FORTE PRESTAÇÃO NÃO TEVE A DEVIDA RECOMPENSA PARA A DS AUTOMOBILES, NA CORRIDA NOTURNA DE ABERTURA EM JEDDAH

  • O Campeonato do Mundo FIA Fórmula E está na Arábia Saudita para uma ronda dupla no circuito de Jeddah esta sexta-feira e sábado.
  • Com o regresso do PIT BOOST e apenas um Attack Mode, a quarta corrida da temporada assumiu um caráter estratégico que recompensou pouco os pilotos da DS Automobiles.
  • Taylor Barnard e Maximilian Günther lutaram pelas posições da frente no início da corrida, mas perderam muito terreno no final, terminando respetivamente em 10.º e 11.º lugares.

O Campeonato do Mundo FIA Fórmula E visita este fim de semana a Arábia Saudita, com duas corridas noturnas no Jeddah Corniche circuit. Neste traçado — onde a DS Automobiles venceu em 2025 — o construtor premium francês voltou a demonstrar o excelente nível de desempenho dos seus DS E-TENSE FE25 durante a qualificação.

Maximilian Günther, vencedor em Jeddah no ano passado, qualificou-se para a final dos duelos e falhou a pole position por apenas 0,111s. Assim, as expectativas eram elevadas para a DS PENSKE, com o alemão a partir da segunda posição da grelha e o seu jovem colega britânico Taylor Barnard da quinta.

Esta quarta corrida da temporada revelou-se muito estratégica, com apenas um Attack Mode (de seis minutos) em vez dos habituais dois e, sobretudo, com o regresso do PIT BOOST. Isto significou que, pela primeira vez este ano, os pilotos tiveram de fazer uma paragem nas boxes para recuperar 10% de energia. Um dos fatores decisivos foi fazê-lo no momento exato, tendo também em conta a ativação do Attack Mode e todas as restantes variáveis de corrida.

Uma estratégia agressiva da DS PENSKE acabou, infelizmente, por não ser recompensada. Após um excelente arranque, Maximilian Günther foi o primeiro líder da corrida, mas perdeu várias posições no final e terminou classificado em 11.º lugar. Taylor Barnard terminou apenas uma posição à frente. Tal como o colega de equipa, o jovem britânico teve um papel de destaque no início da prova antes de cair na classificação. Embora este resultado lhe tenha permitido somar um ponto nos campeonatos de pilotos e de equipas, não reflete de forma alguma o verdadeiro nível de desempenho do DS E-TENSE FE25 na Arábia Saudita.

Tanto os pilotos como toda a equipa estarão determinados em demonstrá-lo no sábado, durante a quinta corrida do Campeonato do Mundo FIA Fórmula E. Mais uma vez, a partida será noturna (17h00 hora portuguesa), e desta vez o construtor francês espera brilhar ao longo de toda a corrida.

Taylor Barnard:

“A corrida de abertura em Jeddah ficou claramente aquém das nossas expectativas, sobretudo depois da excelente qualificação. Tive dificuldades com um carro que não virava da mesma forma nem para a esquerda nem para a direita. Foi muito difícil e bastante frustrante. Os engenheiros fizeram tudo o que puderam nas boxes para me ajudar a lidar com o problema, mas, sinceramente, nunca conseguimos perceber exatamente a causa. Felizmente, amanhã teremos um novo conjunto de pneus e talvez isso seja suficiente para resolver este estranho problema. Por outro lado, também cometemos alguns erros estratégicos durante a corrida. Mas, como sempre, ganhamos e perdemos juntos. Vamos analisar tudo com cuidado e tenho a certeza de que conseguiremos melhorar e somar mais pontos na segunda corrida de amanhã.”

Maximilian Günther:

“Foi uma corrida difícil e obviamente não aquilo que esperávamos depois de quase termos conquistado a pole position. Fiz um excelente arranque, tal como o meu colega de equipa Taylor, e estivemos durante muito tempo em segundo e terceiro enquanto geríamos a energia. Parecia que estávamos a fazer uma corrida sólida até ao momento em que decidimos usar o Attack Mode antes da paragem para o PIT BOOST. Infelizmente, não foi a estratégia certa e ficámos numa posição delicada que tornou a segunda parte da corrida muito complicada. Mas somos uma equipa e, por isso, ganhamos e perdemos juntos. Hoje foi um dia mau, mas tenho total confiança em toda a equipa. Sei que somos perfeitamente capazes de dar a volta à situação e amanhã teremos a oportunidade de o provar.”

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter