabelece um novo padrão: a 30 °C negativos, a potência de descarga quase triplica a das baterias de química LFP equivalentes com o mesmo nível de carga; a retenção de capacidade permanece acima dos 90% a 40 °C negativos; e o fornecimento de energia fiável persiste a 50 °C negativos.
  • Controlo preciso permitido pela estratégia de gestão inteligente BMS da CATL: Apenas e só no segmento de baterias, a equipa de BMS da CATL conta com mais de 900 engenheiros técnicos. O seu volume de entregas ocupa o primeiro lugar na China e está entre os primeiros do mundo há muitos anos, com uma base instalada superior a 13 milhões de unidades. Apoiada por extensos dados operacionais e de Investigação e Desenvolvimento, a CATL mantém parcerias sólidas com mais de 90% dos fabricantes de veículos de passageiros, contando com um portfólio de produtos que abrange, na totalidade, veículos de passageiros, veículos comerciais, embarcações marítimas, sistemas de armazenamento de energia, aeronaves e outros setores.

Mais informações disponíveis em www.changan-auto.pt.

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter