- Os monolugares da DS Automobiles estiveram no centro da ação na Cidade do México.
- Taylor Barnard terminou em quarto lugar a segunda ronda da 12.ª temporada do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E, conquistando os seus primeiros pontos com a DS PENSKE.
- Maximilian Günther sofreu um toque de um adversário e merecia muito mais do que o 12.º lugar final à passagem pela bandeira de xadrez.
A Cidade do México é, sem dúvida, um dos eventos imperdíveis do calendário do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E, graças à sua atmosfera única e à intensidade das corridas. Disputada no sábado, perante milhares de adeptos no circuito Hermanos Rodríguez, a segunda prova da 12.ª temporada correspondeu às expectativas, oferecendo mais uma vez um E-Prix extremamente disputado.
Os DS E-TENSE FE25 mostraram um forte nível de desempenho desde os treinos livres, com Taylor Barnard a destacar-se como uma das grandes figuras da qualificação. O jovem britânico registou o melhor tempo na final, mas a volta acabou por ser anulada por ter excedido os limites de pista.
Como resultado, o prodígio de 21 anos partiu da segunda posição da grelha e esteve constantemente na luta pelos primeiros lugares contra os principais nomes da modalidade. No final de uma excelente corrida, o novo piloto da DS Automobiles cruzou a linha de meta em quarto lugar, apenas 1,4 segundos atrás do vencedor. Ao terminar à porta do pódio, Taylor Barnard não só conquistou os seus primeiros pontos para o construtor premium francês como também subiu ao sexto lugar da classificação provisória do campeonato, mostrando que será uma força a ter em conta esta temporada.
O seu colega de equipa na DS PENSKE, Maximilian Günther, não teve a mesma sorte. Quando lutava por um lugar no top 5, o piloto alemão foi atingido por um adversário a apenas 10 voltas do final. O 12.º lugar final não refletiu o verdadeiro potencial do piloto da DS Automobiles, nem do seu DS E-TENSE FE25.
Tal como o resto da equipa, Günther estará ansioso por se redimir na próxima ronda, que terá lugar num circuito norte-americano totalmente novo, no sábado, 31 de janeiro. Para a equipa franco-americana da DS Automobiles e da PENSKE Autosport, a corrida no Miami International Autodrome será um evento de grande importância.
“No geral, foi um fim de semana muito mais positivo do que no Brasil. A qualificação correu muito bem. Um pequeno erro da minha parte custou-me a pole position, mas arrancar da primeira linha da grelha e depois encontrar-me na liderança foi obviamente muito satisfatório. A corrida em si foi um pouco caótica, como costuma acontecer na Fórmula E. Houve alguns momentos que talvez me tivessem permitido ganhar mais uma ou duas posições, se os tivéssemos avaliado de forma diferente ou se tivéssemos tido um pouco mais de sorte. Ainda assim, o quarto lugar continua a ser um bom resultado e permite, tanto a mim como à equipa, somar pontos importantes. É também uma boa base para preparar as próximas corridas.”
Maximilian Günther:
“Sinceramente, foi um fim de semana muito encorajador. Fomos competitivos desde os treinos livres e senti imediatamente uma excelente ligação com o carro. Não consegui colocar os pneus exatamente na janela de funcionamento ideal na qualificação e falhei por pouco o acesso aos duelos, mas o nono lugar na grelha continuou a ser uma boa posição de partida. A corrida começou muito bem. Consegui ganhar várias posições enquanto geria a energia de forma eficaz; estávamos claramente numa situação que nos permitiria lutar por um resultado muito forte no final. Depois, fui atingido por trás enquanto fazia uma curva de forma completamente normal. Isso provocou um pião e perdi mais de 10 posições. Lutei até ao fim, mas não consegui ir além do 12.º lugar na meta. Ainda assim, saio do México com um sorriso no rosto, porque o desempenho do carro e o prazer que senti ao conduzi-lo dão-me muita confiança para o que aí vem. Mal posso esperar por chegar a Miami.”
