§ É o terceiro modelo da Mazda a ultrapassar a marca de cinco milhões de unidades
§ Desvendada na Europa em julho de 2025, a terceira geração do SUV CX-5 será agora lançada ao longo do primeiro trimestre de 2026
A Mazda Motor Corporation anunciou hoje que a produção e as vendas globais acumuladas do Mazda CX-5 atingiram cinco milhões de unidades no final de 2025. Este marco torna o CX-5 no terceiro modelo da Mazda a ultrapassar essa fasquia, depois do Mazda 323 e do Mazda3. Entre os veículos Mazda que incorporam totalmente a tecnologia Skyactiv e o design Kodo – Alma do Movimento, o CX-5 atingiu este marco no menor espaço temporal.
Até à data comercializado em mais de uma centena de países e regiões em todo o mundo, o CX-5 continua a ser a escolha de clientes como o SUV crossover da Mazda por excelência, num processo evolutivo que agora se vê ainda mais refinado, tornando o seu design mais vibrante e desportivo e a sua experiência de condução mais sublimada.
Com a produção da primeira geração do CX-5 a arrancar na Fábrica Ujina nº 2, em 2011, a Mazda depressa teve de expandir a sua presença fabril para a Fábrica Ujina nº 1 e para a Fábrica de Hofu[1]. Iniciaria, entretanto, a produção do seu best-seller em instalações na China[2], modelo que foi também montado localmente em alguns países[3], nomeadamente na Malásia e no Vietname, permitindo que o CX-5 se tornasse no modelo mais vendido do atual catálogo da Mazda, distinção que detém desde 2018.
Mais recentemente, em julho de 2025, a Mazda deu início o processo de introdução da nova geração do CX-5 na Europa, primeiramente divulgando as primeiras imagens, exibindo-o depois ao público europeu, no início deste mês, no Salão Automóvel de Bruxelas. Comercialmente e após o lançamento europeu que agora se inicia, decorrendo até final de março, o modelo chegará depois à América do Norte e ao Japão, a partir da primavera.
Koichiro Yamaguchi, Gestor do Programa CX-5, comentou: “Gostaríamos de expressar a nossa sincera gratidão a todos os clientes e fãs em todo o mundo que apoiaram o CX-5. O novo CX-5 foi totalmente alterado em oito anos e aperfeiçoou ainda mais o seu design desportivo e dinâmica de condução. Oferece um habitáculo espaçoso onde todos os passageiros podem desfrutar de conforto e facilidade, juntamente com uma interface homem-máquina[4] redesenhada. Meticulosamente focado na utilização no quotidiano, o CX-5 evoluiu para um SUV de nova geração que torna a condução mais confortável e a vida mais rica. Continuaremos a cuidar cuidadosamente do CX-5, com o objetivo de que seja apreciado por muitos anos.”
História resumida da evolução do Mazda CX-5
– Primeira geração
Abril 2011 Anúncio original da denominação Mazda CX-5 pela Mazda Motor Corporation
Setembro 2011 Estreia Mundial no Salão Automóvel de Frankfurt 2021
Novembro 2012 Conquista do galardão de “Carro do Ano” no Japão
Janeiro 2012 Lançamento comercial em Portugal
Maio 2012 Atribuição de 5 estrelas Euro NCAP no domínio da segurança
Janeiro 2013 Modelo mais vendido no mercado japonês em 2012
Fevereiro 2013 Conquista do galardão de “Crossover do Ano” nos “Troféus do Automóvel”, em Portugal
Janeiro 2014 Modelo mais vendido no mercado japonês em 2013
Abril 2015 Produção global acumulada de 1 milhão de unidades
– Segunda geração
Novembro 2016 Estreia Mundial no Salão Automóvel de Los Angeles
Março 2017 Estreia na Europa no Salão Automóvel de Genebra
Setembro 2017 Lançamento comercial em Portugal
Novembro 2017 Atribuição de 5 estrelas Euro NCAP no domínio da segurança
Maio 2021 Lançamento comercial em Portugal da renovada gama CX-5
Setembro 2021 Lançamento comercial em Portugal da renovada gama CX-5
Fevereiro 2022 Atribuição da avaliação de segurança “IIHS TOP SAFETY PICK+,” pelo IIHS norte-americano
– Novo Mazda CX-5 – Terceira geração
Julho 2025 Primeiras imagens desvendadas na Europa
Outubro 2025 Novo CX-5 mostrado pela primeira vez aos visitantes do Japan Mobility Show 2025
(com especificações europeias).
Dezembro 2025 Atribuição de 5 estrelas Euro NCAP no domínio da segurança
Janeiro 2016 Estreia na Europa no Salão Automóvel de Bruxelas.
[1] O modelo já não é produzido na Fábrica de Hofu
[2] A Changan Mazda Automobile Co., Ltd. (CMA) produz o CX-5 na China.
[3] Unidades montadas na Malásia (Mazda Malaysia Sdn. Bhd.) e no Vietname (Mazda Automobile Manufacturing One Member Limited Liability Company / THACO MAZDA), contabilizadas como parte da produção japonesa.
[4] Termo genérico que se refere a um método de troca de informações entre humanos e máquinas, bem como aos dispositivos e software utilizados para esse fim.
[5] Novo Mazda CX-5 2.5 e-Skyactiv G (FWD) – Consumo de combustível: 7,0 l/100 km; Emissões de CO2:157–159 g/km; Classe de CO2: F. WLTP, valores combinados.
Novo Mazda CX-5 2.5 e-Skyactiv G (AWD) – Consumo de combustível: 7,4-7,5 l/100 km; Emissões de CO2:168–169 g/km; Classe de CO2: F. WLTP, valores combinados. Sistema AWD não disponível no nível de equipamento Prime-line.
