CITROËN RACING RUMA A JEDDAH NA ARÁBIA SAUDITA PARA A PRIMEIRA RONDA DUPLA NO CAMPEONATO DE FÓRMULA E

  • A Fórmula E ruma a Jeddah para a primeira ronda dupla da época 2025/26, com o Jeddah Corniche Circuit a receber as corridas nº. 4 e n.º 5, sendo também as primeiras provas noturnas do presente campeonato. 
  • A Citroën Racing aponta aos lugares do pódio, procurando transformar o progresso demonstrado em resultados ainda mais robustos. 
  • Os formatos distintos das duas corridas do fim de semana acrescentam interesse estratégico: o E-Prix de sexta-feira contará com a introdução do Pit Boost juntamente com um Attack Mode obrigatório, enquanto o E-Prix de sábado assume o formato tradicional, apenas com o Attack Mode, correndo-se ambos sob temperaturas elevadas, apesar de serem noturnos.  

A Fórmula E desloca-se esta semana a Jeddah, no Reino da Arábia Saudita para as Corridas n.º 4 e n.º 5 da temporada 2025/26 do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E. O Jeddah Corniche Circuit irá, assim, acolher a primeira jornada dupla da época, assinalando um momento importante, numa altura em que a Citroën Racing procura continuar a ganhar ímpeto entre o pelotão. 

O rápido e fluido Circuito de Jidá é único no calendário da Fórmula E. Com pouco mais de três quilómetros de extensão e 19 curvas, o traçado combina longas retas com sequências técnicas e curvas de elevado empenho. A sua configuração valoriza a eficiência, a precisão e a gestão de energia, enquanto a proximidade dos muros exige rigor ao longo de toda a volta. O asfalto liso e as rápidas mudanças de direção tornam também a preparação dos pneus e a consistência fatores críticos durante todo o fim de semana. 

A Citroën Racing chega a Jeddah com referências positivas de visitas anteriores dos seus pilotos ao circuito. Da última vez, Nick Cassidy e Jean-Éric Vergne alcançaram boas prestações que lhes valeram classificações dentro do top-10. Com o dececionante fim de semana em Miami já para trás, a prioridade é agora seguir em frente e lutar pelos lugares de pódio. 

O fim de semana com duas corridas apresenta um desafio estratégico adicional, com formatos distintos entre as duas rondas. O primeiro E-Prix contará, pela primeira vez nesta época, com a introdução do Pit Boost, juntamente com um Attack Mode obrigatório de seis minutos, colocando maior ênfase nos timings, na execução e na gestão de corrida. Em contraste, o segundo E-Prix regressará ao formato mais tradicional, sem Pit Boost e com o Attack Mode a regressar à sua estrutura habitual, recompensando a adaptabilidade e a inteligência estratégica de pilotos e engenheiros. 

Jeddah irá também receber as primeiras corridas noturnas da temporada 2025/26 do Campeonato do Mundo de Fórmula E. Apesar do horário ao fim da tarde/noite, prevê-se que a temperatura ambiente se mantenha mais elevada do que a dos eventos mais recentes, condições que poderão jogar a favor da Citroën Racing, ao ajudar a equipa a colocar os pneus na janela ideal de funcionamento de forma mais eficaz. 

Com duas corridas, duas abordagens estratégicas distintas e pontos valiosos em disputa, a Citroën Racing chega à ronda dupla de Jeddah concentrada em transformar o potencial demonstrado em resultados concretos. 

A segunda edição da EVO Session terá também lugar no domingo, dia 15 de fevereiro, com o influenciador Max Klymenko a assumir o volante do monolugar da Citroën racing. A EVO Session dá a alguns dos criadores de conteúdos e personalidades mais seguidos do mundo a oportunidade de ir para a pista em condições reais e viver a Fórmula E por dentro. 

Cyril Blais, Diretor de Equipa da Citroën Racing Formula E Team, comentou:  

“Apesar de a corrida em Miami não ter corrido como queríamos, continuo muito orgulhoso do trabalho que toda a equipa tem feito até agora nesta temporada. Aprendemos muito com as rondas iniciais, tanto em termos de desempenho como de execução, e esse conhecimento continua a moldar a forma como abordamos os fins de semana de corrida. Aprende-se mais quando se falha do que quando se ganha, e avançar com as lições-chave retiradas e uma mentalidade positiva é fundamental para este fim de semana. Jeddah é uma oportunidade importante para nós, com duas corridas e exigências estratégicas diferentes ao longo do fim de semana. A nossa prioridade é maximizar todas as oportunidades de pontuar, manter a eficácia operacional e continuar a ganhar embalo à medida que o campeonato avança.” 

Nick Cassidy, Piloto da Citroën Racing Formula E Team, declarou: 

“Jeddah é um circuito de que gosto muito — é rápido, técnico e recompensa a ousadia, especialmente nas secções de alta velocidade. Da última vez que corri aqui terminei em quinto lugar, e o objetivo para este fim de semana é lutar na frente. Sendo a primeira ronda dupla da temporada e com formatos de corrida diferentes nos dois dias, uma execução limpa será fundamental para maximizar todos os pontos disponíveis. As condições noturnas mais quentes também deverão ajudar no desempenho dos pneus, por isso estou ansioso por ver o que conseguimos fazer.” 

Jean-Éric Vergne, Piloto da Citroën Racing Formula E Team, afirmou: 

“Jeddah é um circuito exigente, onde não há margem para erros, por isso a confiança no carro e uma estratégia clara são cruciais. Pontuei aqui da última vez, o que foi positivo, mas quero sempre mais. Com o Pit Boost a entrar em ação pela primeira vez nesta temporada e duas corridas muito diferentes ao longo do fim de semana, trata-se de estar atento, flexível e agressivo quando surgirem oportunidades. Este é um fim de semana importante para ganhar embalo e vou aproveitar todas as oportunidades.”

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter