- Estreia impressionante: o CEO da Opel, Florian Huettl, e a Vice-presidente de Marketing da Opel, Rebecca Reinermann, apresentam o novo Astra e o Astra Sports Tourer
- Mais elegante, mais moderno, mais avançado: o novo Astra com o Opel Blitz e o Opel Compass iluminados, iluminação Intelli-Lux HD e autonomia elétrica de até 454 km (WLTP)
- Mais vendido: o Opel Corsa, o automóvel pequeno mais popular da Alemanha pelo quinto ano consecutivo
- Vasta gama: Opel Mokka GSE, Grandland Electric AWD, Frontera Electric e o protótipo de alta performance Corsa GSE Vision Gran Turismo em exposição no Pavilhão 5.
O CEO da Opel, Florian Huettl, abriu hoje a conferência de imprensa da Opel no Salão Automóvel de Bruxelas com uma breve retrospetiva, antes de antecipar um novo ano de sucesso para a marca com o Blitz. “2025 foi um ótimo ano para a Opel, com inúmeros destaques, e 2026 será ainda mais emocionante“, afirmou Huettl. E assim foi: juntamente com a Vice-presidente de Marketing, Rebecca Reinermann, revelou o novo Opel Astra e o novo Opel Astra Sports Tourer. A mais recente evolução do bestseller da classe dos compactos de Rüsselsheim celebra a sua estreia mundial na primeira exposição automóvel do ano – mais elegante, mais moderna e mais radiante do que nunca.
Além disso, Huettl tinha mais boas notícias: o Opel Corsa voltou a liderar as vendas na Alemanha em 2025 e, com o trio renovado Grandland, Frontera e Mokka, a Opel está bem posicionada no segmento dos SUV. No entanto, a estrela indiscutível no stand da Opel no Pavilhão 5 da Brussels Expo desde hoje e até 18 de janeiro é o novo Opel Astra.
Líder do segmento: novo Astra com faróis Intelli-Lux HD e logótipo Opel Blitz iluminado
“O novo Astra marca o próximo passo na nossa história de 90 anos na classe dos compactos e traz mais uma vez características inovadoras para o segmento”, afirmou Florian Huettl na apresentação. Uma delas é a iluminação Intelli-Lux HD líder na sua classe, que foi desenvolvida pelos engenheiros em Rüsselsheim e agora também é utilizada no novo Astra e no Astra Sports Tourer. Mais de 50.000 elementos nos faróis garantem que “a estrada, os sinais de trânsito, os obstáculos e os pedestres sejam iluminados com precisão impressionante, sem ofuscar outros condutores”, disse Rebecca Reinermann. A luz é também um elemento decisivo na definição do caráter da marca. É assim que o Opel Vizor foi aprimorado: o Opel Blitz e a assinatura Opel Compass estão permanentemente iluminados pela primeira vez.
“A luz em vez de elementos cromados exteriores – que o Astra não utiliza de todo – é um passo importante na nossa trajetória de sustentabilidade”, continuou Reinermann. Esta abordagem estende-se também ao design interior. Todos os bancos são fabricados com materiais 100% reciclados. Os condutores e passageiros podem, assim, desfrutar de uma condução confortável e que poupa recursos. Porque mesmo na variante de entrada de gama, os bancos Intelli-Seats patenteados com recesso ergonómico central são propostos de série.
Outra vantagem para o cliente: “Oferecemos uma ampla gama de alternativas de motorização para o novo Astra, desde o eficiente motor de combustão ao híbrido de 48 Volt e híbrido plug-in, passando pela versão totalmente elétrica – que agora oferece ainda mais autonomia do que anteriormente, com até 454 quilómetros de acordo com o WLTP”, afirmou Reinermann.
Sucessos dos clientes: nova gama de SUV, Corsa extremamente popular e “Electric All In”1
O CEO da Opel, Huettl, confirmou o sucesso dos novos modelos totalmente elétricos da Opel junto dos clientes: “Cerca de uma em cada três encomendas do Grandland e do Frontera são de versões elétricas a bateria.” Isto também contribui para o aumento das encomendas na Opel nos últimos meses.
Além do novo Astra e do Astra Sports Tourer, vários outros modelos elétricos estão em exibição no stand da Opel no Pavilhão 5. Entre eles estão o Opel elétrico a bateria mais rápido atualmente em produção e vencedor do prémio Golden Steering Wheel[1] de 2025, o Mokka GSE, assim como o primeiro veículo Opel totalmente elétrico com tração integral, o Grandland Electric AWD e ainda a variante Extended Range do Frontera Electric.
Mais uma vez, o concept car de alto desempenho Opel Corsa GSE Vision Gran Turismo, que combina o mundo digital com o real e, ao mesmo tempo, reforça o compromisso da Opel com o importante segmento dos automóveis pequenos, chamará a atenção. De acordo com as últimas estatísticas de matrículas da Autoridade Federal de Transportes Motorizados, o atual Corsa – também presente em Bruxelas – é o automóvel pequeno mais vendido na Alemanha há cinco anos consecutivos. Além disso, foi novamente o automóvel pequeno mais popular no Reino Unido em 2025.
Informação de Consumos e Emissões
Valores combinados de acordo com o WLTP
Opel Mokka GSE – Consumo de energia: 18,5 kWh/100 km; Emissões de CO2: 0 g/km; Etiqueta de CO2: A.
Opel Grandland Electric AWD – Consumo de energia: 17,9 kWh/100 km; Emissões de CO2: 0 g/km; Etiqueta de CO2: A.
Opel Frontera Extended Range – Consumo de energia: 16,5 kWh/100 km; Emissões de CO2: 0 g/km; Etiqueta de CO2: A.
Valores de autonomia preliminares determinados de acordo com a metodologia do procedimento de ensaio WLTP (R (CE) n.º 715/2007, R (UE) n.º 2017/1151). A autonomia real pode variar em condições quotidianas e depende de vários fatores, em particular do estilo de condução pessoal, das caraterísticas do percurso, da temperatura exterior, da utilização de aquecimento e ar condicionado e do pré-condicionamento térmico. Veículo ainda não disponível; dados adicionais ainda não disponíveis.
Os valores de um veículo não dependem apenas da utilização eficiente do combustível, mas são também influenciados pelo comportamento de condução e por outros fatores não técnicos.
[1] AUTO BILD edição 47/2025 e BILD am SONNTAG edição 47/2025, categoria “Automóveis Pequenos”.
